Buscar

avaliando aprendizado civil III 4 ciclo

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603099607)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(2015 - FCC - SEFAZ/PE - Julgador Administrativo Tributário do Tesouro Estadual - ADAPTADA) ambos são necessariamente onerosos, contudo aquele tem por objeto coisa infungível e este tem por objeto coisa fungível.No contrato de empréstimo, distinguem-se o mútuo e o comodato porque
		
	
	o primeiro tem por objeto coisa infungível, sendo necessariamente gratuito, enquanto o segundo tem por objeto coisa fungível, sendo necessariamente oneroso.
	
	o segundo tem por objeto coisa infungível e é necessariamente gratuito, enquanto o primeiro tem por objeto coisa fungível e é necessariamente oneroso.
	 
	ambos são necessariamente onerosos, contudo aquele tem por objeto coisa infungível e este tem por objeto coisa fungível.
	 
	o primeiro tem por objeto coisa fungível, podendo ser gratuito ou oneroso e o segundo tem por objeto coisa infungível e é necessariamente gratuito.
	
	ambos são necessariamente gratuitos, contudo o primeiro tem por objeto coisa fungível e segundo tem por objeto coisa infungível.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603366137)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito dos contratos, assinale a alternativa correta.
		
	
	O direito de arrependimento é ínsito à natureza do contrato preliminar, que não pode, assim, ser objeto de execução específica.
	 
	a violação de deveres laterais derivados da boa-fé objetiva pode caracterizar a denominada violação positiva do contrato.
	
	a responsabilidade por vícios redibitórios é característica de todo e qualquer contrato translativo do domínio, seja ele comutativo ou aleatório, oneroso ou benéfico
	
	conforme expressa disposição legal, a resolução do contrato por fatos supervenientes, extraordinários e imprevisíveis que tornem a prestação de uma das partes excessivamente onerosa somente é admitida em favor do devedor que não estiver em mora.
	
	são nulos os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvência for notória, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603209185)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a teoria contratual, a doutrina e jurisprudência correlatas, é correto afirmar:
		
	 
	Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
	
	A aplicação judicial da teoria da imprevisão implica necessariamente na redução quantitativa ou resolução, não podendo resultar na modificação das condições do contrato ante a limitação da autonomia da vontade.
	
	É elemento essencial à forma legal nos contratos de prestação de serviços, quando qualquer das partes não souber ler nem escrever, a assinatura a rogo e subscrição por duas testemunhas.
	
	Se, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, uma prestação contratual se tornar excessivamente onerosa e com extrema vantagem para um dos contratantes, poderá o devedor pedir a resolução do contrato pela via judicial, devendo os efeitos da sentença retroagir à data do evento imprevisível que gerou o desequilíbrio.
	
	A legislação pode estabelecer limitações à liberdade contratual, de modo a garantir que não haja violação da função social do contrato e a utilização do contrato para imposição de cláusulas abusivas, a exemplo da impossibilidade da exclusão da responsabilidade pela evicção nos casos de contratos de compra e venda sobre bens imóveis.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603136189)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(CONSULTEC/TJ/BA/2010) - Em relação aos contratos no Código Civil, é correto afirmar:
		
	
	A aceitação fora do prazo, com adições, restrições ou modificações, não importará nova proposta.
	
	O estipulante pode se reservar o direito de substituir o terceiro designado no contrato, dependendo da sua anuência e da do outro contratante.
	 
	Aquele que tiver prometido fato de terceiro responderá por perdas e danos, quando esse o não executar.
	
	Nos contratos de adesão, são anuláveis as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
	 
	Se o alienante tinha conhecimento do vício ou defeito da coisa, restituirá o que recebeu com perdas e danos; se não tinha conhecimento, tão somente restituirá o valor recebido, sem as despesas do contrato
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603355283)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRF 5ª REGIÃO / 2012 - FCC) -
		
	
	o condômino preterido poderá, apenas, pedir perdas e danos.
	
	Se o condômino de coisa indivisível vender sua fração ideal sem dar preferência aos demais condôminos,
	 
	o condômino preterido, respeitado o prazo legal, pode depositar o preço pelo qual a fração foi vendida a terceiro e havê-la para si.
	
	não há direito de preferência na propriedade em condomínio de coisa indivisível.
	
	o direito de preferência para ser exercido pelo condômino preterido deverá estar registrado na matrícula do imóvel.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes