Buscar

TRADUCAO ASTM G 28 02 CORROSION DEFINITIVA

Prévia do material em texto

1. Âmbito
1.1 Estes métodos de teste cobrem dois testes da seguinte forma:
1,1,1 Método A - Teste de sulfato férrico e ácido sulfúrico (3-10, inclusive) – 
 Este método de teste descreve o procedimento para a realização do teste de sulfato férrico ferroso - 50% de ácido sulfírico que mede a susceptibilidade de certas ligas ricas em níquel, ligas de cromo para corrosão intergranular (ver terminologia G 15) que podem ser encontradas em certos ambientes de serviço, a taxa de corrosão uniforme obtida por este método de teste, que pode ser encontrada em determinados ambientes de serviço. A taxa de corrosão uniforme obtida por este método de teste, que é uma função de pequenas variações na composição da liga, pode mascarar facilmente os componentes de corrosão intergranular das ligas da taxa de corrosão global N10276, N06022, N06059 e N06455.
1.1.2 - Método B - Teste de sal oxidante com ácido misto (Seções 11 - 18, inclusive) - Este método de teste descreve o procedimento para a realização de um teste de cloreto cúprico aórtico + 1,2% clorídrico + 2% que mede a susceptibilidade (disposição, tendência) de certas ligas de rolamento de cromo ricas em níquel para exibir um aumento da função de passo na taxa de corrosão quando há altos níveis de precipitação do limite de grãos.
Objetivo dos Métodos.
1.2 - O objetivo desses dois métodos de teste é detectar a suscetibilidade (disposição, tendência) à corrosão intergranular como influenciada pelas variações no processamento ou na composição, ou ambos, Os materiais que se mostram susceptíveis podem ou não estar corroídos intergranulariamente em outros ambientes. Isso deve ser estabelecido de forma independente por testes específicos ou pela experiência do serviço.
Segurança nos Métodos.
1.3 - Este padrão não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário deste padrão estabelecer práticas adequadas de segurança e saúde e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. As declarações de aviso de perigo são dadas em 5.1.1, 5.1.3, 5.1.9, 13.1.1 e 13.1.1.1.
2. Documento Referenciado
2.1 - Padrões ASTM:
A 262 - Práticas para Detecção de Suscetibilidade ao Ataque Intergranular em Aços Inoxidáveis Austeníticos.
D 1193 - Especificação para água de reagente
G 15 - Terminologia relativa à corrosão e testes.
3. Método A - Teste de ácido sulfatado férrico
3.1 - O ácido sulfúrico sulfato férrico em ebulição pode ser aplicado às seguintes ligas na condição forjada:
 Liga........................... Tempo de Teste, horas
N06007 120 5 dias
N06022 24 1 dia
N06030 120
N06059 24
N06200 24
N06455 24
N06600 24
N06625 120
N06686 24
N06985 120
N08020 120
N08367 24
N08800 120
N08825 120
N10276 24 Observação: Hastelloy C276 é uma liga níquel-cromo-molibdênio com uma adição de tungstênio projetado para ter excelente resistência à corrosão em uma ampla gama de ambientes severos. O alto níquel e molibdênio fazer a liga de aço níquel especialmente resistentes à corrosão por pite e em fresta na redução ambientes enquanto o cromo transmite resistência à mídia oxidantes. É considerada a liga resistente à corrosão mais versátil trabalhando em uma ampla variedade de aplicações químicas especialmente as que necessitam de considerável resistência a corrosão por pite e em fresta.
Embora o ácido sulfato-sulfato férrico detecte a susceptibilidade (disposição, tendência) à corrosão intergranular na Liga N08825 ***, o teste de ácido nítrico 65%, Práticas A 262, Prática C, para detectar a suscetibilidade (disposição, tendência) à corrosão intergranular em aços inoxidáveis é mais sensível e deve ser usado se o pretendido o serviço é ácido nítrico.
3.2 - Este método de teste pode ser usado para avaliar o material recebido e avaliar os efeitos dos tratamentos térmicos subseqüentes. No caso de ligas de níquel rico em cromo, o método de ensaio pode ser aplicado em forjados e soldas de produtos. O método de teste não é aplicável aos produtos de moldagem.
Materiais
4.1.1 - Condensador Allihn ou Soxhlet, 4 bulbo, com uma junta de vidro 45/50, comprimento total cerca de 330 mm, temperatura de condensação de cerca de 240 mm.
Para evitar o corte frequente da ponta de gotejamento do condensador durante o manuseio, o condensador difuso descrito por Streicher, foi encontrado adequado para este uso.
4.1.2 - Erlenmeyer Flask, 1-L, com uma articulação 45/50 de vidro moído. A abertura do vidro moído deve ser de 40 mm de largura.
4.1.3 - Berço de vidro (Fig. 2) - Para passar pela junta de vidro fundido no frasco Erlenmeyer, a largura do berço não deve exceder 40 mm e a distância de frente para trás deve ser tal que o berço se encaixe Abertura de 40 mm de diâmetro. Deve ter três ou quatro furos para aumentar a circulação da solução de teste ao redor da amostra (Nota 2).
Nota 1 - A substituição do equipamento não pode ser utilizada. O tipo de frango Erlenmeyer não pode ser usado.
4.1.4 - Os chips de ebulição, ou alguns outros auxiliares de ebulição devem ser usados ​​para evitar o choque.
4.1.5 - Graxa de silicone, é recomendado para a junta de vidro de grupo.
4.1.6 - Placa quente aquecida eletricamente, ou equivalente para fornecer calor para ferver continuamente da solução.
4.1.7 - Balanço Analítico, capaz de pesar para 0,001 g.
5. Solução de teste
5.1 - Prepare 600 mL de solução a 50% (49,4 a 50,9%) da seguinte forma:
5.1.1 - Aviso - Proteja os olhos e use luvas de borracha para manusear o ácido. Coloque o balão de teste sob um capô.
5.1.2 - Primeiro, medir 400 mL de água de reagente Tipo IV (Especificação D 1193) em um graduado de 500 ml e despejar no frasco.
5.1.3 - Em seguida, mede 236 mL de ácido sulfúrico de grau reagente (H2SO4) de uma concentração que deve estar na faixa de 95,0 a 98,0 por cento em peso em um graduado de 250 mL. Adicione o ácido lentamente à água no balão para evitar a fervura pelo calor evoluído (Nota 3). O arrefecimento externo do balão com água durante a mistura também reduzirá o superaquecimento.
Nota 3 - Perda de vapor resulta na concentração do ácido.
5.1.4 - Pesar 25 g de sulfato férrico de reagente (contém cerca de 75% de Fe2 (SO4) 3 (Nota 4) e à solução de H2SO4. Pode ser utilizado um balanço de viagem.
Nota 4 - O sulfato ferrítico é um aditivo específico que estabelece e controla o potencial de corrosão. A substituição não é permitida.
5.1.5 - Adicionar fervura
5.1.6 - Lubrificar o vidro moído da junta do condensador com graxa de silicone.
5.1.7 - Cubra o balão com o condensador e circule a água de resfriamento.
5.1.8 - Ferver as soluções até que todo o sulfato férrico seja dissolvido.
5.1.9 - Advertência - Foi relatado que pode ocorrer ferver violento resultando em derramamento de ácido. É importante garantir que a concentração de ácido não aumente e que estejam presentes um número adequado de chips de ebulição (que são resistentes ao ataque pela solução de teste).
6. Testar amostras
6.1 - São recomendadas amostras com uma área superficial total de 50 a 20 cm2.
 6.2 - A intenção é testar um espécime que represente o mais próximo possível o material usado no serviço, as amostras devem ser cortadas para representar a direção do fluxo de grão que verá o serviço, por exemplo, as amostras não devem conter áreas de seção transversal que o toquem é a intenção do teste para avaliar estes. Apenas tal acabamento superficial deve ser realizado como é necessário para remover material estranho e obter um acabamento padrãoe uniforme como especificado em 6.4. Para seções muito pesadas, as amostras devem manter-se para representar a superfície adequada, mantendo o tamanho razoável das amostras para conveniência no teste.
 Normalmente, a remoção de mais material do que o necessário terá pouca influência nos resultados do teste. No entanto, no caso especial de descarburização superficial ou de carburação (este último às vezes é encontrado em tubos quando são empregados lubrificantes ou aglutinantes contendo materiais carbonosos), pode ser possível por moagem ou usinagem pesada para remover completamente a camada afetada. Tal tratamento de amostras de teste não é permitido, exceto em testes realizados para demonstrar esses efeitos superficiais.
6.3 - Quando as amostras são cortadas por curvatura, o material deformado deve ser removido por usinagem ou moagem até uma profundidade igual à espessura das amostras para remover o metal trabalhado a frio. 
6.4 - Todas as superfícies das amostras, incluindo as arestas, devem ser finalizadas usando papel abrasivo molhado No. 80-areia ou seco No. 120-grit. Se for utilizado papel abrasivo seco, polir lentamente para evitar a sobreção excessiva. O jateamento de areia não deve ser usado.
6.5 - Observou-se que a escala de óxido residual provoca a ativação da amostras espúrios na solução de teste. Portanto, a formação da escala de óxido em códigos estampados deve ser evitada, e todos os vestígios de escala de óxido formados durante o tratamento térmico devem ser completamente removidos antes de carimbar os códigos de identificação.
6.6 - As dimensões das amostras devem ser medidas, incluindo as bordas e as superfícies internas de quaisquer furos e o total exposto é calculado.
6.7 - Os amostras devem então ser desengordurados utilizando agentes monoclorados adequados, tais como sabão e acetona, secos e depois pesados ​​até 0,001 g.
7. Procedimento
7.1 - Coloque as amostras no suporte de vidro, remova o condensador, mergulhe o berço por meio de um gancho na solução ativamente a ebulição (Fig. 1) e substitua imediatamente o condensador. Uma solução fresca deve ser usada para cada teste.
7.2 - Marque o nível de líquido no frasco com lápis de cera para fornecer uma verificação da perda de vapor que resultaria na concentração do ácido. Se houver uma alteração sensível no nível (uma queda de 0,5 cm ou mais), repita o teste com solução fresca e com as amostras frescos ou com a amostra reground.
7.3 - Continue a imersão da amostra durante o período especificado na Seção 3, depois remova a amostra, lave na água e acetona e seque.
7.4 - Pesar o espécime e subtrair esta massa da massa original.
7.5 - A pesagem intermediária não é necessária, exceto como indicado em 7.7 O teste pode ser executado sem interrupção. No entanto, os resultados preliminares são desejados, a amostra pode ser removida a qualquer momento para pesagem.
7.6 - A substituição do ácido não é necessária durante os períodos de teste
UNS N08825 / 2.4858 ***
Incoloy 825 é uma liga de níquel-ferro-cromo com adições de molibdênio e cobre. Esta composição de liga de aço de níquel da química é projetado para fornecer excepcional resistência a ambientes corrosivos muitos. A composição desta liga foi concebida para fornecer excepcional resistência em diversos ambientes corrosivos. É semelhante à liga 800, mas melhorou a resistência à corrosão aquosas. É semelhante ao Incoloy 800, mas apresenta maior resistência à corrosão aquosa. Tem uma excelente resistência à tanto a redução e oxidação de ácidos, ao stress-corrosão, e ao ataque localizada como a corrosão intersticial. Ele tem excelente resistência tanto para redução, oxidação de ácidos, corrosão sob estresse, e de ataque localizado. Alloy 825 é especialmente resistentes à sulfúrico e ácidos fosfóricos. O Incoloy 825 é especialmente resistente a ácidos sulfúrico e fosfórico. Esta liga de aço ao níquel é usado para processamento químico de controle de poluição de óleo, equipamentos e gás bem tubulação, o reprocessamento de combustível nuclear, produção de ácido, e equipamentos de decapagem.
7.7 Se a taxa de corrosão for extraordinariamente alta no Método A, como evidenciado por uma alteração na cor (verde) da solução, o sulfato férrico adicional deve ser adicionado durante o teste. A quantidade de sulfato férrico que deve ser adicionada, se a perda total de massa de todos os amostras exceder 2 g como indicado por um peso intermediário, é de 10g por cada 1 g de liga dissolvida. Isso não se aplica ao Método B.
7.8 No Método A, vários amostras da mesma liga podem ser testados simultaneamente. O número (3 ou 4) é limitado apenas pelo número de berços de vidro que podem ser instalados no balão e o consumo de sulfato férrico. Apenas uma amostra deve ser testada em um balão para o Método B.
7.9 Durante o teste, há deposição de óxidos de ferro na parte superior do frasco. Isto pode ser facilmente removido após a conclusão do ensaio por ebulição de uma solução de ácido clorídrico a 10% (HCl) no balão.
8. Cálculo e Interpretação de Resultados
8 - Cálculo e Interpretação de Resultados
8.1 Cálculo - Medir o efeito da solução ácida no tapete
                     Taxa de corrosão = (K x W) (A x T x D)
Onde:
K = constante (ver 8.1.1)
T = tempo de exposição, h, ao mais próximo de 0,01h,
A = perda de massa, g, para o 0.0001g mais próximo, e
W= perda de massa, g, para 0,001 g, e
D = densidade, g / cm³ (ver 8.1.2)
8.1.1 Muitas unidades diferentes são usadas para expressar taxas de corrosão. Usando as unidades acima para T, A, W e D, a taxa de corrosão pode ser calculada em uma variedade de unidades com o seguinte valor apropriado de K:
Unidades de taxa de corrosão desejadas Constante K na equação da taxa de corrosão 
 mis por ano (mpy) 3,45 X 10^6
 polegadas por ano (ipy) 3,45 X 10^5
 polegadas por mês (ipm) 2,87 X 10²
 milímetros por ano (mm /y) 8,76 X 10^4
 micrômetros por ano (µm / y) 8,76 X 10^7
 picômetros por segundo (pm / s) 2,78 X 10^7
 gramas por metro quadrado-hora (g / m²-h) 1,00 X 10^4 X D
 miligramas por décimo dia quadrado (mdd) 2,40 X 10^5 X D
 microgramas por metro quadrado-segundo (µg / m²-s) 2,78 X 10^6 X D
Se desejado, esses contentes também podem ser usados para converter taxas de corrosão de um conjunto de unidades para outro. Para converter uma taxa de corrosão nas unidades X em uma taxa nas unidades Y, multiplique por Ky / Kx. Por exemplo:
 15 mpy = 15 X [(2.78 X 10^6)/(3.45 X 10^5)] pm/s
 = 12.1 pm/s
Não é necessária densidade para calcular a taxa de corrosão nessas unidades. a densidade na constante K cancela a densidade na equação da taxa de corrosão
Sistema de Numeração Unificado (UNS)
8.1.2
      Designação UNS Densidade, g / cm³
             N06007 8,31
             N06022 8,69
             N06030 8,22
             N06059 8,80
             N06200 8,50
             N06455 8,64
 N06600 8,41
 N06625 8,44
 N06685 8,73
 N06985 8,31
 N08020 8,05
 N083678,06
 N08800 8,03
 N08825 8,14
 N10276 8,87
8.2 Interpretações dos resultados 
 A presença de corrosão intergranular geralmente é determinada comparando a taxa de corrosão calculada com a do material corretamente recozido. Mesmo na ausência de corrosão intergranular, a taxa de corrosão geral ou de face do grão de material corretamente recoberto variará de uma liga para outra. Essas diferenças são demonstradas em Rafs ... (1-7).
8.3 Como alternativas ou para além de calcular uma taxa de corrosão a partir da data de perda em massa, o exame mettallográfico pode ser usado para avaliar o grau de corrosão intergranular. A profundidade de atribuição considerada acaso deve ser determinada entre comprador e vendedor.
9. Relatório
9.1 Registre o procedimento de teste utilizado, o tamanho da amostra e a preparação da superfície, o tempo de teste, a temperatura e a perda de massa.
9.2 Relata as seguintes informações:
9.2.1 Número de liga e número de calor,
9.2.2 Composição química e tratamento térmico,
9.2.3 Método de teste utilizado, e
9.2.4 Taxa de corrosão calculada nas unidades desejadas.
10 Precisão e inclinação
10.1 A precisão do procedimento no método tet A do método de teste G 28 foi determinada em um programa de teste interlaboratório com seis laboratórios com testes duplicados de três tratamentos térmicos de um único material. A precisão consiste em repetibilidade, ou seja, o acordo que ocorre quando amostras idênticas são executadas sequencialmente com o mesmo método de teste no mesmo laboratório pelo mesmo operador e equipamento e reprodutibilidade, ou seja, o acordo que ocorre quando amostras idênticas são executadas com o mesmo método de teste em diferentes laboratórios.
10.1.1 O programa de teste interlaboratório produziu estatísticas de repetição consistindo no desvio padrão de repetibilidade, s, e os limites de repetibilidade de 95%, r. Estes valores foram relacionados à taxa de corrosão média, X, em mpy pelas seguintes expressões:
Sr = ±2.84 * 10 (ẋ) ³
r = ±7.95 * 10 (ẋ) ³
Onde, r = 2.8Sr
as unidades de r e s são mpy.
10.1.2 O programa de teste inter-laboratório produziu estatísticas de reprodutibilidade, incluindo o desvio padrão de reprodutibilidade s, e os limites de reprodutibilidade de 95% R. Os valores foram relatados à taxa de corrosão média, x em mpy como segue:
r - = 3.02*10-6(x)³ (4)
R- = 8.046*10-6(x)³ (5)
Onde: 
R = 2.8sR
10.2 As unidades de R e sR são mpy.
O procedimento nos métodos de teste G 28 para determinar a susceptibilidade à corrosão intergranular nas ligas de rolamento de cromo rico em níquel forjado não tem tendência porque o valor do Método A para a susceptibilidade à corrosão intergracular nas ligas é definido apenas em termos deste método de teste.
MÉTODO B - Misturador Ácido - teste de sal oxidante
11. Significado e Uso
11.1 O teste de sal oxidante com ácido mexicano em ebulição (23% H2SO4 + 1.2%HCL + 1% FeCl3 + 1% CuCl2) pode ser aplicado à seguinte liga na condição forjada:
 Liga tempo de teste - h
N06022 24
N06059 24
N06200 24
N060646 24
N10276 24
11.2 Este método pode ser usado para avaliar os materiais recebidos e avaliar os efeitos de tratamentos subsequentes. No caso das ligas ricas em níquel e cromo, o método pode ser aplicado somente a produtos que estão próximos. O teste não é aplicável ao elenco e soldagem de produtos feitos.
12. Aparelho
12.1 Veja a Seção 4.
13. Solução de teste
13.1 prepare 600 ml, da solução da seguinte forma:
13.1.1 Aviso - proteste contra os olhos e luvas de borracha para manusear ácido. Coloque o balão de teste sob um capô.
13.1.2 Primeiro pesa 10 g de cloreto férrico com reagente ( FeCl3.6H2O)e coloque no frasco.
13.1.3 Em seguida, pesa 7,2 g de cloreto cúprico de grau reagente ( CuCl2.2H2O) e adicione ao frasco.
13.1.4 Medir 476 ml de água reagente de Tipo IV (Especificação D 1193) em um 500ml, formar e despejar no frasco.
13.1.5 Em seguida, mede 90 ml de ácido sulfúrico (H2SO4) de grau reagente de uma concentração que deve estar na faixa de 95,0 a 98,0 por cento em peso em 100 ml. graduado. Adicione o calor envolvido. O resfriamento externo do frasco com água durante a mistura reduzirá o superaquecimento.
Nota 5- A perda de vapor resulta em concentrações do ácido.
13.1.6 Medir 18 ml. de ácido clorídrico de grau reagente (HCl) de uma concentração que deve estar no intervalo de 36,5 para 38 a percentual em peso em um graduado de 25 ml. Adicione o ácido lentamente à solução para evitar excesso de calor e perda de vapor.
13.1.7Adicione batatas fritas
13.1.8 Lubrifique o vidro moído da união ondenser com graxa de silicone.
13.1.9 Cubra o frasco com condensador do condensador e circule a água de refrigeração.
13.1.10 Ferva a solução até dissolver todos os cloretos férricos e cloreto de borracha.
13.1.11 Aviso - Foi relatado que pode ocorrer ferver violento resultando em derrames de ácido. É importante assegurar que a concentração de ácido se torne mais concentrada e que um número adequado de chips de ebulição (que são resistentes ao ataque pela solução de teste) estão presentes.
14. Teste de Amostras 
14.1 Veja a Seção 6
15. Procedimento
15.1 Veja a Seção 7
16. Cálculo e interpretação de resultados
16.1 Veja a Seção 8
17. Relatório
17.1 Consulte a seção 9
18. Precisão e Bias
18.1 A precisão do método de teste B dos métodos de teste G 28 foi determinada em um programa de teste interlaboratório com seis laboratórios que executam testes duplicae em três tratamentos térmicos de um único material. Precisão Consiste em repetibilidade, ou seja, o acordo que ocorre quando segmentos idênticos são executados sequencialmente com o mesmo método de teste no mesmo laboratório pelo mesmo operador e equipamento e reprodutibilidade, ou seja, o acordo que ocorre quando espécimes idênticos são executados com o mesmo. mesmo método de teste em diferentes laboratórios.
18.1.1 O programa de teste interlaboratório produziu estatísticas de repetibilidade consistindo em padrões de repetição padrão de deviatina, s e 95% de repetibilidade, r. Os valores foram relacionados à taxa média de corrosão, x, pelas seguintes expressões: 
Sr = +- 0.274 x (6) 
r = +- 0.767x (7)
Onde: r = 2.8sr
As unidades de r e s, são os mesmos que x.
18.1.2 O programa de teste interlaboratório produziu estatísticas de reprodutibilidade, incluindo os padrões padrão de reprodutibilidade e os limites de reprodutibilidade de 95%, R. Os valores ou s e R são idênticos a s e r de forma respiratória.
18.2 procedimento no Método de Teste B (Teste de Sal de Ácido Misto-Oxidante) dos Métodos de Teste G 28 não tem tendência porque.

Outros materiais