Buscar

AULA 10 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 10
O CONSUMIDOR GLOBAL
O novo consumidor é um indivíduo que possui múltiplas facetas, formando um perfil distinto do consumidor do século passado.  Ele consome bens e serviços em um mercado global, é consciente de seus direitos e exerce plenamente sua dimensão de cidadão, bem como utiliza a Web cotidianamente para aprender, trabalhar e viver, além de ser bem informado.
O consumidor do século XXI é um consumidor mais consciente de seu papel como agente transformador da qualidade das relações de consumo e como influenciador no comportamento das empresas e instituições. 
Questões como aquecimento global, poluição, degradação do meio ambiente, esgotamento dos recursos naturais, miséria e exclusão social, exploração de mão de obra infantil, trabalho em regime de semiescravidão são alguns dos temas que têm inquietado esse consumidor.
A todo instante, qualquer pessoa, em qualquer lugar, independentemente de fronteiras, pode comunicar-se, interagir, persuadir, dominar, consumir pela Internet e, além de tudo, ter acesso aos bens culturais, produtos de consumo e serviços, em localidades antes praticamente inacessíveis à comercialização convencional.
Como o acesso às informações está cada vez mais ágil e globalizado, há oferta de soluções para o consumidor quase que imediatas, graças à rede.
Como consequência dessas transformações, o consumidor globalizado, nesse novo ambiente, apresenta-se mais exigente, informado, antenado, inovador, esperto, contestador, autossuficiente, ágil, perspicaz e interativo.
Consumerismo: 
Movimento de consciência dos consumidores em busca da defesa de seus interesses. São políticas e atividades projetadas para proteger os interesses e os direitos dos consumidores nas suas relações de consumo. O consumerismo representou um grande avanço nos relacionamentos de trocas entre produtores, vendedores e consumidores.
Entre os principais desafios do profissional de marketing do século XXI estão a flexibilidade, a atualização e a capacidade de antecipação para ajudar as organizações a compreender intimamente a evolução permanente do consumidor e fornecer a proposição de valor adequada a suas novas necessidades e desejos.

Outros materiais