Buscar

Rômulo Marra Exercícios Elaboração de Projetos de Engenharia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Nova Friburgo - 2016
Disciplina: Elaboração de Projetos de Engenharia
Professor: Elberth Heringer
Aluno: Rômulo Castellar de Mello Marra
EXERCÍCIOS
GERENCIAMENTOD DE PROJETOS
Os membros de uma equipe de projetos reclamam entre si que o gerente de projetos está solicitando uma série de tarefas que eles não têm tempo de fazer devido às suas funções técnicas na empresa. Um consultor, que naquele local chegava, foi questionado por essas pessoas sobre o que ele achava desta situação. Ele achou estranho, porque uma das funções do gerente de projetos é repassar as atividades de maneira tal que todos possam realizá-las no prazo determinado. Sendo assim, ele pediu o cronograma e viu que estava tudo de acordo. Então, ele perguntou: “Quem tem o poder nesta empresa para dar direções a vocês sobre o que fazer?”, e um deles respondeu prontamente: “O nosso gerente que está ali!”. Com esta breve situação, qual deve ser a estrutura organizacional da empresa?
Matricial.
Projetizada.
Coordenação.
Funcional.
Justificativa: Letra d. Pode-se perceber que os membros da equipe dão maior ênfase ao trabalho técnico do que o próprio projeto e, além disso, o gerente de projetos não possui autoridade.
Durante uma reunião de status do projeto junto ao cliente, o gerente do projeto é surpreendido por uma solicitação de alteração no escopo do projeto. O cliente quer incluir mais uma funcionalidade (não prevista inicialmente) no sistema de folha de pagamento que está sendo desenvolvido, visando dar maior agilidade ao processo como um todo.
Qual a primeira coisa que o gerente do projeto deve fazer?
A primeira ação que o gerente do projeto deve realizar é avaliar a mudança antes que qualquer decisão seja tomada.
O que deve ser identificado e descrito?
Identificar o tipo de alteração (prazo, custo, qualidade, escopo). Descrever a alteração (de/para).
Qual a justificativa para a alteração?
Trata-se de uma solicitação do cliente. A alteração irá complementar o sistema de folha de pagamento que está sendo desenvolvido e dará maior agilidade ao processo.
Quais os impactos que podem ser previstos?
Prazo: poderá ser prorrogado, em função da disponibilidade ou não de recursos; 
Custo: aumentará;
Qualidade: ter-se-á um sistema mais completo;
RH: poderá ser necessária a contratação de novos profissionais;
Comunicação: Todos os stakeholders (interessado) deverão ser avisados, para que não haja ruídos de comunicação;
Riscos: o cliente não se sentir atendido;
Aquisições: necessário redigir um adendo de contrato;
Integração: todas as variáveis devem ser avaliadas conjuntamente em função da alteração sugerida.
Quem solicita e quem aprova?
O cliente solicita e o Comitê de Controle e Mudanças aprova.
O que significa Change Control Board (Comitê de Controle de Mudanças)? Quem são seus possíveis membros?
Um grupo formalmente constituído de partes interessadas responsáveis pela revisão, avaliação, aprovação, atraso ou rejeição de mudanças feitas no projeto, com registro de todas as decisões e recomendações.
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
3. No início do projeto um gerente descobre um problema em uma determinada atividade. Ele também fica sabendo que um membro da equipe que não fazia parte dessa atividade já havia previsto o problema há algum tempo, mas não alertou a equipe. Diante deste cenário, a alternativa que melhor representa o comportamento do gerente do projeto em relação à equipe do projeto é:
Punir esse membro porque ele deveria ter avisado sobre o problema. 
Não punir o membro da equipe porque a atividade não estava sob a responsabilidade do mesmo. 
Reunir a equipe, no sentido de obter maior nível de comprometimento individual e coletivo. 
Esquecer esse detalhe e focar na resolução do problema.
Justificativa: Letra c. O cenário apresentado revela indícios de uma situação típica de início de projeto, onde em geral a equipe ainda não possui um bom entrosamento, e pode ser comum algumas pessoas terem receio de opinar sobre atividades nas quais não estão alocadas. Devido a isso, o gerente do projeto deve iniciar as atividades de integração da equipe desde o início do projeto, para facilitar o entrosamento da mesma. Sendo assim, é papel do gerente do projeto, dentre outros, alertar a sua equipe para a importância do comprometimento individual e coletivo dos seus membros, bem como obter de todos, esse comprometimento.
GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO
4. O gerente de projetos frequentemente conduz reuniões com seu time. Esta ferramenta, se bem aplicada, pode trazer muitos benefícios para o projeto, mas, mal aplicada, pode transformá-lo em um fracasso. As reuniões não podem desperdiçar o precioso e escasso tempo dos participantes do projeto. Não há nada mais desagradável do que sair de uma reunião com a sensação de tempo perdido. O tempo para um participante de projetos é um dos valores mais preciosos. Que ações um gerente de projetos poderá fazer enquanto conduz a reunião de projetos?
Para agilizar a reunião e evitar discussões, tomar as decisões pelo grupo, mas não deixando de comunicá-las, afinal o gerente de projetos deve ser um grande comunicado. 
Como gerente você deve ser bem liberal e democrático confiando no seu time, deixando que eles decidam por consenso, afinal todos somos adultos. 
Resumir com certa frequência os tópicos discutidos com o grupo durante a reunião, mantendo todos alinhados e devidamente informados das decisões. 
Trazer para a reunião, apenas novas ideias e comunicar as mudanças que têm ocorrido.
Justificativa: Letra c. O gerente de projetos em algumas situações precisa tomar as decisões e comunicar ao grupo, assim como em outros momentos a decisão deverá ser compartilhada com os demais participantes. Estas atitudes devem ocorrer, mas não prevalecer, assim como o papel do gerente não pode se resumir a apenas trazer novas idéias ou comunicar mudanças. Uma das melhores técnicas para manter uma reunião produtiva é resumir periodicamente as decisões tomadas, isso ajudará a manter os participantes alinhados com o propósito da reunião.
ÉTICA e RESPONSABILIDADE em GERENCIAMENTO de PROJETO
5. Você está gerenciando o projeto da construção de uma grande embarcação em um país asiático. Em certo momento é necessário transportar a embarcação até o porto, através de rodovias movimentadas. Você contata as autoridades locais e estas informam que você deve pagar uma taxa para que o tráfego seja apropriadamente coordenado. O que você deve fazer? 
Pagar a taxa, após verificar ser este o procedimento usual. 
Não pagar a taxa, pois as autoridades têm este serviço entre suas obrigações. 
Desistir do transporte. 
Não pagar a taxa, pois seus custos não foram orçados e vai ocasionar impacto no orçamento geral do projeto.
Justificativa: Letra a. Pagar a taxa, após verificar ser este o procedimento usual. Caso este tipo de operação seja considerado procedimento governamental de rotina a taxa não é considerada suborno e deve ser paga. O orçamento do projeto deve considerar reservas gerenciais para situações como esta.

Outros materiais