Buscar

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
MARIA REGINA TEIXEIRA DE LIMA
PROF.ª MARLY SPIER
1314
PROJETO DE ESTÁGIO
PORTO ALEGRE
2017
MARIA REGINA TEIXEIRA DE LIMA
PROJETO DE ESTÁGIO
Trabalho de estágio apresentado ao Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito para a disciplina de Estágio Curricular do curso de graduação em Pedagogia.
Orientador: Prof.ª Marly Spier
PORTO ALEGRE
2017
1 INTRODUÇÃO
O trabalho aqui presente é fruto do estágio curricular do curso de licenciatura em pedagogia.
Sendo realizado na Escola de Educação Infantil Raio de Sol, situada na Rua Colina, nº 150, bairro Aberta dos Morros, Porto Alegre/RS. A escola é de turno integral, com horário de funcionamento das 07h às 18h, de segunda a sexta-feira, contempla o ensino de educação infantil na idade de 04 meses à 05 anos e 11 meses, onde os pais tem livre acesso para deixarem e também buscarem na porta da sala onde é feito o acolhimento, organizados por grupos etários, que são divididos em três classes, berçário crianças de 04 meses à 02 anos; maternal I e II, com crianças de 02 à 04 anos; jardim A crianças de 04 à 05 anos e jardim B, crianças de 05 à 05 anos e 11 meses. No atendimento desse grupo de 80 crianças, é feita por 12 funcionárias, é conveniada com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), tem parceria com a escola Tristão da Restinga.
2 PARTE I: PESQUISA
2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
 O presente trabalho objetiva analisar a importância da afetividade no processo educacional professor e aluno, e nas relações pedagógicas professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso de uma criança na escola e em sua vida futura. Este trabalho nos convida a uma reflexão na questão sobre afetividade, onde o professor se torna o mediador desse assunto em sala de aula propiciando a aprendizagem, permitindo um relacionamento de amizade e respeito desenvolvendo assim o seu próprio progresso físico, psíquico, espiritual e moral.
Palavras-chave: Afetividade. Professor-aluno. Aprendizagem.
2.2 OBJETIVO
		Analisar sobre o papel da afetividade como fator importante no relacionamento professor e aluno e na dinâmica escolar.
Discutir a contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, identificar o professor como mediador do afeto e do desenvolvimento cognitivo na formação do aluno. 
2.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Através da minha pesquisa, percebi que para ensinar as crianças é preciso querer bem a elas. Este querer bem, para Freire (1996, p. 159),
[...] significa, de fato, que a afetividade não me assusta, que não tenho medo de expressá-la. Significa esta abertura ao querer bem a maneira que tenho de autenticamente selar o meu compromisso com os educandos, numa prática específica do ser humano. A minha abertura ao querer bem significa a minha disponibilidade à alegria de viver. Justa alegria de viver, que, assumida plenamente, não permite que me transforme num ser “adocicado” nem tampouco num ser arestoso e ama
Também constatei que a afetividade é e o desígnio fundamental para a construção das informações cognitivo-afetivo nas crianças e consequentemente nas relações que deve existir entre professores e alunos. Verifiquei que através da afetividade o aluno pode construir conhecimento e criatividade. O afeto pode acelerar ou retardar o desenvolvimento das estruturas cognitivas. Acelera o desenvolvimento das estruturas no caso de interesse e necessidade, e retarda quando a situação afetiva é obstáculo para o desenvolvimento intelectual.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
Durante o estágio de observação de 12 horas na escola Raio de Sol, pude observar e participar dos processos de práticas pedagógicas e também com as funcionárias. Tive acesso aos documentos da instituição e seu projeto político pedagógico.
O prédio é térreo, possui 3 salas com banheiros internos cada, berçário com fraldário e uma sala adaptada onde era o refeitório, é onde fica o jardim B e a professora atende a 16 crianças. As refeições são levadas na sala, uma cozinha ampla, refeitório para funcionárias, lavanderia, sala de material pedagógico, dispensa para guardar os alimentos, pátio com brinquedos externos e pracinha.
A coordenadora Suzy me informou que a escola faz planejamento considerando os eixos norteadores do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), o PPP é discutido com os educadores nas formações que ocorrem uma vez por mês, e com as famílias em reuniões e assembleias.
Quanto a avaliação da criança é feita por um parecer descritivo no mês de Julho e outro em Dezembro, é relatado o dia a dia da criança em uma agenda e o portfólio com as atividades do ano entregue aos pais no final do ano.
A linha pedagógica escolhida pela escola é composta por vários filósofos e pensadores, entre eles: Vigotisky, Piaget, Wallon, Paulo Freire, entre outros que possam dar suporte teórico para os projetos escolares.
O corpo docente é composto por 8 educadoras e 1 educadora volante que auxilia nas atividades em sala de aula, no maternal I são 18 crianças e 3 educadoras, maternal II são 21 crianças e 2 educadoras, jardim A são 25 crianças, 1 educadora e a volante e no jardim B, 1 educadora e a volante, 1 cozinheira e 1 auxiliar, 1 serviços gerais, 1 coordenadora e em parceria a diretoria da associação de moradores, que coordenam a escola. As educadoras, são formadas no curso de “Educadora Assistente”, e a coordenadora é formada no magistério. A escola busca parcerias para qualificação das profissionais.
A turma que realizei minhas 12 horas de observação e darei continuidade nas 20 horas de regência é o jardim B. A turma é formada por 16 alunos, sendo 10 meninas e 6 meninos, na idade de 5 anos e 9 meses, a educadora regente se chama Márcia, foi uma das professoras entrevistadas. Márcia relatou que possui o curso de educadora assistente e cursos de aperfeiçoamento, tem 9 anos de profissão e 8 anos na escola, mora no bairro. A outra professora entrevistada foi a coordenadora da escolinha Suzy, ela informou que é formada em magistério, curso de aperfeiçoamento na área, 6 anos de escola, 2 anos na profissão. Na entrevista falou sobre seu projeto político pedagógico ver a criança como um ser criativo, questionador, expressivo e verdadeiro. Respeita sua realidade social e a observa como um ser total, não fragmentado.
A escola possui recursos didáticos, livros para pesquisa, recurso de internet, recurso de vídeo nas salas e realizam técnicas de oficina com sucatas.
O primeiro dia de observação, a rotina de acolhimento, rodinha, percebi que as crianças estavam um pouco agitadas, mas a professora com toda a paciência e carinho chamou a atenção deles para a atividade de proposta por ela, que era pintar em uma folha xerocada as letras do alfabeto que ela havia entregue a eles, quem terminasse recebia uma folha em branco e fazia um desenho livre, onde escreviam os seus nomes também, assistiram a um DVD do filme Carrossel 2, a seguir, fizeram a higiene e foram para a mesa esperar o almoço, enquanto a professora organizava os colchonetes para a hora do soninho.
No segundo dia de observação as crianças estavam mais tranquilas, pois era o dia de levar seu brinquedo preferido de casa para a escola, acabando o horário dos brinquedos guardaram e organizaram a sala, após, a professora pediu que a turma sentasse em rodinha para ler uma história que era sobre o folclore brasileiro e interagiram com ela que fazia perguntas sobre os personagens. Distribuiu uma folha em branco, lápis de cor e pediu para que desenhassem os personagens da história.
No terceiro dia de observação, além da rotina do acolhimento e da rodinha, sentaram-se e foram brincar de montar figuras com peças de LEGO e dessa forma a professora fazia perguntas sobre o que estavam montando, qual era a forma. Lavaram asmãos para comer uma fruta, que era o lanche, a professora organizou a fila dos meninos e das meninas e foram para o pátio, na pracinha brincaram onde a professora interagia com eles, perguntando sobre as cores, a contagem dos degraus do escorregador e etc., trabalhando a psicomotricidade com eles. Após, entraram e fizeram a higiene, sentaram à mesa para esperar o almoço, pois já eram 11h e 15 min., enquanto a professora organizava os colchonetes para a hora do soninho.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com este trabalho de observação na educação infantil, pude constatar o quanto é importante o afeto para o processo de ensino à aprendizagem e como o papel do educador serve de referência no desenvolvimento da criança.
Percebi que é na educação infantil, em meio a afetividade e ao lúdico, que o indivíduo se apropria da condição de sujeito, interage e desenvolve o aprendizado cognitivo, afetivo e social.
Acredito que a educação infantil deve-se ser feita baseada em teorias, na vivência do cotidiano, com amor, afeto e respeito aos pequenos.
Nesta escola constatei que as pessoas estão engajadas em proporcionar um desenvolvimento integral em tosos os aspectos da criança. Defendem o aprendizado multidisciplinar, buscando promover o despertar de sua criatividade, que os alunos tenham acesso à cultura e a tecnologia.
Outra consideração importante é que os educadores, crentes de suas responsabilidades, buscam aprimorar as práticas pedagógicas em formação continuada, melhorando assim suas estratégias de ensino e assim estar sempre atualizados e melhor qualificados para seus alunos da educação infantil.
Segundo Freire (2002, p. 69) diz: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós ignoramos alguma coisa”. Tendo este pensamento, nós, como educadores, não somos donos do saber, devemos estar sempre buscando aprender mais, assim se dá o processo de ensino aprendizado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Caderno de estudo Pedagogia da Educação Infantil, UNIASSELVI 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 34ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zanar, 1976.
RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes