Buscar

trabalho educaçãoespecial. sala de recrrsos.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Por: Adelice Cordeiro/ Kardelem Yodonona/ Luciete Cordeiro/ Valeria ferreira 
Polo – Vencer Centro interativo educacional 
Data: 04 /09/2017 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: E.E.Geralda Otoni Barbosa 
 
 
 
 Alunos portadores de necessidades especiais são beneficiados, em Capelinha, com educação inclusiva. 
Em Capelinha, Minas gerais, estudantes portadores de necessidades especiais são beneficiados com uma educação inclusiva. Este atendimento é ofertado na Escola Estadual professora Geralda Otoni Barbosa. É um cenário de avanço, assegurando condições de acesso, participação e aprendizagem aos alunos portadores de necessidade especiais. 
A Escola Estadual Professora Geralda Otoni Barbosa possuí uma mesa alfabeto, instalada na sala de recursos. A mesa alfabeto tem chamado muito a atenção devido a sua multifuncionalidade. Ela é composta por módulos eletrônicos e atividades interativas, multimídia desenvolvida para o processo de aprendizado, auxiliando no desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Atende todos os alunos com necessidades especiais em todos os estágios da educação. As vantagens são inúmeras, como a facilidade de uso e a eficiência na realização das atividades.
 
 
. 
De acordo com a professora Eliane Maciel - que é membra do corpo docente desta escola-, a aplicabilidade das atividades simples, como montar blocos coloridos com letras do alfabeto, leva o aluno a reconhecer as letras, construir palavras, e associá-las ao seu significado. Possibilitando-o a ler, escrever e interpretar textos. Possibilitando, também, a acessibilidade de blocos com letras em braile (comunicação em libras), lupas e recursos sonoros, no qual possa desenvolver um trabalho que atenda todos os alunos portadores de necessidades especiais em todas as faixas etárias, contribuído assim na alfabetização, através da motivação, da descoberta, provocando o desenvolvimento da inteligência, da imaginação, da afetividade, da capacidade de socialização e autoconfiança. 
 
 Para Eliane, que está diariamente em contato com os alunos portadores de necessidades especiais em uso dos recursos a eles ofertados na escola, a única desvantagem da mesa alfabeto é o alto custo para a adquiri-la, mas que as possibilidades que ela tem para trabalhar diversos conteúdos em diferentes níveis, no processo de aprendizagem, de forma interativa e satisfatória, faz valer a pena a aquisição.

Outros materiais