Buscar

Plano de Negócios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANO DE NEGÓCIOS
PIM III +
Dicas de apresentação
Profº Juvenal
BASE
 
COMPLEMENTAR
Plano de Negócios
 
Modelo de Liderança
 
 
Avaliação de Desempenho
 
 
Administração de Cargos e Salários
 
 
Matemática Financeira
 
 
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial
DISCIPLINAS CONTEMPLADAS:
PLANO DE NEGÓCIO
Para você organizar suas ideias é que foi criado o PLANO DE NEGÓCIO. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, o plano de negócio será o seu mapa de percurso. 
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
O plano irá ajudá-lo a concluir se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.
 
Ao final, seu plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”.
Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio não é uma tarefa fácil, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade. Boa sorte, ou melhor dizendo, bom trabalho! E tenha claro que começar já é a metade de toda a ação.
Sucesso!
PLANO DE NEGÓCIO
Resumo dos principais pontos do plano de negócio
O que é e como fazer
Ao descrever o plano, faça um breve relato com suas principais características. Procure mencionar:
• o que é o negócio;
• quais os principais produtos e/ou serviços;
• quem serão seus principais clientes;
• onde será localizada a empresa;
• o montante de capital a ser investido;
• qual será o faturamento mensal;
• que lucro espera obter do negócio;
• em quanto tempo espera que o capital investido retorne.
É interessante fazer uma boa análise da carteira de produtos e/ou serviços. Há ferramentas que podem possibilitar uma analise mais detalhada, como a *análise SWOT (strength-força; weaknesses-fraqueza; opportunities- oportunidade and ameaças), que verifica as forças e fraquezas no ambiente interno e oportunidades e riscos no ambiente externo da empresa.
*Ver análise SWOT 
Sugere-se também o uso da Matriz BCG, do Boston Consulting Group, que faz a análise em dois grandes fatores: crescimento de mercado e participação relativa de mercado, definindo itens como Estrela (alta participação e crescimento), Dúvida (baixa participação de mercado com alto crescimento), Vaca Leiteira (com participação alta de mercado e crescimento razoável) e Abacaxi (baixo crescimento e participação de mercado). 
Matriz BCG
Fonte: Boston Consulting Group
É preciso posicionar os produtos da empresa dentro da matriz, de acordo com suas características principais, sendo classificados de acordo com o quadrante que ocupam. Os quadrantes são:
Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com alta taxa de crescimento. Exige grande investimento e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa. Exemplo: ensino a distância para as universidades.
Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos  com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”. Exemplo: Cacau Show
Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”. Exemplo: refrigerante fanta laranja.
Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.
Exemplo: celular com poucos recursos tecnológicos.
DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO.
 
1- Informações sobre a empresa. 
2- Utilizar o que foi visto em sala de aula (disciplinas) com a empresa trabalhada - ser breve. (PowerPoint)
3- Plano de Negócio (a ênfase é aqui) - Apontar a(s) fraqueza(s) da empresa e apresentar a solução, ou seja, a oportunidade que o grupo identificou (análise SWOT) + Matriz BCG.
4- Ensaiar quantas vezes for necessário para que o grupo possa fazer uma boa apresentação. Nota: passando o tempo disponível, alguns professores da banca, além de tirar nota, solicita que a apresentação seja encerrada.
5- As vezes um determinado aluno ocupa um tempo enorme, assim a outra parte do grupo fica sem tempo. É interessante que o tempo seja partilhado.
Objetivos desta apresentação
Apresentar dicas de como PREPARAR apresentações.
Apresentar dicas de como FAZER a apresentação.
Apresentar dicas de como se COMPORTAR durante a apresentação.
Roteiro
apresentar tópicos gerais;
é uma lista pequena (pois é um sumário);
não gastar muito tempo, principalmente se o tempo total for curto e
permiter ao espectador ter uma idéia do que será apresentado e em que ordem.
Exemplo de apresentação por tópicos.
Tópico 1
Tópico 2
Tópico 3
Etc.
Montagem do PowerPoint
Procure colocar palavras-chave associadas a cada tópico
Tópico 1
lembrete 1 - Café
lembrete 2 - Açucar
Exemplo 1: “Há uma padaria que serve um café saboroso, acreditamos que o motivo é o açucar que eles utilizam, é diferente em relação a todos as padarias que conheçemos…”
Tópico 2
lembrete 1 - Neymar
lembrete 2 - Barcelona/Seleção Brasileira
Exemplo 2 “O Jogador de futebol Neymar começou muito bem a temporada de 2016, porém, as sua últimas apresentações jogando pelo Barcelona e/ou pela seleção brasileira foram jogos considerados pífios…”
OUTRAS DICAS 
1.Não cometa erros de ortografia:Nãochecar a escrita das palavras demonstra completo falta de cuidado e atenção. Se você não se importa o suficiente para por à prova a sua apresentação, sua plateia vai ficar menos interessada em você e na sua mensagem. É a forma mais fácil de parecer amador.
2. Não crie combinações de cores que causem distração:azuleverde/ amarelaebranca/ pretae vermelha entre outras combinações, são as mais difíceis de ler. (A seguir verá um exemplo da combinação dacor branca com o fundo amarela).
Aquantidade de slides não representa a qualidade da apresentação. Se quiser numerar osslides, issoajuda o público a acompanhar o andamento da apresentação.
Amarela e Branca
3. Não use fontes desnecessárias:Designers profissionais de PowerPoint usam duas, no máximo três, estilos de fontes numa apresentação inteira.Não usem diversas fontes na sua apresentação.
4. Não use uma fonte muito pequena:Você gostaria de assistir uma apresentação, onde você não consegue ler nada? Acho que não! Então não escreva com fontes pequenas.
5. Não insira imagens distorcidas:Imagens usadas em PowerPoint devem ter pelo menos 900×720 pixels. Designers começam com imagens maiores e diminuem seu tamanho para caber no slide. Procure imagens de tamanho superior ao seu slide e reduza ao tamanho necessário. Nunca pegue uma imagem pequena e aumente sua dimensão, a resolução vai ficar ruim.
6. Não pareça descuidado:Organize-se! Planeje seu tempo. Utilize o tempo que foi disponibilizado para você.
Ter um tempo maior para apresentar não significa que você deve aumentar o número de slides.Um número entre 10 e 15 slides é aceitável para uma apresentação de 20 minutos.Obs.: deixe um pequeno espaço para possível eventualidade. Sugestão: fique em média 1 minuto em cada slide.
7.Não pareça desarrumado:Vista-se bem! Faça aquela faxina no guarda-roupa e arrume-se para causar boa impressão a sua plateia!! Imagine você assistindo uma palestra de alguém que está de calça surrada, camiseta (que por sinal furada) e usando óculo escuro, por exemplo.Vista adequadamente para esta situação.
8.Não leia tudo que está no slide:os slides foram feitos para guiar a apresentação e não para servir de livro digital na sua apresentação. Escreva em tópicos. Não escreva textos longos. Aplateiadeve se prender a sua apresentação e não ao slide. Lembrete: aplateiatambém sabe ler.
9.Planejeumplano B:Imagine que você precise usar internet e exatamente na hora de sua apresentação... "putscaiu a rede!" E agora? Acaba a apresentação? Não! Por exemplo, salve todo o material que precisa ter acesso a internet em seu pen drive. Outra:tenha cópias de sua apresentação no seu e-mail, CD, celular, em outro Pen Drive, etc.Mesmo que não tenha a necessidade de utilizar a internet, é relevante ter inúmeras cópias.
10. Planejeumplano B para os componentes do grupo:A apresentação acontecerá às 20h00, apresentada por 04 pessoas;apenas um conseguiu chegar a tempo, fazer a apresentação assim mesmo, ou seja, todos deverão conhecer todo o material que será apresentado.
11.Pratique sua apresentação:Pratique sua apresentação em voz alta. A plateia perceberá que domina o assunto; além da apresentação fluir melhor, administrará o tempodaapresentação. Obs.: se for grupo, treinar juntos. Treine com os seus familiares e amigos.
12. Não destaque os seus erros:Se você quer mostrar total falta de preparo, diga algo como: “Ops, não tenho ideia de como este slide veio parar aqui”. Aqui é um verdadeiro “tiro nas pernas”; para esta situação você demonstra o quanto não está preparado.
13. A primeira impressão é a que fica: Não comece sua apresentação fazendopiadinhas pensandoque está descontraindo a plateia.Você pode causar má impressão logo de início.
14. Não abuse das animações:Não faça suas apresentações com funções “saltar”, “bumerangue” e a temida “nêutrons”, por exemplo, que faz as letras circularem descontroladas.Façao simples.
15. Não use desenhos de clip-art:Procure fotos de resolução boa. Existem tantos sites que disponibilizam esse tipo de serviço. Usando o clip-art do PowerPoint, sua apresentação ficará com cara de "apresentação de escola primária".
16. Identificação: é pertinente que todos os componentes do grupo estejam devidamente identificados através de crachás. Também em cadaslide. Não se esqueça de colocar os nomes nos slides. Isso ajuda o público a acompanhar o andamento da apresentação. Lembre-se: padronizado.
17. Slide de Abertura:É a capa da sua apresentação. Então você deve caprichar. Deve conter, obrigatoriamente, o tema da“palestra”,seguido pelo seu nome, e se for para uma empresa coloque seu cargo ou função. Enquanto a apresentação não começa o Slide de Abertura pode ficar aberto ao público.
 
18. Sumário: É geralmente, o segundo slide,é uma visão geral do que será apresentado. Mostre nesse slide tópicos com os assuntos da apresentação.
IMPORTANTE
19.Antes da Apresentação, checar:
Sala;
Tomadas;
Equipamentos (Datashow, computador,etc);
Luzes (nem demais e nem de menos);
Cadeiras;
Etc.
20.Grupo Coeso:todos deverão escolher um lugar na sala e ficarem juntos, demonstrando que se trata de uma equipe; evite conversa paralela, pois as pessoas podem voltar à atenção para aquelas pessoas que estiverem conversando. Jamais passar pelo projetor ou na frente da tela, nem tão pouco que a apresentação possa impedir que parte daplateiafique impossibilitada de acompanhar a apresentação.
21.Durante a apresentação:
Use umapontadorlaser (édeseleganteficarapontandoodedo).
Utilizarumacanetaouumavara(semelhanteaumaantenaderádio), etc.
Olheaspessoasnosolhos, masrapidamente(nãofixaroolharpormuitotempo).
Nãoolhesomenteparaumapessoa.
Seficarnervoso,nãoolhediretamenteparaosolhosdaspessoas;olhenoterceiroolho(acimadonariz,próximodatesta).
Nãopenseemquemestánaplatéia(evitaficarnervosoaosaber queháum “figurão”observando).Lembre-se,nestemomentovocêé quedominaoassuntoqueestásendoabordado.
Nãofalerápidodemais,vádevagardurantetodaa apresentação.
Cuidado:emgeral, aspessoasgastammaistempo noinícioedepoisprecisam“correr”nosúltimosslides.
Tenhaatitude
fique depé.
defrentepara aplatéia.
mexa-se (alternevirandopara aplatéiae paraosslides).
casosinta-seconfortável,andede umladopara outro (mascuideparanãopassarnafrentedoprojetor,nãopisarnosfios,objetosdiversos, etc.
sejadinâmico.
use tons devozdiferentes(orabaixo,oraalto paraenfatizar)
Seacharpertinente,façaperguntaspara quevocêmesmopossaresponder.
Nãouseexpressõescomo:
“euacho”
“parece”
“desculpa”
“nãolembro”
“nãosei”
“viciosdelinguagem”.Exemplo:hãhãhãhãhãhã;nênênênênênê; Etc.Outradica:repetiramesmapalavrapordiversasvezes,exemplo:sabe!
22.Cartões de memorização ou “Cola na Apresentação”:o grupo que optar por ter um lembrete durante a apresentação deverá ser padrão, de preferência com ologo da empresaque estará sendo abordada. Esta “cola” deverá ter apenas os tópicos que serão comentados de cada slides e não uma leitura pura e simples. Lembre-se, caso isto aconteça, o seu trabalho estará condenado ao fracasso. Nota: jamais utilizar folha de caderno, rascunhos, etc.
23.A troca de Pessoas:deverá acontecer naturalmente, como cada componente do grupo estará com o cracháe com os nomesnosslidesnão há necessidade deapresentação, (que já deve ter acontecido no início da apresentação) apenas então, informar somente quem estará dando continuidade.
24. Slide de Encerramento: Ajudaoapresentadoraperceberque aapresentaçãoestáchegandoaofim,ouseja, a CONCLUSÃO dotrabalho.
 
No último slide exiba um “obrigado”, ou qualquer outra frase de agradecimento. Aproveite o espaço, para exibir a logomarca da sua empresa e/ou se considerar pertinente faça o seu marketing pessoal.
Sejaagradável e não inconveniente.
DICAS FINAIS
Muitos slides
Se houver muitos itens, não se deve apresentá-los todos no mesmo slide. Procure dividir em mais slides, é preferível passar mais rápido do que ficar muito tempo no mesmo. Isto torna a apresentação mais ágil. Isto também permite mostrar mais conteúdo (mais detalhes).
Falar demais
Quando há poucas guias nos slides, a tendência é falar mais tempo que o necessário; pois o apresentador terá que lembrar o que falar.
Falar de algo que não foi planejado é perigoso pois se pode falar bobagens.
Planeje os slides para guiá-lo durante a apresentação (o que falar e em que ordem).
Não use frases longas
Um dos erros mais comuns nas apresentações é copiar parágrafos inteiros do texto escrito, por exemplo a monografia, e usá-los nos slides. Com isto, o apresentador ganha tempo na preparação dos slides mas certamente vai tornar a apresentação muito chata.
Apresentação, explicação e conclusão da Solução/Plano de Negócios
Inicie explicando superficialmente qual a solução proposta para resolver o problema.
Durante a apresentação, dê explicações gerais de funcionalidade. Se possível, utilize ferramentas tais como: gráfico, tabelas, etc. para apresentar o plano. 
Conclua informando como a implantação ajudará na solução do problema detectado pelo grupo.
Não entregue cópias impressas dos seus slides. 
Eles não funcionam sem você e sua apresentação.
Você projeta um novo slide de PowerPoint e as pessoas têm reações emocionais despertadas. Elas se sentam direito nas cadeiras e se mostram curiosas para saber o que você tem a dizer...ou seja, aguçar a curiosidade do ouvinte faz parte da sua apresentação. 
Obs.: O grupo poderá disponibilizar uma cópia da parte escrita do trabalho para a banca, jamais o PPT. Podendo ser tamanho normal ou em formato menor.
Mimo
O grupo poderá levar um “mimo” para o pessoal da banca, e/ou todos que estiverem presentes no recinto da apresentação. Exemplos: água, bombom, caneta, agenda, etc. Podendo ainda presentear com produtos da empresa.
Nota: não é obrigado. A nota não será acrescida ou diminuída com este gesto ou a falta dele. 
A troca de presente é comum em algumas culturas...
Lembrete: a apresentação é pública.
Somente acesse a sala de apresentação com a autorização da banca, ou seja, não adentrar a sala durante as apresentações, espere o término e o ok da banca.
A plateia deverá manter-se em silêncio. 
Slides Extras
Você pode preparar slides extras e colocá-los ao final, depois do último slide.
Podem ajudar no caso de haver perguntas, mas não devem incluir conteúdos essenciais.
Servem para incluir detalhes, que podem ser necessários para responder alguma pergunta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais