Buscar

Avaliando aprendizado TGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre as Teorias da Administração e seus princípios e características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(   ) A Teoria Comportamental enfatiza a visão do homem social, suas necessidades de relacionamento; a formação e o desenvolvimento de grupos informais e a influência do ambiente físico e social na produtividade e motivação. 
(   ) A Teoria Clássica tem como ênfase as tarefas, o estudo dos tempos e movimentos, a divisão do trabalho, a visão do homem econômico, que tem como principal elemento de motivação a recompensa financeira. 
(   ) A Teoria Estruturalista foca na interdependência das partes, na integração do ambiente interno e influência do ambiente externo nas organizações, na visão do homem organizacional, que desempenha diversos papéis em variados tipos de organização.
(   ) A Teoria Contingencial tem como premissa que todos os fatores são relativos e dependem do contexto e situação, que não há um modelo de gestão universalmente aceito e que o homem é complexo, com diversas necessidades de acordo com o momento. 
(   ) A Teoria Burocrática determina que, para a organização ser eficiente, é necessário que apresente formalismo, impessoalidade e profissionalismo, que se deve definir regras e normas para o efetivo funcionamento das organizações. 
Assinale a sequência correta. 
		
	
	V, V, V, F, F
	
	F, F, V, V, V
	
	V, V, F, F, V
	 
	F, V, V, V, V
	
	V, F, F, F, V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701842739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O século XX assistiu ao crescimento sem precedente dos aparelhos burocráticos. Assinale a opção que não é correta acerca da burocracia na perspectiva weberiana.
		
	
	A burocracia é o tipo tecnicamente mais puro de poder legal.
	 
	funcionalismo por turnos, por sorte e por escolha, a administração parlamentar e por comissões e todas as espécies de corpos colegiais de governo e administração não podem ser considerados um tipo legal, ainda que a sua competência se baseie em regras estatutárias e o exercício do direito governativo correspondente.
	
	Na época da emergência do Estado moderno, as corporações colegiais contribuíram de modo muito essencial para o desenvolvimento da forma legal de poder, e a elas deve o seu aparecimento, sobretudo o conceito de "autoridade".
	
	A história da evolução do Estado moderno se identifi ca, em especial, com a história do funcionalismo moderno e da empresa burocrática, tal como toda a evolução do moderno capitalismo avançado se identifi ca com a crescente burocratização da empresa econômica.
	
	As cúpulas mais altas das associações políticas são ou "monarcas" (governantes carismáticos por herança) ou "presidentes" eleitos pelo povo (portanto, senhores carismáticos plebiscitários) ou eleitos por uma corporação parlamentar, onde, em seguida, os seus membros ou, melhor, os líderes, mais carismáticos ou mais notáveis dos seus partidos predominantes, são os senhores efetivos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701910835)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(ENADE 2009) Leia o texto: Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e pró-atividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários. Em qual abordagem teórica da administração Carlos deve se basear para enfrentar esse desafio?
		
	 
	Contingencial
	
	Fundamental
	
	Clássica.
	
	Sistêmica.
	 
	Comportamental
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701848531)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As experiências de Hawthorne, realizadas nas décadas de 20 e 30, em Chicago, na Fábrica Western Eletric, objetivaram descobrir de que modo às pessoas reagiam a novas situações materiais, submetidas às condições de máxima eficiência. Os pesquisadores chamados para investigar as experiências constataram que o elevado índice de produtividade encontrado era decorrente, principalmente, da:
		
	 
	motivação dos empregados pelo clima estimulante de trabalho;
	
	liberação gradual de incentivos sociais;
	
	concessão eventual de incentivos sociais;
	
	ênfase na melhoria das condições materiais de trabalho;
	
	liderança exercida por meio da autoridade dos superiores.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702032178)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Imagine que logo em seu primeiro dia de trabalho, quando de sua chegada na empresa, você é apresentado ao seu supervisor e este o leva para o setor ao qual você vai trabalhar. Chegando lá, ele comenta o seguinte com você: ¿Você será eficiente por meio da padronização dos processos envolvidos e dos equipamentos utilizados e em seu trabalho existe uma única maneira correta de executá-lo¿. Essa afirmativa pronunciada pelo seu supervisor tem como fundamento?
		
	 
	A escola das relações humanas.
	 
	A burocracia.
	 
	Os princípios da administração científica.
	 
	A teoria da visão sistêmica.
	 
	A teoria comportamental.

Outros materiais