Buscar

Avaliando mecânica dos solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502066590)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale V para afirmações verdadeiras e F para falsas, em relação à resistência ao cisalhamento dos solos. Justifique ou comente as afirmações julgadas falsas: .
		
	 
	Pode-se dizer que o ângulo de atrito de um solo é constante em relação ao seu estado de tensões, pois a envoltória de ruptura real de um solo é linear
	 
	Na mecânica dos solos clássica, para solos saturados, pode-se afirmar que um determinado elemento de solo pode alcançar um estado de tensões acima da envoltória de ruptura.
	 
	A resistência ao cisalhamento dos solos saturados ocorre basicamente devido ao embricamento entre as partículas (no caso de solos não-coesivos), e às parcelas de coesão e ângulo de atrito. O ângulo de atrito corresponde a uma resistência oposta a que esta sendo aplicada, proveniente apenas do contato grão-grão. Enquanto que a coesão se assemelha a uma cola atuante entre as partículas, que representa uma ligação cimentada entre estas.
	 
	A resistência ao cisalhamento das areias é diretamente relacionada ao seu ângulo de atrito. Ou seja, teoricamente esse tipo de solo apresenta coesão pequena ou nula. Os principais fatores que afetam a resistência ao cisalhamento das areias são o índice de vazios, forma das partículas (angular ou arredondada), tamanho do grão e granulometria. Provavelmente o índice de vazios é o fator que mais afeta a resistência ao cisalhamento das areias, sendo que quanto maior o índice de vazios, maior o ângulo de atrito
	 
	São vantagens do ensaio de cisalhamento direto em relação ao triaxial: rapidez, praticidade, custos inferiores ao triaxial, observação clara do plano de ruptura (horizontal). Essas vantagens decorrem da medição da força para cisalhar o corpo de prova; medição da variação da altura do corpo de prova durante o ensaio; e controle total da drenagem no corpo de prova (medição da pressão neutra durante o ensaio)
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502305604)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais são os quatro estados de consistência do solo? Marque a opção correta:
		
	 
	Sólido, semi-sólido, plástico e líquido.
	
	Sólido, impermeável, plástico e líquido.
	
	Sólido, semi-sólido, impermeável e líquido.
	
	Sólido, semi-sólido, plástico e rígido.
	
	Elástico, semi-sólido, plástico e líquido.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502153813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere que o fator de segurança de uma encosta evolui com o tempo. Com base no comportamento esquemático apresentado na figura abaixo, conclui-se que o Fator de Segurança (F.S) dessa encosta natural:​ 
 
		
	
	Aumenta naturalmente com o tempo, mas, com o desmatamento, há uma redução do Fator de Segurança a curto prazo, e, a longo prazo, há ruptura.
	 
	Diminui naturalmente com o tempo, mas, com o desmatamento, há um aumento da estabilidade a curto prazo, ocorrendo uma instabilização mais acelerada da encosta a longo prazo.
	
	Aumenta naturalmente com o tempo e com o desmatamento, há uma redução do Fator de Segurança a curto prazo, e, a longo prazo, há ruptura.
	
	Diminui naturalmente com o tempo, mas, com o desmatamento, há uma diminuição do Fator de Segurança a curto prazo, ocorrendo a ruptura a longo prazo.
	
	Diminui, mas, com o desmatamento, há uma queda do Fator de Segurança a curto prazo, ocorrendo uma estabilização mais acelerada da encosta a longo prazo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502066577)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale V para afirmações verdadeiras e F para falsas, em relação à resistência ao cisalhamento dos solos. Justifique ou comente as afirmações julgadas falsas: a) A resistência ao cisalhamento dos solos saturados ocorre basicamente devido ao embricamento entre as partículas (no caso de solos não-coesivos), e às parcelas de coesão e ângulo de atrito. O ângulo de atrito corresponde a uma resistência oposta a que esta sendo aplicada, proveniente apenas do contato grão-grão. Enquanto que a coesão se assemelha a uma cola atuante entre as partículas, que representa uma ligação cimentada entre estas. b) Na mecânica dos solos clássica, para solos saturados, pode-se afirmar que um determinado elemento de solo pode alcançar um estado de tensões acima da envoltória de ruptura. c) São vantagens do ensaio de cisalhamento direto em relação ao triaxial: rapidez, praticidade, custos inferiores ao triaxial, observação clara do plano de ruptura (horizontal). Essas vantagens decorrem da medição da força para cisalhar o corpo de prova; medição da variação da altura do corpo de prova durante o ensaio; e controle total da drenagem no corpo de prova (medição da pressão neutra durante o ensaio) d) A resistência ao cisalhamento das areias é diretamente relacionada ao seu ângulo de atrito. Ou seja, teoricamente esse tipo de solo apresenta coesão pequena ou nula. Os principais fatores que afetam a resistência ao cisalhamento das areias são o índice de vazios, forma das partículas (angular ou arredondada), tamanho do grão e granulometria. Provavelmente o índice de vazios é o fator que mais afeta a resistência ao cisalhamento das areias, sendo que quanto maior o índice de vazios, maior o ângulo de atrito e) Pode-se dizer que o ângulo de atrito de um solo é constante em relação ao seu estado de tensões, pois a envoltória de ruptura real de um solo é linear.
		
	 
	A questão está correta, com exceção da última frase. Quanto maior o índice de vazios, teoricamente, menor o ângulo de atrito, diferente do que está mencionado na questão.
	 
	Caso seja analisada unicamente a envoltória de Mohr-Coulomb, o ângulo de atrito é um parâmetro intrínseco e constante do solo para qualquer estado de tensões. No entanto, o comportamento real de um solo, normalmente não é totalmente representado pela envoltória de Mohr-Coulomb, ou seja, a envoltória não é linear. Isso resulta em diferentes valores de ângulo de atrito para diferentes estados de tensões.
	 
	Verdadeiro
	 
	No ensaio de cisalhamento direto tradicional não é realizado o controle da drenagem do corpo de prova, ou seja, as medidas de pressão neutra no corpo de prova não são realizadas.
	 
	Na mecânica dos solos clássica, desenvolvida para solos saturados, um elemento de solo não alcançar um estado de tensões acima da envoltória, sendo impossível teoricamente. Quando o estado de tensões toca a envoltória, teoricamente o solo encontra-se na iminência da ruptura
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502193965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Num laboratório de mecânica dos solos, foram realizados ensaios para descobri as características físicas de um determinado solo. 
Resultados:
Peso específico úmido = 20,5 kN/m3
w (umidade) = 18%
Peso específico relativo = 2,65
Com os valores acima, determine:
a) Peso específico aparente seco.
b) índice de vazios.
c) Grau de saturação.
Marque a alternativa correta, seguindo a sequência das letras.
		
	
	17,37 kN/m3 ; 0,53 ; 92%
	
	17,37 kN/m3 ; 0,55 ; 90%
	 
	17,37 kN/m3 ; 0,53 ; 90%
	
	18,37 kN/m3 ; 0,55 ; 92%
	
	17,47 kN/m3 ; 0,55 ; 90%

Outros materiais