Buscar

Testando Conhecimento Aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercício: CCJ0139_EX_ 
	Matrícula:
	Aluno(a): PAULO
	Data: 09/11/2017 15:49:20 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603402209)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O percentual do adicional de periculosidade é de
		
	 
	30%
	
	40%
	
	10%
	
	50%
	
	20%
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603402013)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Considerando a afirmativa que: Remuneração é o gênero do qual o Salário é espécie. Assim, todo salário é remuneração, mas nem toda remuneração é salário. Aponte a diferença existente entre essa forma de pagamento ao empregado:
		
	
	É todo pagamento feito indireta pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	 
	É todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	É todo pagamento feito de forma inclinado pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	É todo pagamento feito direta pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	É todo pagamento feito de forma abaulado pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603402022)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Definindo doutrinariamente salário é todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição. Que pode ser pago em dinheiro ou bens, existindo três formas de pagamento:
		
	
	Por unidade da obra: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade de tempo: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado. Por variável - considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado
	 
	Por unidade de tempo: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado. Por unidade da obra: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Misto: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa.
	
	Por Misto: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade de tempo: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa. Por unidade da obra: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado.
	
	Por unidade do trabalho- Misto: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa. Por unidade de tempo: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade da obra: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado.
	 
	Por unidade de tempo: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade da obra: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado. Misto: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603401970)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Manoel foi contratado como empregado da empresa Fábrica de Chocolates Ltda. exercendo as funções de ajudante de confecção, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano e meio de trabalho, Manoel foi convocado pelo gerente Kato, que o informou, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal. A atitude da empresa:
		
	 
	não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
	
	está correta, pois a redução de salário é permitida, se comprovado que o empregador está em situação econômica difícil.
	
	não está correta, pois a redução de salário depende de lei.
	
	está correta, pois a redução de salário é permitida após o empregado completar um ano de serviço.
	
	não está correta, pois o salário é impenhorável, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603401805)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Leia atentamente as assertivas e assinale a alternativa correta. I. As diárias de viagens pagas ao empregado integram o salário do mesmo quando excedem 50% do valor deste. II. A primeira parcela do 13º salário do trabalhador deverá ser paga até o dia 20 de dezembro e a segunda, conseguintemente até o último dia do ano. III. Os custos do empregador com matrícula, mensalidade, livros e materiais escolares do empregado não serão considerados salário.
		
	 
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	Apenas a assertiva III está correta
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	Apenas a assertiva I está correta
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603402008)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Considerando que o salário é todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição. Tendo caráter alimentar, existindo assim, vários princípios que dão proteção ao salário, sendo um deles que proibi o empregador de coagir o empregado de só consumir bens (utilidades) e serviços nos armazéns da empresa ou fornecidos por ela (empresa/empregador) a preços elevados (Truck System), denominado como o princípio da:
		
	
	Proteção da hierarquia.
	
	Proteção da continuidade do emprego.
	
	Proteção da primazia da realidade dos fatos.
	 
	Proteção contra abusos do empregador.
	
	Proteção contra credores do empregado.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603401665)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	A equiparação salarial exige que o Reclamante e o paradigma tenham, nas mesmas funções diferença de tempo não superior a:
		
	
	7 anos.
	
	3 anos.
	 
	2 anos.
	
	5 anos.
	
	6 anos.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603402010)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	(TRT 21R (RN) - 2012 - TRT - 21ª Região) João Felix exerceu, durante 05 (cinco) anos, uma função comissionada no Banco Brasileiro S/A. Afastou-se do cargo efetivo e da função comissionada para exercer o cargo de presidente do sindicato dos bancários. Durante o período de 08 (oito) anos, em que esteve afastado do emprego, por causa do exercício de dois mandatos sindicais, recebeu remuneração paga pelo Banco, na qual estava incluída a gratificação de função comissionada, por força de previsão em acordo coletivo de trabalho. Ao término do segundo mandato sindical, João Felix retornou ao serviço no Banco, que o reverteu para o cargo decarreira, com perda da função comissionada. João Felix requereu judicialmente a incorporação da gratificação de função comissionada suprimida. De acordo com a jurisprudência pacificada do TST, há fundamento jurídico para a pretensão de João Felix?
		
	
	sim, porque o empregado recebeu o pagamento da função comissionada por 13 (treze) anos, e o período de exercício de mandato sindical é computado como tempo de serviço, podendo o empregador, nesse caso, calcular a média do valor da função comissionada, no período de afastamento, para efeito de incorporação da gratificação de função à remuneração, e não simplesmente suprimi-la;
	
	não, porque o empregado somente exerceu, efetivamente, a função comissionada por cinco anos;
	
	nenhuma das assertivas está correta.
	
	não, porque embora tenha havido a percepção da gratificação de função por 13 (treze) anos, não ocorreu incorporação ao patrimônio jurídico do trabalhador, pois parte do período de percepção da gratificação não foi de efetivo exercício da atividade profissional, não sendo lícita a contagem fictícia de tempo de serviço além das hipóteses previstas, taxativamente, no art. 4º e parágrafo único da CLT;
	 
	sim, porque o empregado recebeu a gratificação de função por 13 (anos) anos e há direito à incorporação de gratificação de função percebida por 10 (dez) anos, ou mais, e suprimida sem justo motivo pelo empregador;

Outros materiais