Buscar

Planos de aula Civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estácio Campus Alcântara 
Aluna : Carina Garcês de Assunção 
Matrícula:201602270538
Plano de Aula 1 
Quais as condições de validade do contrato?
A validade do contrato exige, precipuamente, acordo de vontades e também:
Agente capaz: aptidão de alguém para exercer por si os atos da vida civil. Os artigos 3º e 4º do Código Civil excluem certas pessoas desta capacidade, considerando-os absolutamente incapazes e relativamente incapazes.
Objeto lícito, determinado e possível: o objeto do contrato deve ser aquele não proibido por lei, possível de ser individualizado para distinção entre outros e apto a ser o motivo do contrato.
Forma prescrita ou não defesa em lei: há casos em que a lei determina forma especial aos contratos, que se desobedecida, os tornam nulos de pleno direito. Para aqueles casos em que há liberdade de forma, as partes devem agir sempre de boa-fé, em conformidade com a lei.
O que significa e qual a relevância da autonomia da vontade das partes numa relação contratual?
Uma vez externada as manifestações de vontades, o contrato se concretiza, estabelecendo um vínculo obrigacional entre as partes.
Este princípio consiste basicamente na liberdade conferida às partes contratantes, de criarem relações jurídicas, de acordo com suas intenções e necessidades, desde que obedeçam às regras impostas pela lei.
O que vem a ser a função social do contrato?
A função social dentro da relação contratual constitui um dever-se, uma obrigação a cumprir, afim de “promover a realização de uma justiça comutativa, aplainando as desigualdades substanciais entre os contraentes” , constituindo uma efetiva tendência à tutela do mais desfavorecido, e garantia de proteção a terceiros não envolvidos, mas que podem ser afetados.

Outros materiais