Buscar

AVALIANDOS CRIANÇA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602446719)
	
	Paciente gênero masculino, 5 meses de idade, foi encaminhado ao setor de Fisioterapia devido a um atraso no desenvolvimento motor. Este atraso pode ser caracterizado pela ausência da seguinte atividade:
		
	
	Sentar sem apoio
	
	Arrastar
	 
	Controlar a cabeça em prono
	
	Engatinhar
	
	Manutenção da postura ortostática
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602341470)
	
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Com relação ao controle motor e aos fatores que influenciam a natureza do movimento humano, Assinale V para alternativa VERDADEIRA e F para FALSA.
		
	 
	Dentre os fatores ligados à tarefa que influenciam o controle do movimento, podemos citar as tarefas de estabilidade ou estáticas, que incluem, por exemplo, atividades como andar e correr.
	 
	Não são somente os fatores relacionados ao indivíduo que influenciam a natureza do controle do movimento, mas também fatores ligados à da tarefa e ao ambiente.
	 
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	 
	Os sistemas que controlam a percepção tem seu papel na determinação das nossas ações. Estes sistemas incluem receptores sensoriais periféricos que enviam aferências para diferentes regiões do encéfalo. As regiões do encéfalo correspondem a níveis de processamento mais elevados, onde as informações sensoriais são integradas.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602266297)
	
	Assinale abaixo a resposta esperada quando é dado um estímulo com o objetivo de testar a Reação Cervical de Retificação, em um bebê saudável com 20 dias de nascido.
		
	 
	Rotação em bloco do tronco para onde a face foi virada.
	
	Extensão da cabeça com extensão de tronco e membros.
	 
	Extensão do cotovelo do lado para onde a face foi virada e flexão do cotovelo do lado oposto.
	
	Flexão com abdução dos braços, seguida de retorno a postura de repouso.
	
	Extensão dos braços e das mãos em direção ao solo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602263434)
	
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602452056)
	
	1- A asfixia é o resultado de uma troca inadequada de oxigênio e de dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos ocorridos durante a gravidez e no momento do parto. Sobre asfixia assinale a alternativa correta.
		
	
	e) O boletim de Apgar é um critério de avaliação do grau de asfixia perinatal pouco usado nos países ocidentais para avaliação das condições clínicas do recém nascido.
	 
	c) Retardo mental, espasticidade, coreoatetose, ataxia e distúrbios convulsivos estão associados com asfixia no neonato.
	
	d) Escores de Apgar de 6 a 8 indicam que o bebê sofreu grave asfixia e necessita urgência e providências imediatas como intubação e massagem cardíaca
	
	a) O impacto de um episódio de asfixia no encéfalo de um neonato é chamado de traumatismo cranioencefálico.
	
	b) Lesões hipóxico-isquêmicas são a causa mais comum de defeitos neurológicos graves e progressivos causados por eventos perinatais.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201601792974)
	
	O fisioterapeuta ao realizar uma avaliação pediátrica em uma criança, deve levar em conta a história gestacional, a saúde materna, a relação com a família além de realizar o exame físico da criança em busca de maiores informações. Além da força muscular, do tônus, da movimentação ativa e passiva, da atenção e interação da criança, também verifica-se os reflexos e as reações pois sua alteração pode revelar muito sobre o comprometimento além de servir de norte para traçar um programa terapêutico. Assim, assinale a alternativa correta que revela o que o fisioterapeuta deve saber sobre os reflexos e reações.
I- O Reflexo de Defesa permite a criança ainda que neonato, a liberar as vias aéreas superiores quando colocada em decúbito ventral
II- A Reação de Colocação das mãos persiste por toda a vida. Ele permite a extensão dos membros superiores anteriormente antes de uma queda
III- No Reflexo Tônico Cervical Assimétrico é esperada a flexão dos membros superiores com extensão dos inferiores quando ocorre a flexão da cervical.
IV- É a Reação Cervical de Retificação que permite a criança girar em bloco acompanhando a rotação da sua cabeça feita pelo examinador
		
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
	 
	Apenas I e IV estão corretas
	
	Apenas II e III estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601796840)
	
	Para o recém-nato pré-termo que vai para a UTIN:
		
	
	Mesmo não sendo ambientes parecidos, a criança não sente grandes mudanças, pois ambos os ambientes são adaptados e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
	
	Existe pequena mudança ambiental, já que o útero é adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, facilita movimentos aleatórios e favorece estímulos vestibulares. Por outro lado, a UTIN é adaptada para a criança, favorece estímulos proprioceptivos e auxilia a termorregulação.
	 
	Existe grande mudança ambiental repentina, uma vez que o útero é totalmente adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, elimina a gravidade, facilita movimentos aleatórios, favorece estímulos proprioceptivos e vestibulares e auxilia a termorregulação. Por outro lado, a UTIN possui luminosidade intensa, barulho desagradável constante, expõe e recém-nato a constantes intervenções e não auxilia na termorregulação.
	
	Não existe grande mudança ambiental, pois apesar do parto em si ser traumatizante, uma vez que a criança vai para a UTIN, ela retorna a condições extremamente semelhantes ao útero, exceto pela segurança e termorregulação, que na UTIN são melhores que no útero.
	
	Não existe nenhum tipo de mudança que possa ser considerada como incomoda para a criança.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601796837)
	
	As principais causas da hiperbilirrubinemia são:
		
	
	Icteríciafisiológica, compatibilidade de RH e infecção.
	 
	Icterícia fisiológica, incompatibilidade de RH, reabsorção de sangue e infecção.
	
	Criança pós-termo, icterícia fisiológica e má formação congênita.
	
	Criança pós-termo, criança pré-termo, infecção e reabsorção de sangue.
	
	Má formação congênita, reabsorção de sangue e criança pré-termo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601796713)
	
	A compreenssão e o entendimento a respeito do desenvolvimento motor faz necessário no atendimento em fisioterapia pediátrica. Assinale a alternativa correta a respeito do desenvolvimento motor.
		
	 
	Durante o desenvolvimento motor a criança adquire primeiro o controle da região torácica e posteriormente na região lombar.
	
	O recém-nascido,possui uma hipertonia extensora e os seus movimentos são realizados através do arco reflexo simples a nível medular.
	 
	A criança aos 3meses realiza o pegar voluntário graças ao reflexo de preensão palmar.
	
	O lactente no seu primeiro mês de vida apresenta um bom controle da região cervical ao ser colocado para sentar e puxado para sentar.
	
	A criança aos 10 meses possui um bom controle de tronco devido a presença do RTCA.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602288313)
	
	Segundo Tecklin (2002), os fatores de risco para disfunções neurológicas, podem ocorrer decorrentes de condições: neurológicas, respiratórias, metabólicas, cardiopatias congênitas, infecções virais no feto e neonato e exposição a substancias intra útero. Pensando nisso, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	A aspiração de mecônio causa obstrução das vias aéreas, retração da parede torácica, roncos, taquipnéia e cianose
	 
	A retinopatia da prematuridade é a principal causa de cegueira infantil e acredita-se que seja causada pelo acúmulo de quantidades excessivas de bilirrubina no sangue.
	 
	A asfixia é resultado de uma troca inadequada de oxigênio e dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos que ocorrem durante a gravidez e no momento do parto.
	 
	As infecções congênitas do tipo TORCH, são pouco preocupantes, pois não causam seqüelas no bebê.
	 
	São exemplos de cardiopatias congênitas acianóticas a tetralogia de Fallot e a transposição dos grandes vasos.
		
	1a Questão (Ref.: 201602289515)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre Paralisia Cerebral (PC), assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	Considera-se PC um conjunto de alterações oriundas de um determinado acometimento encefálico, progressivo caracterizado por alteração do tono, da postura e do movimento.
	 
	A PC diplégica é comum em prematuros que evoluíram com leucomalácia periventricular
	 
	A PC diplégica caracteriza-se por um comprometimento bilateral dos quatro membros com predomínio nos membros inferiores.
	 
	Ataxia é a falta da coordenação dos movimentos que afeta a força muscular e equilíbrio. Tem como principais conseqüências a dismetria e a marcha com base alargada. Acontece por lesão nos gânglios da base.
	 
	A Classificação clínica da PC mais comumente citada na literatura é: espática, discinética, atáxica, hipotônica e mista.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602287986)
	
	Os reflexos e reações primitivas da criança no primeiro ano de vida são importantes para a adaptação e desenvolvimento do RN fora do ambiente fetal. Diante do exposto assinale (V)´para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	Respostas automáticas, desencadeadas por estímulos externos e internos;
	 
	Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA) esta presente aos 2 mês de vida (fase de assimetria corporal) e caracteriza-se pela extensão das extremidades do lado facial, e flexão do lado occipital.
	 
	A reação de Landau é obtida a partir de um estimulo na região paravertebral da criança, no sentido cefalocaudal, e como resposta o bebe realiza uma flexão lateral para o lado estimulado.
	 
	A marcha automática é vista no RN quando ele é colocado de pé, mantendo-o verticalmente com as mãos no tronco, embaixo das axilas: provocando um aumento do tônus extensor das pernas.
	 
	São os alicerces do desenvolvimento motor e servem de base para que o circuito das interdependências do organismo possa se autogerenciar, promovendo a independência motora do bebê.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601904705)
	
	O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) é chamado pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) para avaliar uma criança de 10 anos de idade que, há um ano, sofreu traumatismo crânio-encefálico. Em visita domiciliar, realizou-se exame físico e foi constatado que a criança apresenta-se estável e orientada, sem deformidades articulares, com espasticidade de grau 1, pela Escala de Ashworth, em músculos flexores de membro superior direito e extensores de membro inferior direito, e normotonia em hemicorpo esquerdo. Observou-se ainda que ela consegue permanecer em pé sem apoio por até 15 segundos, com descarga de peso predominantemente em membro inferior esquerdo, e não realiza marcha. Como apresenta pé equino, recebeu há um mês uma órtese tornozelo-pé (AFO) pelo SUS.
De acordo com a legislação pertinente, compete ao fisioterapeuta do NASF, nesse caso: (ENADE 2013)
		
	
	realizar o atendimento continuado da criança, visando à sua aquisição de marcha na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
	
	realizar o atendimento domiciliar continuado da criança, visando à sua aquisição de marcha.
	
	encaminhar a criança para atendimento ambulatorial com prescrição de exercícios para aquisição de marcha.
	
	orientar a família quanto ao uso da AFO e solicitar que sejam realizados exercícios de facilitação neuromuscular proprioceptiva, com o objetivo de aquisição de marcha
	 
	orientar a família quanto ao uso da AFO e encaminhar a criança para avaliação e conduta de Fisioterapia em nível secundário.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601796820)
	
	A criança Pré-matura apresenta:
		
	
	Menor padrão de extensão e abdução, redução de movimentos ativos, baixo peso e hipotonia.
	
	Hipertonia, reflexos exacerbados, redução de movimentos ativos e desorientação a linha média.
	
	Redução de movimentos ativos e passivos, hipotonia arreflexia.
	 
	Redução de movimentos ativos, maior padrão de extensão e abdução, arreflexia e hipotonia.
	
	Baixo peso, atraso no desenvolvimento, menor imunidade e reflexos exacerbados.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602336687)
	
	Em relação a Atrofia Muscular Espinhal marque (V) para as resposta verdadeiras e (F) para as respostas falsas:
		
	 
	Atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença das células do corno anterior da medula que leva a fraqueza e atrofia muscular com prejuízo de movimentos voluntários como segurar a cabeça, sentar e andar
	 
	As principais manifestações são: Tônus muscular aumentado; Fraqueza e atrofia muscular de distribuição simétrica; e Diminuição dos reflexos tendinosos;
	 
	A AME é classificada em 3 tipos, baseados na idade do início da doença.
	 
	Trata-se de uma doença neuromuscular envolvendo a morte celular dos neurônios motores localizados no corno anterior da medula e núcleos motores do tronco cerebral
	 
	No tipo 1 também denominado Síndrome de Werdnig-Hoffmann o início dos sintomas ocorre antes dos 6 meses de idade.
		
	1a Questão (Ref.: 201602280304)
	
	"De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados prematuros os recém-nascidos com idade gestacional inferior a 37 semanas. O grupo inclui crianças desde o limite da viabilidade até próximo ao termo, apresentando características fisiológicas e patológicas distintas." (Araújo ATC, Eickmann SH, Coutinho SB. Desenvolvimento motor de prematurosem unidade neonatal: Fatores determinantes e avaliação precoce. Temas sobre Desenvolvimento 2011). Considerando o perfil de risco do recém-nascido, assinale a alternativa que contém somente fatores de risco neonatais associados ao recém-nascido.
		
	
	infecções maternas, hidrocefalia, longa permanência em ventilação mecânica e oxigenoterapia.
	
	uso de álcool durante a gestação, hipóxia e hiperglicemia por diabetes gestacional.
	
	displasia broncopulmonar, desnutrição materna, aspiração de mecônio.
	
	longa permanência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), vulnerabilidade do encéfalo imaturo, síndromes hipertensivas maternas (pré-eclâmpsia).
	 
	hemorragia intracraniana, hiperbilirrubinemia, baixo peso ao nascimento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602289514)
	
	O movimento é um aspecto essencial da vida. Ele é crucial na nossa capacidade de caminhar, correr e brincar; procurar e comer os alimentos que nos nutrem; nos comunicarmos com os amigos e a família; ganhar o pão de cada dia; em essência, sobreviver. Sobre controle motor assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	A pesquisa de Sherrington em 1906 formou a base experimental da clássica teoria hierárquica do controle motor
	 
	Uma limitação da teoria da ação dinâmica pode ser a suposição de que o sistema nervoso cumpre uma função consideravelmente irrelevante.
	 
	Na teoria do reflexo, a concepção de um reflexo exige a presença de três estruturas: uma receptora, um trajeto nervoso condutor e um efetor.
	 
	O movimento emerge da interação entre três fatores: o indivíduo, a tarefa e o ambiente.
	 
	A teoria dos sistemas é caracterizado por uma estrutura de cima para baixo, na qual os centros superiores sempre estão encarregados dos inferiores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602263434)
	
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601792960)
	
	Caroline tem 6 meses e o pediatra ao avaliá-la em uma consulta de rotina, fez o encaminhamento para que um fisioterapeuta realizasse a avaliação quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor. É esperado que Caroline, por ser uma criança normal e sem comprometimentos consiga:
		
	
	Engatinhar e rolar de decúbito dorsal para ventral
	
	Passar para a postura de pé com apoio e ficar de Puppy
	
	Rolar de decúbito ventral para dorsal, ficar na postura ajoelhada com apoio
	
	Engatinhar e ficar na postura de semi ajoelhada com apoio
	 
	Arrastar e adotar a postura de gatas sem auxílio
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601904710)
	
	O posicionamento terapêutico é um recurso bastante utilizado nas UTIs neonatais com vistas a otimizar as trocas gasosas, auxiliar na expansão torácica, contribuir para a digestão, reduzir episódios de apneia e refluxo gastroesofágico, além de proporcionar a organização motora mínima necessária durante o início da vida de recém-nascidos prematuros. Essa técnica faz parte do cuidado multiprofissional e exige integração da equipe durante o procedimento. Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O simples posicionamento de recém-nascidos prematuros em decúbito lateral ou dorsal elevado pode reduzir episódios de refluxo gastroesofágico após a administração da dieta.
II. A posição prona está relacionada ao aumento da complacência pulmonar, melhor sincronia da musculatura toracoabdominal e aumento da mobilização de volume corrente.
III. O fisioterapeuta deve orientar a equipe multiprofissional sobre o posicionamento em extensão corporal a ser indicado para reduzir o desconforto respiratório, visto que fortalece a musculatura posterior e facilita o fortalecimento da musculatura abdominal.
IV. A equipe multiprofissional deve sempre priorizar a extensão corporal durante todos os manuseios, com a intenção de reforçar o padrão motor do nascimento e otimizar o desenvolvimento motor e a aquisição das funções vitais.
É correto apenas o que se afirma em: (ENADE 2013)
		
	 
	I e II.
	 
	I, III e IV.
	 
	II e IV.
	 
	II, III e IV.
	 
	I e III.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes