Buscar

FÓRUM 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM {AVA 2}
Os filósofos da Grécia Clássica buscaram, de início, investigar o princípio do universo, deslocando depois o foco de seus interesses para a compreensão da existência humana e começando, então, a desenvolver suas pesquisas teóricas de modo lógico, a fim de expor racionalmente suas teses e analisar os diversos modos de conhecimento.
Dentre os filósofos clássicos que se dedicaram à busca do saber, podemos mencionar Platão, que centrou seu pensamento na separação da existência de dois mundos: o mundo sensível e o mundo inteligível. Justificando que, para chegar ao conhecimento, seria necessário superar a doxa, Platão desenvolve esta ideia especialmente na “Alegoria da Caverna”.
 Considerando a teoria platônica, é possível afirmar que a “saída da caverna” se vincula ao mundo sensível?
Resposta:
Para Platão, pelo que eu entendi, o mundo sensível se refere a uma parte da população  aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros. Os prisioneiros somos nós que, segundo nossas tradições diferentes, hábitos diferentes, culturas diferentes, estamos acostumados com as noções sem que delas reflitamos para fazer juízos corretos, mas apenas acreditamos e usamos como nos foi transmitido... Um exemplo é a politica do nosso país, aquelas pessoas pobre do nordeste que são influenciadas/manipuladas por um bolsa família ou por promessa de emprego. O mundo inteligível é aquele onde o ser liberta-se da caverna e pode lançar seu próprio olhar para o mundo iluminado, em busca da sabedoria. É o mundo ao nosso redor, físico, sensível em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em nós opiniões por vezes falsas e equivocadas, (pré-conceitos, pré-juízos). Quando começamos a descobrir a verdade, temos dificuldade para entender e apanhar o real, e para isso, precisamos nos esforçar, estudar, aprender, querer saber.
"Somente ao se libertar das aparências é que o homem pode chegar ao mundo inteligível, das ideias, onde reside a verdade".
A caverna representa o mundo sensível, onde a maioria dos prisioneiros se acomodaram com o que via, com o que tinha, isso representa aqueles que não vão à procura do saber. O homem que fez o esforço de se soltar das correntes, de subir os barrancos, passando pelo muro e assim tento a coragem de sair da caverna para saber o real significado daquilo que via, representa o mundo inteligível, ele sai da ignorância para o mundo da razão  e do conhecimento. A saída da caverna, além de representar a passagem do mundo sensível para o mundo inteligível, ainda cria vínculos com a sensibilidade, com o novo, pois ao sair da caverna o homem sente a necessidade de se acostumar com a luz do sol.

Outros materiais