Buscar

Direito Ambiental Avaliando Aprendizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AMBIENTAL
Direito Ambiental: surgiu da necessidade de criar normas jurídicas de proteção e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.
O Direito Ambiental tem três esferas básicas de atuações. Quais são elas? 
R: A p re v e ntiv a , a r e p a r a tó r ia e a r e pr e s siv a 
A Competência Constitucional em matéria ambiental se divide em: 
R: Material, também denominada executiva ou administrativa e legislativa. 
Princípios do Direito Ambiental.
Princípio da Participação ou Democrático.
Princípio da Educação Ambiental. Lei nº 9.795/99 que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental.
Princípio do Poluidor – Pagador.
Princípio da Prevenção.
Princípio da Precaução.
Princípio do Usuário – Pagador.
Princípio do Limite
Princípio da Responsabilidade ou da Responsabilização. Art. 14, § 1º da Lei nº 6.938/81. 
Princípio da Obrigatoriedade da Intervenção Estatal na Defesa do Meio Ambiente.
Princípio do Equilíbrio Resultado global.
Princípio da função socioambiental da propriedade.
Assinale a opção correta com relação aos princípios do direito ambiental. 
R: Em conformidade com o princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras
Marque a alternativa Correta, sobre o princípio geral do Direito Ambiental, consolidado na Declaração Rio/92, referendado no Art.225, da CF, ... impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações, na CF, Art. 170, VI, da ordem econômica, e em diversos outros dispositivos previstos em nosso sistema jurídico ambiental 
R: princípio do desenvolvimento sustentável 
Complete a frase com a resposta Correta: Os princípios orientadores que advém dos princípios gerais do direito ambiental contidos no artigo 225 da Constituição Federal, fundamentam o Direito Ambiental como:
R: direito autônomo 
Qual princípio do Direito Ambiental conceitua-se por ser o princípio pelo qual a Administração tem o dever de fixar parâmetros para as emissões de partículas, de ruídos e de presença a corpos estranhos no meio ambiente, levando em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente.
R: Princípio do Limite. 
São Princípios do Direito Ambiental: 
R: Princípio do Limite, Princípio da Precaução e Princípio do equilíbrio. 
Aula 2 – 5a Questão: São princípios do Direito Ambiental:
Resposta: Princípio do Equilíbrio, Princípio da Participação e Princípio do Limite.
Aula 2 – 4a Questão: Uma pequena empresa, recém-constituída e inovadora, vem tentando aprovar seu projeto industrial em que reivindica utilizar sua propriedade campestre de forma ampla e irrestrita, sustentando o direito de pleno uso de sua propriedade em nome do desenvolvimento do progresso tecnológico. A licença foi indeferida com fundamento na extensa agressão que o empreendimento causará ao meio ambiente. A empresa apresentou recurso à autoridade administrativa com base nos princípios ambientais do desenvolvimento sustentável e do poluidor-pagador, que sustenta serem favoráveis ao deferimento da licença pretendida. O recurso:
Resposta: Deve ser rejeitado, pois o princípio do desenvolvimento sustentável requer que o uso observe a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico, ao passo que o princípio poluidor-pagador não deve ser interpretado como uma autorização para que haja um pagamento em troca do direito de poluir ou degradar.
A defesa da tutela coletiva do meio ambiente será exercida quando se tratar de: 
I - Direito de natureza jurídica difusa e sendo condição de direito humano fundamental. 
II - Interesse indisponível, que ainda se fundamenta no princípio da solidariedade e da fraternidade. 
III - Interesse ou direito individual, assim entendido o que privilegia o interesse do particular. 
Diante das assertivas acima, escolha a opção adequada 
A pe na s a I e I I e stã o c o r r e ta 
Qual documento é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Objetiva a inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, 
da grande comunidade da vida e das futuras gerações.
R: Carta da Terra 
Q UA L FOI A P R I MEI R A C ONFER ÊNCI A S O B R E O MEIO A MB I ENTE, R EA LIZ A DA P ELA O NU, E C O NS I DER A DA CO MO MAR C O I NIC I A L DO DIR EI T O A MB I ENTA L I NTER NA C I O NAL?
R: A C O NFERÊNC IA DA S NA ÇÕ ES UNI DA S S O B RE O MEIO A MBI ENTE HUMA NO , R EA LI Z A DA NA C IDADE DE ES T OC O LMO , S UÉC I A 
Sob a influência da Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano, de 1972, foi publicada, em 31 de agosto de 1981, a Lei nº 6.938, que constitui o grande marco de autonomia do Direito Ambiental no plano jurídico nacional. Marque a alternativa CORRETA sobre a lei 6.938/81: 
R: dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. 
Aula 2 – 6a Questão: A Conferência da Organização das Nações Unidas realizada na cidade de Estocolmo em 1972 estabeleceu 23 princípios que praticamente resumem as preocupações com o desenvolvimento e o meio ambiente, constituindo uma importante fonte do Direito Ambiental Brasileiro a partir de seus conceitos e princípios. Como exemplo de temas abordados nesta Conferência temos:
Resposta: Meio ambiente como direito humano, introdução ao desenvolvimento sustentável, proteção da biodiversidade e luta contra a poluição.
Em 1992 ocorreu uma importante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de analisar, discutir e aprovar documentos sobre as questões ambientais. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, um programa de ações preservadoras do meio ambiente que resume o que fazer para reverter a destruição da Terra e instalar um modelo de desenvolvimento sustentável ao longo do século XXI. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
R: Rio de Janeiro 
A expressão "Poder Público" deve ser identificada, como preleciona JOSÉ AFONSO DA SILVA, "todas as entidades territoriais públicas, pois uma das características do Estado Federal, como o nosso, consiste precisamente em distribuir o Poder Público por todas as entidades autônomas que o compõem, para que cada qual o exerça nos limites das competências que lhes foram outorgadas pela Constituição". Indubitavelmente, possui o Poder Público um papel de destaque na proteção ambiental, tendo em vista que a ele incumbe assegurar a efetividade do direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. MARQUE a alternativa 
CORRETA em relação à atuação do Poder Público, tendo em vista a principiologia do direito ambiental:
R: O princípio do desenvolvimento sustentável é regra que incumbe ao Poder Público e à coletividade o dever de preservar o meio ambiente para as presentes e gerações futuras
Diante da afirmativa d e qu e o estud o do me io a mb iente é interdisciplinar , a ss ina le a alternativa correta
R: O e studo d o m e io a m b ie nte é inte r d is c ip lina r um a v e z q ue o m e io a m b ie nte é e s tuda do p o r div e r s o s r a m o s d o s a b e r c o m o a S o cio lo g ia , A ntro po lo g ia , B io lo gia , Enge nha r ia Flor e s tal,
G e o g r a fia , d e ntre o utro 
Um e s p a ço púb lic o, c om o um a p r aç a c om m uitas á rv or e s e ja rd ins , é cla ss ifica do pe lado utrina c o mo
R: meio ambiete artificial 
A realização da audiência pública é uma importante etapa do processo de licenciamento das atividades ou empreendimentos potencialmente poluidores do meio ambiente, estando os procedimentos e critérios para sua realização definidos na Resolução CONAMA nº 009, de 03 de dezembro de 1987. De acordo com essa Resolução é CORRETO afirmar
que: 
R: a l i n g u a g e m e m p r e g ad a n o RI M A , Re l a t ó r i o d e I m p a ct o Am b i e n t a l , d e v e s er t é c n i c a e a c es s ív e l à p o p u l a çã o a t i n g i d a
A Lei 6.938-81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental, tem por objetivo: 
R: a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana 
A Política Nacional do Meio Ambiente organiza e orienta o Poder Público sobre o poder de polícia ambiental, através do SISNAMA, e estabelece objetivos, princípios, diretrizes, conceitos básicos sobre meio ambiente e poluição e instrumentos administrativos, penais, civis e econômicos de proteção ao meio ambiente, hábeis à sua realização.
O que vem a ser o Poder de Polícia Ambiental, assinale a opção correta:
Resposta: É através do Poder de Polícia Ambiental que o Estado, cumprindo uma disposição constitucional, protege o meio ambiente, elevado à condição jurídica de bem de uso comum do povo.
Licenciamento Ambiental: 
Conceito: É um instrumento de caráter preventivo, essencial, à atuação do Estado na proteção e preservação do meio ambiente.
Trata-se do Poder de polícia ambiental dos entes federados.
É um instrumento de caráter preventivo, essencial, à atuação do Estado na proteção e preservação do meio ambiente.
Com o objetivo de garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu que, para assegurar esse direito, incumbe ao poder público:
R: Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
Identifique a alternativa CORRETA em razão dos dispositivos constitucionais, previstos no Art. 225 
R: § 4º - A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
O art. 3º da Lei 6.938/81, apresenta definições fundamentais e orientadoras para a aplicação da norma, sendo, portanto imprescindível a compreensão e o alcance desses conceitos. Marque a definição CORRETA em razão dessas definições: 
I- meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; 
II- poluição, a alteração adversa das características do meio ambiente; 
III- poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental; 
IV - Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas
Marque a alternativa Correta:
R: I e III estão corretas 
ASSINALE A CORRETA SOBRE O CONCEITO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL: 
R: O LICENCIAMENTO AMBIENTAL É O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PELO QUAL O ÓRGÃO AMBIENTAL AUTORIZA A LOCALIZAÇÃO, INSTALAÇÃO, AMPLIAÇÃO E OPERAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E ATIVIDADES UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS CONSIDERADAS EFETIVAS OU 
POTENCIALMENTE POLUIDORAS OU DAQUELAS QUE, SOB QUALQUER FORMA POSSAM CAUSAR DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.
A ins tala ç ã o d e us ina nuc le a r d e pe n de de de f iniçã o de sua lo c a liza ç ã o a tra v é s d e : 
R: Le i fe d e r a l 
A c o m pe tê nc ia pa r a le gis la r s o br e e ne r g ia nuc le a r na C o nstituiç ã o br a s ile ir a é : 
P riv a tiva da Uniã o 
A competência para licenciamento ambiental está disciplinada na Resolução nº 237/97 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Deve ser destacado, no que se refere ao licenciamento ambiental no plano federal, que a Lei Complementar nº. 140/2011 praticamente reproduziu o que já havia sido editado pela Resolução 
CONAMA nº 237/97. Considerando que determinada empresa dedicada à produção de energia elétrica pretende promover o licenciamento ambiental de empreendimento e atividade que envolva a utilização de material radioativo, para produção de energia nuclear, em um determinado município localizado no Estado da Bahia, indique a correta competência para apreciar o pedido de licenciamento: 
R: À União, por intermédio do IBAMA, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência é exclusiva da União.
Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente incluem 
R: Licenciamento ambiental e o zoneamento ambiental. 
CONAMA: Criado pela PNMA é o órgão consultivo e deliberativo do SISNAMA. Tem o objetivo de assessorar, estudar e propor ao Poder Público políticas governamentais para preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Artigo 8°, PNMA.
A partir das disposições da Resolução 237/97 do CONAMA, o órgão ambiental estadual é competente para promover o licenciamento ambiental quando 
R: das atividades localizadas ou desenvolvidas em mais de um Município, as atividades delegados pela União por instrumento legal ou convênio, dentre outras 
Prevê a Resolução do CONAMA 01/86, que dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente. Partindo desta idéia, informe, quanto ao 
diagnóstico ambiental da área do projeto a ser licenciado constante do EIA/RIMA, o que ele DEVERÁ CONSIDERAR:
R: Os meios físico, biológico e socioeconômico 
Um shopping center, que possui cerca de 250 lojas e estacionamento para dois mil veículos, foi construído há doze anos sobre um antigo aterro sanitário e, desde sua inauguração, sofre com a decomposição de material orgânico do subsolo, havendo emissão diária de gás metano, em níveis considerados perigosos à saúde humana, podendo causar explosões. Em razão do caso exposto, assinale a alternativa correta:
R: A decomposição de material orgânico continua ocorrendo, e é considerada perigosa à saúde humana e ao meio ambiente. Logo, o shopping center em questão poderá ser obrigado pelo órgão ambiental competente a adotar medidas para promover a dispersão do gás metano, de forma a minimizar ou anular os riscos ambientais, mesmo que já possua licença de operação válida.
O princípio do poluidor-pagador está previsto na Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, assim como o do usuário-pagador. De acordo com os conhecimentos apreendidos em nossas aulas apresente seu entendimento sobre ambos justificando sua aplicação.
Gabarito: O princípio do poluidor pagador impõe ao poluidor o dever de arcar com as despesas de evitar a ocorrência de danos ambientais e, ocorrido o dano, em razão da atividade desenvolvida, ser responsável por sua reparação. O princípio do usuário-pagador visa a imposição, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.
Por este princípio busca-se consagrar a ideia de que aquele que poluir terá de arcar com os custos da reparação do dano causado. A frase refere-se ao princípio:
R: Poluidor Pagador 
Está previsto na Declaração do Rio 92 o princípio 16 com a seguinte orientação: " As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com 
a devida atenção ao interesse público e sem provocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais". O texto apresentado fundamenta um dos princípios estudados em nossas aula 2. Assinale este princípio
R:
princípio do poluidor pagador
Marque a alternativa CORRETA, em razão do estabelecido pela Política Nacional de Meio Ambiente sobre poluição, poluidor e a responsabiliz ação.
R: Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental e obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar danos causados ao meio ambiente em decorrência de sua atividade e a terceirtos afetados
Aula 4 – 1a Questão: A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, conceitua em seu artigo 3º o que vem a ser meio ambiente, degradação ambiental, poluidor, poluição e recursos ambientais. Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:
Resposta: Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
Mar que a r e s p o sta C OR R E TA a c e r c a do s d ir e itos dif uso s : 
R: O a r t. 225, ca p ut, da Ma gna C a r ta a s se gur a o inter e s s e d ifus o a o m e io a mb ie nte , e s tabe le c e ndoco nc e p ç õe s fund a m e ntais s o br e o D ir e ito A m bie n ta l, p ois indic a o d ir e ito a o m e io a m bie nte e c o log ica me nte e quilib ra do c o m o dir e ito de to do s e dis põ e a na ture za jur íd ica do s b e ns a m bie ntaisco m o d e us o c o m um d o po v o
O Art.225 da Constituição Federal impõe ao Poder Público definir espaços territoriais especialmente protegidos, em todas as unidades da Federação. A Lei 9.985/00 instituiu o SNUC, regulamentando o dispositivo previsto no art.225. Responda: como são denominados esses espaços territoriais especialmente protegidos pela Lei 
9.985/00 e qual a finalidade de sua criação? 
Gabarito: São denomindas unidades de conservação. Dentre as finalidades de criação das Unidades de Conservação: conservar a diversidade biológica, proteger as espécies ameaçadas de extinção, preservar e restaurar a diversidade de ecossistemas, proteger as paisagens naturais, promover a sustentabilidade do uso dos recursos ambientais.As unidades de conservação se diferenciam também quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, as de proteção integral e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo, as de uso sustentável.
Aula 6 – 2a Questão: Sobre a lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assinale a opção correta:
Resposta: Zona de amortecimento é o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade
A Constituição Brasileira estabelece que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é "bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (art. 225, da CRFB). Prevê também a Constituição o fundamento da "dignidade da pessoa humana" (art. 1º, III, da CRFB) e que a "República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da prevalência dos direitos humanos" (Art. 4º, I, da CRFB). A Lei nº 6.938/1981 define o meio ambiente como o "conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas" (art. 3º, I). Com base apenas em tais normas, assinale a melhor proposição dentre as que seguem: 
R: O meio ambiente sadio é essencial para uma vida digna, de modo que o direito ao meio ambiente equilibrado é um direito humano fundamental, correlacionado com o direito à vida e à saúde
Para possibilitar a ampla proteção ambiental, a Constituição Federal previu diversas regras, dentre elas as regras de competência material ou administrativa e as regras de competência legislativa. Marque a resposta CORRETA sobre as regras de competência previstas nos seguintes artigos da Constituição Federal 
I- CF, Art. 21, compete à União; IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social; 
II- CF, Art. 23 - É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos; 
III- CF, Art. 30 - Competência dos Municípios: Compete aos Municípios; 
II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber. 
R: somente é regra de competência legislativa a alternativa III 
A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos, dentre outros, os 
seguintes princípios: 
I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio privado a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista seu uso extrativista, comercial ou industrial; 
II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; 
III - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; 
IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas. Escolha a opção adequada:
R: Estão certos apenas os II, III e IV. 
Sendo o licenciamento ambiental um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal 6.938/81, qual das licenças ambientais aprova o projeto da atividade poluidora?
R: Licença Prévia 
MARQUE A ALTERNATIVA QUE CONCEITUA ADEQUADAMENTE O CADASTRO AMBIENTAL RURAL -CAR, CRIADO PELA LEI Nº 12.651, DE 2012 (NOVO CÓDIGO FLORESTAL) 
R: É O REGISTRO PÚBLICO ELETRÔNICO DE ÂMBITO NACIONAL, OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS IMÓVEIS RURAIS, COM A FINALIDADE DE INTEGRAR AS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DAS PROPRIEDADES E POSSES RURAIS, COMPONDO A BASE DE DADOS PARA CONTROLE, MONITORAMENTO, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E ECONÔMICO E COMBATE AO DESMATAMENTO
Ezequiel Castanha, apontado pela Polícia Federal (PF) como o maior devastador da Amazônia, foi preso no sábado, em Novo Progresso (PA). Além de Castanha, a PF também prendeu outro foragido de Justiça, o fazendeiro Edivaldo Dalla Riva, o Paraguaio. Tanto Castanha como outros 33 investigados invadiam terras públicas, que depois eram griladas e vendidas com documentos falsos para empresários do sul e do sudeste do País. As terras eram negociadas a R$ 10 milhões. Uma área superior ao tamanho de 20 mil campos de futebol, um ao lado do outro, foi completamente desmatada pela quadrilha em áreas públicas, como a Floresta Nacional do Jamanxim, localizada entre os municípios de Itaituba e Novo Progresso - OESP, 24/2/2015 Sobre a responsabilidade ambiental penal, em razão das alternativas abaixo:
I- os crimes contra o meio ambiente ou crimes ambientais só existem na forma definida em lei.
II- A responsabilidade penal surge com a ocorrência de uma conduta em geral, omissiva que, ao violar uma norma de Direito Penal, pratica crime ou contravenção 
penal, ficando o infrator sujeito à pena de perda da liberdade ou à pena pecuniária.
III - A responsabilidade penal surge com a ocorrência de uma conduta omissiva ou comissiva que, ao violar uma norma de Direito Penal pratica crime ou contravenção penal, ficando o infrator sujeito à pena de perda da liberdade ou à pena 
pecuniária, seja pessoa física ou jurídica. Marque a alternativa CORRETA: 
R: Somente I está correta 
A 5º Turma do Superior Tribunal de Justiça condenou uma pessoa jurídica de direito privado em razão de ter praticado crime ambiental ao causar poluição em leito de um rio por meio de lançamento de resíduos de graxa, óleo, produtos químicos, areia
e lodo resultante da atividade do estabelecimento comercial, conforme prevê o art.54, §2º, V e artigo 60 da Lei 9.605/98. Marque a alternativa CORRETA quanto à Responsabilidade penal da pessoa jurídica
R: A Responsabilidade Penal Ambiental surge quando em virtude de conduta omissiva ou comissiva o infrator viola uma norma de direito penal, consubstanciando a prática de crime ou contravenção penal ambiental.
Marque a alternativa Correta, sobre o princípio geral do Direito Ambiental, consolidado na Declaração Rio/92, referendado no Art.225, da CF, ... impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações, na CF, Art. 170, VI, da ordem econômica, e em diversos outros dispositivos previstos em nosso sistema jurídico ambiental 
R: princípio do desenvolvimento sustentável 
(FGV - Exame de Ordem - 2012.4) A Lei Complementar n. 140 de 2011 fixou normas para a cooperação entre os entes da federação nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas ao meio ambiente. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta. 
R: Compete à União aprovar a liberação de exemplares de espécies exóticas da fauna e da flora em ecossistemas naturais frágeis ou protegidos. 
Marque a alternativa CORRETA em razão dos dispositivos ambientais previstos na Constituição Federal de forma direta ou indireta. 
R: As atividades econômicas devem observar o princípio da defesa do meio ambiente. 
Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente incluem o: 
R: Licenciamento ambiental e o zoneamento ambiental. 
Indique a opção que contenha os exatos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente nos termos previstos no caput do artigo 2º da Lei nº 6.938/81: 
R: Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. 
O licenciamento ambiental tem natureza jurídica de: 
R: procedimento administrativo 
O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se: 
R: Poder de polícia 
Poder de Polícia: conceito art.78 do CTN
O poder de polícia aplicado ao plano ambiental advém da polícia administrativa, ou seja, aquela que incide sobre bens, direitos e atividades, inerente a toda Administração Pública. É forma que o Estado possui de proteger o meio ambiente
S ã o c o ndu ta s que inc um be a o P o d e r P úblic o p a r a a s s e gur a r a e f e tivid a de do d ir e ito a o m e io a m bie nte e c o log ica me nte e quilib ra do c o nfo r m e p r e v is ã o d o A r t. 225 da C F 
R: P ro m o v e r a e duc a ç ã o a m bie ntal e m to do s o s nív e is de e ns ino e a c o ns c ie ntiza ç ã o púb lica pa r a a pr e s e r v a ç ã o d o m e io a m b ie nte.
Aula 1 – 1a Questão: Os grandes problemas ambientais, que atualmente enfrenta a humanidade, estão relacionados diretamente a(o):
Resposta: Nosso modo de vida, com os valores que fundamentam e caracterizam as sociedades contemporâneas e com as respostas da natureza ao comportamento industrial e consumista insustentável, gerado pelo modelo de globalização econômica.
Aula 1 – 2a Questão:A Constituição Brasileira estabelece que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é “bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (art. 225, da CRFB). Prevê também a Constituição o fundamento da “dignidade da pessoa humana” (art. 1º, III, da CRFB) e que a “República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da prevalência dos direitos humanos” (Art. 4º, I, da CRFB). A Lei nº 6.938/1981 define o meio ambiente como o “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” (art. 3º, I). Com base apenas em tais normas, assinale a melhor proposição dentre as que seguem:
Resposta: O meio ambiente sadio é essencial para uma vida digna, de modo que o direito ao meio ambiente equilibrado é um direito humano fundamental, correlacionado com o direito à vida e à saúde.
Aula 1 – 3a Questão: Ao estudarmos o meio ambiente como bem ambiental objeto do Direito Ambiental, compreendemos que: 
I – a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 225, caput, não conceitua meio ambiente 
II- a Constituição Federal recepciona o conceito de meio ambiente disposto no Art.3º, da Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA, Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981. 
III- o bem ambiental é juridicamente reconhecido como o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. 
IV- Por microbem ambiental entende-se o meio ambiente como um todo; o bem de uso comum do povo, expresso no caput do Art. 225 da CF. 
Marque a alternativa CORRETA sobre as afirmativas analisadas
Resposta: somente as afirmativas I, II e III estão corretas
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 
Aula 1 – 4a Questão: De acordo com o conteúdo estudado na Fundamentação do Direito Ambiental, análise as afirmativas que seguem: 
I – Não há como negar que a crise ambiental tornou-se planetária. Mudanças climáticas atingem países, ricos e pobres devastam regiões, causam inúmeros prejuízos e destrói vidas. 
II – O progresso tecnológico e industrial, as conquistas da ciência, a exaltação à racionalidade, o crescimento social e econômico, os ganhos introduzidos pela civilização moderna globalizada, geram, paradoxalmente, uma crise de valores éticos, ou seja, uma crise ambiental sem precedentes na história da humanidade. 
III – Convenções, declarações, tratados, protocolos, cartas, documentos são assinados, proclamados, mas a realidade é inegável: os problemas ambientais recrudescem, tornam-se cada vez mais intensos, incontroláveis.
Resposta: Estão certas as I, II e III.
Aula 1 – 5a Questão: Relativamente ao Meio Ambiente Artificial, análise as afirmações que seguem: 
I – É constituído pelo espaço urbano construído o conjunto de edificações (espaço urbano fechado) e dos equipamentos públicos (ruas, praças, áreas verdes, espaços livres em geral) (espaço urbano aberto). 
II – De acordo com a Constituição, a política de desenvolvimento urbano deve ser executada pelo Poder Público Municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei. 
III – O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de duzentos mil habitantes. 
IV – As disposições legais que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental, são normas de ordem pública e interesse social.
Resposta: Estão certas as I, II e IV.
Aula 2 – 1a Questão: O princípio pelo qual a Administração tem o dever de fixar parâmetros para as emissões de partículas, de ruídos e de presença a corpos estranhos no meio ambiente, levando em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente, tendo fundamento Legal no art. 225, § 1º, V, da Constituição Federal, que enuncia o dever do Poder Público “controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente”; é o princípio
Resposta: Do limite.
Aula 2 – 2a Questão: Dente os enunciados abaixo, assinale o que corresponde
ao princípio da PREVENÇÃO:
Resposta: Decorre da constatação de que as agressões ao meio ambiente são de difícil ou impossível reparação de forma que, uma vez consumada a degradação ao meio ambiente, a sua reparação é sempre incerta e/ou excessivamente custosa. A necessidade de atuação objetiva para evitar os danos ambientais, por meio de planejamento de ação e medidas que evitam as consequências degradantes do meio ambiente.
Aula 2 – 3a Questão: Decorre da constatação de que as agressões ao meio ambiente são de difícil ou impossível reparação de forma que, uma vez consumada a degradação ao meio ambiente, a sua reparação é sempre incerta e/ou excessivamente custosa. A necessidade de atuação objetiva para evitar os danos ambientais, por meio de planejamento de ação e medidas que evitam as consequências degradantes do meio ambiente.
Resposta: Do equilíbrio.
Aula 3 – 1a Questão: Referindo-se à relevância das florestas na preservação ambiental, a Constituição Federal estabelece:
Resposta: a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora.
Aula 3 – 2a Questão: Segundo a Constituição brasileira, o meio ambiente é:
Resposta: Bem de uso comum do povo.
Aula 3 – 3a Questão: A competência para a instituição de políticas públicas de defesa do meio ambiente no Brasil é:
Resposta: Comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Aula 3 – 4a Questão: Dentro do estudo das Competências Constitucionais em matéria ambiental, o que vem a ser a competência legislativa?
Resposta: É a que atribui ao Poder Legislativo, dos entes federados, o ato de legislar.
Aula 3 – 5a Questão: A REDAÇÃO DO ARTIGO 21, INCISOS IX, XIX E XX DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DISPÕE QUE: COMPETE A UNIÃO: IX. ELABORAR E EXECUTAR PLANOS NACIONAIS E REGIONAIS DE ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL; XIX. INSTITUIR SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E DEFINIR CRITÉRIOS DE OUTORGA DE DIREITOS DE SEU USO; XX. INSTITUIR DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO, INCLUSIVE HABITAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO E TRANSPORTES URBANOS.
Resposta: COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) EXCLUSIVA.
Aula 3 – 6a Questão: Assinale opção correta de acordo com as normas constitucionais sobre zoneamento ambiental.
Resposta: Compete à União elaborar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
Aula 4 – 2a Questão: (CESPE – 2011 – TRF 1ª REGIÃO – Juiz Federal) A tutela do meio ambiente envolve a institucionalização de normas, o estabelecimento de objetivos e princípios claros, a identificação de instrumentos efetivos de proteção, bem como a organização de uma estrutura que possa realmente implementar a política ambiental. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
Resposta: O zoneamento econômico ecológico constitui instrumento de organização territorial, de caráter obrigatório e vinculado.
SISNAMA: É o Sistema Nacional do Meio Ambiente, instituído pela PNMA, artigo 6° e regulamentado pelo Decreto 99.274/90
Aula 4 – 4a Questão: Sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é correto afirmar:
Resposta: Foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938,em 1981.
Aula 4 – 5a Questão: (CESPE – Exame de Ordem – 2008.1) São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. 
I – O estabelecimento de padrões de qualidade ambiental e o zoneamento ambiental. II – A avaliação de impacto ambiental e o licenciamento e a revisão de atividades efetivamente ou potencialmente poluidoras. 
III – Os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental e a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo poder público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas.
Resposta: Todos os itens estão certos.
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA)
Conceito: “É uma avaliação técnica e prévia de riscos e danos potenciais que determinado empreendimento ou ação pode causar às características essencias do meio, seus recursos e seu equilíbrio ecológico”. (Édis Milaré). 
Instrumento da PNMA (Lei 6.938/81).
É uma ação protetiva e de controle do Poder Público.
Aula 4 – 6a Questão: Como vimos, em nossas aulas, a Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, pode ser considerada como o marco da preocupação ambiental brasileira, pois foi a primeira lei a tratar do tema, de forma extremamente avançada para a época em que foi editada. Aliás, nesse contexto, pode-se dizer que o Brasil tem uma das mais modernas legislações ambientais do mundo. Partindo desta ideia, aponte a alternativa CORRETA, quanto aos instrumentos da PNMA:
Resposta: O Zoneamento Ambiental e ao Sistema Nacional de Informações sobre o Meio ambiente (SINIMA)
Aula 5 – 1a Questão: O Estudo de Impacto Ambiental – EIA, é um dos instrumentos mais importante na implementação da Política Nacional do Meio Ambiente. Considerando suas principais características, aponte a alternativa CORRETA
Resposta: o EIA e o RIMA possuem sua estrutura mínima que deve ser rigorosamente obedecida sob pena de não serem aprovados e por consequência disto haverá a possibilidade da obra não ser licenciada
Impacto Ambiental.
Art. 1°. Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetem: 
I. A saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II. As atividades sociais e econômicas;
III. A biota;
IV. As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
	A qualidade dos recursos ambientais”.
Aula 5 – 2a Questão: ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE O CONCEITO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL:
Resposta: O LICENCIAMENTO AMBIENTAL É O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PELO QUAL O ÓRGÃO AMBIENTAL AUTORIZA A LOCALIZAÇÃO, INSTALAÇÃO, AMPLIAÇÃO E OPERAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E ATIVIDADES UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS CONSIDERADAS EFETIVAS OU POTENCIALMENTE POLUIDORAS OU DAQUELAS QUE, SOB QUALQUER FORMA POSSAM CAUSAR DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.
Aula 5 – 3a Questão: Acerca da audiência pública para o licenciamento ambiental (Resolução CONAMA 01/86, Res. 09/87 e 237/97), assinale a opção correta:
Resposta: Trata-se de ato realizado no procedimento administrativo de democratização do licenciamento ambiental no intuito de dar publicidade ao teor do Relatório de Impacto Ambiental, à população interessada, referente ao Estudo do Impacto Ambiental exigido, ao empreendedor,pelo órgão ambiental competente.
Aula 5 – 4a Questão: A competência para licenciamento ambiental está disciplinada na Resolução nº 237/97 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente. Deve ser destacado, no que se refere ao licenciamento ambiental no plano federal, que a Lei Complementar nº. 140/2011 praticamente reproduziu o que já havia sido editado pela Resolução CONAMA nº 237/97. Considerando que determinada empresa dedicada à produção de energia elétrica pretende promover o licenciamento ambiental de empreendimento e atividade que envolva a utilização de material radioativo, para produção de energia nuclear, em um determinado município localizado no Estado da Bahia, indique a correta competência para apreciar o pedido de licenciamento:
Resposta: À União, por intermédio do IBAMA, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência é exclusiva da União
Aula 5 – 5a Questão: Prevê a Resolução do CONAMA 01/86, que dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente. Partindo desta idéia, informe, quanto ao diagnóstico ambiental da área do projeto a ser licenciado
constante do EIA/RIMA, o que ele DEVERÁ CONSIDERAR:
Resposta: Os meios físico, biológico e socioeconômico
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
O Relatório de Impacto Ambiental é a materialização do Estudo de Impacto Ambiental.
CONAMA – Res. N. 01/86, art. 9°: O relatório de impacto ambiental - RIMA refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental 
Aula 5 – 6a Questão: Assinale a alternativa CORRETA sobre as Licenças Ambientais previstas na Resolução CONAMA 237
Resposta: Licença Prévia, (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação
Aula 6 – 1a Questão: Segundo a Lei nº 11.428/2006, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, a definição de vegetação primária e de vegetação secundária nos estágios avançado, médio e inicial de regeneração, nas hipóteses de vegetação nativa localizada, é iniciativa do:
Resposta: CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente
Aula 6 – 3a Questão: Sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é correto afirmar:
Resposta: O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção e conservação da biodiversidade em todo o Brasil.
Aula 6 – 4a Questão: Assinale a opção que apresenta o objetivo da proteção concedida às áreas de preservação permanente
Resposta: preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, bem como o fluxo gênico da fauna e da flora, a proteção do solo e o bem-estar das populações humanas.
Aula 6 – 5a Questão: A Floresta do Curió é a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Estado do Ceará, uma Unidade de Conservação Estadual. Marque a resposta CORRETA. Conforme o SNUC, área de relevante interesse ecológico é aquela
Resposta: onde há pouca ou nenhuma ocupação humana, que possui características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e cujos objetivos são manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
Aula 6 – 6a Questão: As principais represas do sistema Cantareira, Jaguari e Jacareí, em São Paulo, têm a menor taxa de cobertura florestal em suas bacias de captação. A represa do sistema Cantareira, tem apenas 21,5% com cobertura de matas. Essa é uma área de mananciais, que precisa de florestas para garantir a infiltração da água até os lençóis freáticos. Não há, porém, um programa de larga escala para restaurar parte da mata que foi derrubada -começando pelos 60% de áreas que, por lei, são de preservação permanente e foram devastadas. Um dos maiores danos ambientais do presente e que compromete o futuro do Planeta, indubitavelmente, é a destruição das florestas. Ao estudarmos sobre a proteção legal de nossas Florestas identificamos diversas diretrizes e, dentre elas, a Lei 12.651, de 25 de maio de 2012 que dispõe sobre:
Resposta: A Proteção da Vegetação Nativa, no Código Florestal.
Aula 7 – 1a Questão: O Programa Nacional de Controle do Ar (PRONAR) é um dos instrumentos básicos da gestão ambiental para proteção porque:
Resposta: tutela a saúde e o bem-estar das populações e a melhoria da qualidade de vida com o objetivo de permitir o desenvolvimento econômico e social do pais de forma ambientalmente segura, pela limitação dos níveis de emissão de poluentes por fontes de poluição atmosférica
Aula 7 – 2a Questão: Assinale a alternativa CORRETA, em relação à proteção da Constituição Federal ao meio ambiente cultural :
Resposta: Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
Aula 7 – 3a Questão:(OAB/CESPE 2009.3) Considerando a tutela do meio ambiente cultural, assinale a opção correta.
Resposta: Compete à União, aos estados e ao DF legislar concorrentemente sobre a proteção do patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.
Aula 7 – 4a Questão: O Plano Diretor é um dos instrumentos básicos para o pleno desenvolvimento das funções ambientais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. Com relação, exclusivamente, ao número de habitantes, o Plano Diretor é obrigatório quando o município possui mais de
Resposta: 20 mil habitantes
Aula 7 – 5a Questão: Marque a resposta CORRETA em razão do estudado sobre a Proteção do Ar ou Atmosférica
Resposta: São padrões de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas,poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
Aula 7 – 6a Questão: Fonte adaptada FCC/2009 -MPE-SE. Marque a resposta CORRETA. O plano diretor, um dos instrumentos da política urbana do Estatuto da Cidade, faz parte
Resposta: do planejamento municipal.
Aula 8 – 1a Questão: A compensação ambiental significa:
Resposta: Uma obrigação de fazer, em virtude de danos ambientais de difícil reparação ou reparação impossível.
Aula 8 – 2a Questão: A obrigação de reparar o dano ao meio ambiente no Brasil:
Resposta: Independe da aplicação de sanções penais e administrativas.
Aula 8 – 3a Questão:De acordo com um dos conceitos jurídicos doutrinários sobre o dano, “dano é toda a ofensa a bens ou interesses alheios protegidos pela ordem jurídica. O dano decorre da violação de um interesse juridicamente protegido”. Em relação ao dano ambiental, identifique as principais especificidades que o diferenciam do dano tradicional. 
I- As consequências decorrentes do dano são, via de regra, irreversíveis, podendo ter seus efeitos expandidos para além da delimitação territorial de um Estado. 
II- A limitação da extensão do dano e a quantificação do quantum reparatório é uma tarefa complexa e difícil, justamente em função de seu caráter difuso, transfronteiriço e irreversível. 
III- As implicações do dano que atingem diretamente ou indiretamente o patrimônio da pessoa física ou jurídica. Marque a alternativa CORRETA
Resposta: I e II estão corretas
Aula 8 – 4a Questão: De acordo com o artigo 14, § 1.º da Lei n.º 6.938/81, o poluidor é obrigado a indenizar e reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, independentemente de culpa PORQUE segundo o entendimento doutrinário e jurisprudencial majoritário, os casos de danos ao meio ambiente atraem a aplicação da responsabilidade subjetiva, que não admite excludentes de responsabilidade, nem mesmo o caso fortuito e a força maior.
Resposta: A segunda afirmativa é falsa e a primeira é verdadeira
Aula 8 – 5a Questão: Quando se fala em responsabilidade civil ambiental, que é objetiva, como se sabe, faz-se imperioso refletir a respeito do princípio de Direito Ambiental do poluidor pagador. A responsabilidade, assim, estimula a proteção ao meio ambiente, já que faz o possível poluidor investir na prevenção do risco ambiental decorrente de sua atividade. Um dos objetivos deste princípio, portanto, é o de internalizar no preço as externalidades produzidas, que se denomina:
Resposta: Custos ambientais
Aula 8 – 6a Questão: Os moradores de uma pequena cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro constataram que a frequente mortandade de peixes do rio que cortava a cidade, era ocasionada por substâncias químicas lançadas por uma fábrica de agrotóxicos, que também causava um forte cheiro na região, causando reações alérgicas respiratórias, em crianças e idosos. Marque a alternativa CORRETA quanto à responsabilidade por dano causado ao meio ambiente.
Resposta:
O sistema de proteção jurídica ambiental possui como eixo central o binômio prevenção/reparação
Aula 9 – 1a Questão: Hipótese de auto de infração administrativa, lavrado pelo IBAMA, contra determinada madeireira, com fundamento no art. 46 da Lei 9.605/98, por ter recebido 180 m³ de madeira serrada em pranchas desacompanhadas da licença expedida pelo órgão ambiental competente.
Lei 9.605/98 – Art. 46- Receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento:Pena – detenção, de seis meses a um ano, e multa. Art. 70 considera infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regas jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.
Assim sendo, diante do exposto, ANALISE AS DUAS ASSERÇÕES:
ASSERÇÃO I- A aplicação de sanção administrativa (exercício do poder de polícia) somente se torna legítima, em respeito ao princípio da legalidade, quando o ato praticado pelo administrador, estiver definido em lei como infração administrativa. O crime ambiental não está tipificado como infração administrativa.
PORQUE ASSERÇÃO II- Conquanto se refira a um tipo penal, a norma em comento, o Art. 46, combinado com o disposto no art. 70, mencionado, confere toda a sustentação legal necessária à imposição da pena administrativa sem dar ensejo à violação do princípio da legalidade. De acordo com o entendimento doutrinário, o Art. 70 satisfaz à exigência atinente a tipicidade, como autêntica norma infracional em branco de modo a ser possível assegurar maior efetividade à tutela penal ambiental. Sem a previsão das sanções administrativas, como na hipótese apresentada, retira-se a eficácia do exercício do poder de polícia – fundamental para a prevenção e a imediata repressão aos infratores.
CONSIDERANDO AS DUAS ASSERÇÕES, É CORRETO AFIRMAR QUE:
Resposta: as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira
Aula 9 – 2a Questão:Pedido de habeas corpus impetrado em favor de réu denunciado como incurso nas penas do art. 34, parágrafo único, II, da Lei n. 9.605/1998, uma vez que foi flagrado pela Polícia Militar de Proteção Ambiental praticando pesca predatória de camarão, com a utilização de petrechos proibidos em período em que a pesca seja proibida e sem autorização dos órgãos competentes. Postula o paciente a atipicidade da conduta com a aplicação do princípio da insignificância, visto que pescara aproximadamente quatro kg de camarão, que foram devolvidos ao habitat natural. Foi denegado o pedido com o entendimento de que a quantidade de pescado apreendido não desnatura o delito descrito no art. 34 da Lei n. 9.605/1998.
Marque a alternativa CORRETA em razão do caso em tela:
I- O réu cometeu a infração em período de defeso, exatamente como demonstrado no caso, ou seja, em época da reprodução da espécie, em que a pesca está proibida e utilizando petrechos não permitidos, praticando pesca predatória.
II- O paciente cometeu a infração em período de defeso, exatamente como demonstrado no caso, mas devolveu os camarões ao habitat natural, não configurando a tipicidade da conduta, nem sua reincidência, nem pesca predatória. portanto, procede o princípio da insignificância.
III- Não se aplica o princípio da insignificância em delitos ambientais quando é destinada especial proteção legal ao bem jurídico tutelado pelo tipo penal, cuja violação reveste-se de maior gravidade, como a pesca em local proibido e em período de defeso à fauna aquática.
Resposta: Somente as alternativas I e III estão corretas
Aula 9 – 3a Questão: Fiorillo analisa que a lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) pode ser dividida em duas partes, são elas:
Resposta: Parte geral (compreendida entre os Art. 2º e 28), que apresenta as normas penais e processuais penais gerais e que muitas vezes repete redações contidas no Código Penal e de Processo Penal e, em virtude do princípio da especialidade, cria institutos aplicáveis somente aos crimes ambientais e a parte especial, que indica as infrações penais em espécie
Aula 9 – 4a Questão: No Art. 4º da Lei 9 .605/98 o legislador adotou a teoria que objetiva a proteção da autonomia patrimonial da pessoa jurídica, assegurando a distinção entre ela e seus integrantes, de modo a coibir fraudes e abusos de toda ordem e evitar eventual frustração ao ressarcimento dos prejuízos causados à qualidade do meio ambiente. Esta teoria, que teve sua origem na jurisprudência americana (disregard doctrine) é denominada:
Resposta: Teoria da desconsideração da pessoa jurídica
Aula 9 – 5a Questão: Nas infrações penais previstas na Lei nº 9.605/98, ou seja, a lei que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, a ação penal é de iniciativa:
Resposta: Pública incondicionada.
Aula 9 – 6a Questão: Nos arts. 14 e 15 da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98, estão elencadas as circunstâncias atenuantes e agravantes aplicáveis especificamente aos crimes ambientais. Ao analisarmos o Art.14, verificamos que são circunstâncias que atenuam a pena:
Resposta: Arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano
Aula 10 – 1a Questão: A ação civil pública NÃO poderá ter por objeto:
Resposta: Uma declaração de direitos, sem conseqüências cominatórias.
Aula 10 – 2a Questão:Diante de uma Ação Civil Pública, decorrente de dano ambiental em razão da destruição de floresta nativa considerada de preservação permanente com antecipação da tutela imposta para evitar o aumento do já detectado dano ao meio ambiente, marque a alternativa CORRETA.
Resposta: A ação civil pública será proposta no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.
Aula 10 – 3a Questão: Quanto aos meios processuais para a defesa ambiental, assinale a opção correta.
Resposta: De acordo com a CF, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao meio ambiente ou ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
Aula 10 – 4a Questão: A Lei nº 7.347/85 disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, dentre outros. Marque a alternativa CORRETA sobre a ação civil pública:
Resposta: O objeto da ação civil pública poderá ser a condenação em dinheiro ou o cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer.
Aula 10 – 5a Questão: A tutela processual está intimamente ligada ao acesso à Justiça. Por tanto, quanto aos meios processuais que tutelam o meio ambiente, informe a alternativa CORRETA:
Resposta: As ações civis públicas deverão ser propostas no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência para processar e julgar a causa e, conforme o bem lesado ou em ameaça, a competência poderá ser da Justiça Federal ou da Justiça Estadual.
Aula 10 – 6a Questão: A ação popular em matéria ambiental está prevista no artigo 5, LXXIII da CF/88 e também na Lei 4.717/65. É um instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão que visa invalidar atos, contratos, ou condições administrativas ilegais que causem prejuízo ao patrimônio federal, estadual ou municipal, ou às suas autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurídicas que recebem dinheiro público. Assinale a resposta FALSA com relação ao que se refere à ação popular.
Resposta: Somente o cidadão brasileiro nato pode habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor de ação popular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais