Buscar

Discursiva LUDICIDADE E METOD. INFANTOJUVENIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)   Analise o seguinte trecho de texto:
‘’ As crianças brincam desde sempre e, por isso, criam e se autocriam. Já no útero materno iniciam a fazer seus movimentos, procurando aqueles que lhes deem mais conforto. Após o nascimento todos os seus gestos expressam seu caminho para a vida’’.
Segundo o livro – base A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA , a ausência de jogos e brincadeiras no cotidiano de uma criança traz riscos ao seu desenvolvimento emocional e social. Destaque os aspectos positivos e relevantes da ludicidade desenvolvida em sala de aula.
RESPOSTA:
2)   Atente para a seguinte situação:
‘’ A literatura infantil, nessa medida, é levada a realizar sua função formadora, que não se confunde com uma missão pedagógica. Com efeito, ela da conta de uma tarefa a que está cultura a de ‘’ conhecimento do mundo e do ser’’ [...]
E vai mais além  propicia elementos para uma emancipação pessoal, o que é a finalidade implícita do próprio saber’’.
Em função da leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro – base METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTIL  sobre a classificação da literatura infantil como pedagógicas ou emancipatórias , responda, de forma sucinta, á seguinte questão.
Aponte ás particularidades que diferenciam as obras literárias que apresentam um caráter pedagógico daquelas que apresentam um caráter emancipatório
RESPOSTA: 
3)   Leia atentamente o seguinte extrato de texto:
‘’ O professor de Educação infantil [...] identifica no seu grupo de crianças uma ou mais crianças que não conseguem ou têm dificuldade  para realizar algumas  atividades com facilidade. Em alguns casos, o professor pode estar diante de uma criança cuja dificuldade de ordem psicomotora é vista como um insucesso’’.
Segundo o livro – base A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA , discorra sobre lateralidade.
RESPOSTA: 
4)    Leia o seguinte extrato de texto:
‘’ Os objetos tem uma tal força motivadora inerente, no que diz respeito ás ações de uma criança muito pequena e determinam tão extensivamente o comportamento’’. 
De acordo com o livro – base A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA , resuma a perpectiva de Vygotsky sobre o jogo de regras.
RESPOSTA: 
5)   Considere o extrato de texto a seguir:
‘’Pode – se perguntar, pois, por que o discurso didático esvazia o texto literário de seu potencial, congelando – o em definições e classificações, ou usando o conhecimento,  ensinar regras morais [...]. Em nome da literatura, tais procedimentos, muito usados nos livros didáticos, como já analisado por Magda S. ‘’ escolarização inadequada’’, acabam por deformar o leitor ou afastá – lo do texto definitivamente’’.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro – base METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTIL responda de forma sucinta, á seguinte questão:
No que consiste o fenômeno que foi apresentado no livro – base como a ‘’ literatura escolarizada’’? Explique esse fenômeno , apresentando suas particulares no processo de ‘’literatizar a escolarização infantil ‘’ , apresentando as diferenças entre ambos.
RESPOSTA:

Outros materiais