Buscar

PROVA PSICOLOGIA 1

Prévia do material em texto

A Psicologia ajuda-nos a esclarecer as questões das diferenças intra e inter individuais no indivíduo e nos grupos, e as questões das relações interpessoais na gestão contemporânea. O interesse pela compreensão da conduta faz gerar um conhecimento muitas vezes compartilhado que não se associa ao escopo da ciência psicológica, o que chamamos de:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Senso comum
	
	
	Subjetividade
	
	
	Cognitivismo
	
	
	Psicanálise
	
	
	Behaviorismo
	
	
		2.
		O estudo do comportamento tem despertado interesse nas pessoas há muito tempo. Com isso, surge o dito que de psicólogo e louco todos nós temos um pouco. Estamos então nos referindo ao conceito de:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Psiquiatria
	
	
	Psicologia Organizacional
	
	
	Psicologia Jurídica
	
	
	Psicologia Social
	
	
	Senso comum
	
	
		3.
		O processo de industrialização característico do final do século XIX influenciou o surgimento da Psicologia Organizacional na medida em que havia a demanda crescente da aplicação da Psicologia na solução de problemas dentro das organizações (SPECTOR, 2010). Assinale a subespecialidade que NÃO faz parte da Psicologia Organizacional:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Desenvolvimento Organizacional
	
	
	Ergonomia
	
	
	Comportamento Organizacional
	
	
	Aconselhamento de Carreira
	
	
	Atendimento clínico
	
	
		4.
		Em seus estudos sobre as fases de amadurecimento dos grupos, Schutz (1966), no que chamou de "postulados das necessidades interpessoais", afirma que todo indivíduo tem três necessidades interpessopais: Inclusão, Controle e Afeição. Sobre o assunto, marque a única alternativa correta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A necessidade de Inclusão diz respeito à necessidade dos indivíduos de desenvolverem mútua afeição com outras pessoas.
	
	
	A necessidade de Inclusão diz respeito à necessidade dos indivíduos de serem respeitados pelos demais membros do grupo.
	
	
	A necessidade de Inclusão diz respeito à necessidade dos indivíduos de serem bem quistos.
	
	
	A necessidade de Inclusão diz respeito à necessidade dos indivíduos de cumprirem as metas estabelecidas para o trabalho.
	
	
	A necessidade de Inclusão diz respeito à necessidade dos indivíduos de se sentirem parte integrante do grupo.
	
	
		5.
		A psicologia como ciência recebe a colaboração de diversas linhas teóricas. Conhecemos as personalidades das pessoas através da observação de seu comportamento. Os mais estáveis, que estabelecem um padrão têm, segundo os teóricos, ligação com a herança genética; e os que se formam de acordo com as interferências ambientais são os chamados traços superficiais, sendo percebidos como um resultado das interações vivenciadas no meio. Não se pode determinar qual dos dois fatores é o mais influente na estruturação da personalidade. Segundo a teoria psicanalítica a formação da personalidade constitui-se de. Assinale a única alternativa correta ao que se pede.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	id ego e superego
	
	
	eu, self, id
	
	
	ego, self e superego
	
	
	ld, consciente e superego
	
	
	Inconsciente, subconsciente, ego
	
	
		6.
		Uma das linhas da Psicologia tem o comportamento observável como um dos elementos fundamentais de sua análise, neste caso elimina da investigação científica a noção subjetiva da consciência, para explicar o comportamento a partir da relação entre estímulo e resposta. Os comportamentalistas rejeitaram os métodos introspectivos, restringindo a Psicologia apenas aos métodos experimentais. Qual das opções abaixo atende a esta definição?
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Psicanálise
	
	
	Behaviorismo
	
	
	Psicologia Social
	
	
	Atitudes
	
	
	Gestalt
	
	
		7.
		Assinale a única alternativa corrreta sobre o conceito de inteligência. Podemos afirmar que:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	A Inteligência domina as Emoções em quaisquer circunstâncias.
	
	
	As pessoas inteligentes não estão sujeitas a desenvolverem estresse;
	
	
	A Inteligência não pode ser desenvolvida na experiência cotidiana;
	
	
	A Inteligência não depende das informações obtidas pelo sujeito;
	
	
	A Inteligência é a capacidade intelectual de obter conhecimentos;
	
	
		8.
		Durante um longo período histórico, a inteligência foi tratada como um construto medido pelo Quociente de Inteligência (QI), cujos objetivos traçavam um perfil de três aptidões principais: numérica, verbal e lógica. Hoje, esse conceito é bastante criticado por reduzir, ao âmbito lógico-verbal, a complexidade que é a capacidade intelectiva. A teoria de Howard Gardner, cujo título é Teoria das Inteligências Múltiplas, foi de extrema importância para ampliar o conceito de inteligência, mostrando muitas possibilidades de desenvolver a mente humana. Essa teoria nos proporciona evitar reducionismos e julgamentos precipitados sobre as pessoas. Carlinhos de Jesus é um expoente da dança de salão no Brasil. Desde 1998 é coreógrafo da comissão de frente na Escola de samba Estação Primeira da Mangueira. Na carreira de coreógrafo já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. Sua habilidade com a dança já era perceptível quando criança. A partir das informações acima, pode-se afirmar que Carlinhos de Jesus representa uma pessoa que desenvolveu a
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Inteligência Física
	
	
	Inteligência corporal-cinestésica
	
	
	Inteligência Alpha
	
	
	Inteligência musical
	
	
	Inteligência espacial
	
	
		9.
		A seleção de pessoas constitui, para o meio corporativo, a chance de "importar" talentos que enriqueçam a equipe e troquem informações que farão oxigenar todo o meio de produção. Várias são as técnicas utilizadas pelos agentes de seleção para atenderem a esses objetivos. A técnica mais utilizada é:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Avaliação de desempenho
	
	
	Testes objetivos
	
	
	Entrevistas
	
	
	Grafologia
	
	
	Testes de simulação de desempenho
	
	
		10.
		O administrador de uma empresa de ônibus, encarregado de realizar um processo seletivo para contratação de novos motoristas, optou pela realização de um teste de direção com os candidatos, visando avaliar a habilidade dos mesmos em conduzir o veículo. Este instrumento de seleção de pessoal denomina-se:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	teste escrito
	
	
	teste de simulação de desempenho
	
	
	entrevista estruturada
	
	
	entrevista não estruturada
	
	
	dinâmica de grupo
m
https://www.passeidireto.com/arquivo/3895797/av2_psicologia
https://www.passeidireto.com/arquivo/23593753/exercicio-5-psicologia-nas-organizacoes
https://www.passeidireto.com/arquivo/6435434/av1---psicologia-nas-organizacoes

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes