Buscar

Revisão patologia veterinária sistema locomotor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisão patologia veterinária sistema locomotor
Jéssica Cruz
Tecido Ósseo em nível celular:
Osteoblatos:
são células que produzem matriz óssea que se deposita em torno da própria célula.
Depois de serem totalmente envolvidos pela matriz ficam incorporados nela e passam a ser osteócitos
Suas membranas são ricas em fosfatase alcalina, e sua atividade pode ser medida pelo nível de fosfatase alcalina, sendo que essa enzima pode ter um papel na mineralização e no bombeamento de cálcio através das membranas celulares
Eles tem receptores para PTH e a ativação desses receptores aumenta a atividade da bomba de cálcio do osteoblasto e inicia-se a reabsorção pelo osteoclasto.
Osteocitos:
São osteoblastos que foram cercados por matriz óssea mineralizada.
Osteócitos:
 Sob condições de intenso estresse pode ocorrer a reabsorção da matriz óssea por Osteócitos, causando aumento da lacuna (osteolise osteocitica) →raro
Também te capacidade limitada para formação óssea. O papel do Osteócitos para a manutenção do osso maduro é incerto, porque o osso cortical morto pode persistir por décadas sem perder a integridade estrutural.
Osteoclastos:
Células multinucleadas que tem a função de reabsorver o tecido ósseo.
Eles absorvem o osso em dois estágios:
Primeiro: o mineral é dissolvido pela secreção de íons hidrogênio. Sendo que esses ions são são derivados do acido carbônico produzido no interior do osteoclasto a partir de agua e dioxido de carbono, pela enzima anidrase carbônica.
Segundo: o colágeno é quebrado em partículas menores devido a enzimas lisossomais do osteoclasto e é secretado na parte de bordadura em escova. A concavidade do osso criada pela reabsorção é a lacuna de howship.
O PTH estimula a reabsorção óssea por osteoclasto que em resposta aumentam em numero. Porem quem inicia a reabsorção óssea é o osteoblasto (receptores para PTH), que se contrai deixando a estrutura óssea exposta para que o osteoclasto possa se aderir a uma superfície totalmente mineralizada. A calcitonina é um inibidor sistêmico do osteoclasto, pois o mesmo contem receptores para calcitonina e em resposta involui sua borda em escova, dimuniendo assim, sua ação desprendendo-se da superfície óssea.
Citoquininas e Prostaglândinas
Estimulam a Reabsorção
Ossea
Morfologia do osso como Orgão
Constituído pelos tecidos ósseo cartilaginoso, conjuntivo fibroso e hemocitopoietico.
Osso como tecido
Tecido conjuntivo especializado
Constituido de matriz organica e minerais, sendo metabolicamente ativo (aposição e reabsorção). Crescimento Gestação e lactação.
Crescimento ósseo pós natal
Ossificação intramembranosa:
é responsável pelo desenvolvimento dos ossos chatos ou laminados, especialmente aqueles que se encontram no crânio.
Nos centros de ossificação primaria → células mesenquimais se diferenciam em osteoblastos que vão sintetizar osteoides, que vão se mineralizar → osteocitos (isso origina as traves osseas).
na intramembranosa ocorre de forma diferente, partindo de núcleos de ossificação, que se expandem e se juntam ao longo do tempo. O crânio, por exemplo, ossifica desta maneira. Por esse motivo, deve-se tomar cuidado ao pegar na cabeça dos recém-nascidos (fontanelas) para não afetar o encéfalo que ainda não está totalmente protegido
Ossificação endocondral:
ocorre o desenvolvimento ósseo do centro para as extremidades.
acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso.
corre utilizando uma peça de cartilagem hialina como molde. Há a formação inicial de uma placa, delgada, de matriz óssea na região média da diáfise. Com essa formação óssea, vasos invadem a cartilagem trazendo íons de Cálcio que, ao se impregnar na matriz cartilaginosa impede a difusão de substancias
Ossificação endocondral
A ossificação endocondral ocorre utilizando uma peça de cartilagem hialina como molde. Há a formação inicial de uma placa, delgada, de matriz óssea na região média da diáfise. Com essa formação óssea, vasos invadem a cartilagem trazendo íons de Cálcio que, ao se impregnar na matriz cartilaginosa impede a difusão de substancias. No início, os condrócitos se hipertrofiam com a chegada de muitos nutrientes e Oxigênio; depois, a matriz cartilaginosa é reduzida e mineralizada, os condrócitos morrem por apoptose ao deixarem de receber nutrientes por difusão, as cavidades deixadas pelos condrócitos é invadida por capilares sanguíneos e células mesenquimais indiferenciadas (osteogênicas) vindas do tecido conjuntivo adjacente, finalmente as células osteogênicas formam osteoblastos que produzirão matriz óssea sobre os restos de cartilagem hialina calcificada. Os osteoblastos, ao produzir a matriz óssea acabam se englobando, dando origem a lacunas e canalículos. A partir desde momento o osteoblasto é denominado osteócito, quanto está totalmente imerso na matriz óssea. Simultaneamente à produção de matriz pelos osteoblastos, há a invasão da região mediana do osso por osteclastos, derivados de macrófagos da corrente sanguínea (que normalmente se localizam na face exterior dos ossos, em lacunas da matriz óssea denominadas lacunas de Howship), que pelo processo de reabsorção óssea criam um canal interno, que rapidamente se expande longitudinalmente no osso, formando o canal medular.
Esse tipo de ossificação é característico dos disco epifisários onde são observadas várias faixas de acordo com o estágio de ossificação:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais