Buscar

trabalho fred2

Prévia do material em texto

1.DIREÇÃO
Um dos profissionais mais importantes no cinema é o diretor, ele que define a linguagem da obra e que mensagem será passada ao público. O diretor de cinema é o contador de histórias que tem a responsabilidade de executar a visão geral de um filme, ele é a força criativa por trás de um filme, ele precisa visualizar e definir seu estilo e estrutura. O diretor precisa coordenar inúmeras atividades criativas. 
A tarefa fundamental de um diretor de cinema é cultivar e coordenar as contribuições criativas de diversos artistas.
A realização de um filme é divido em 3 etapas:
Pré-produção, produção e pós-produção.
Pré
-Reconhecimento de locação- Busca por locações adequadas;
-Orçamento, salários, custos de produção,pós-produção e burocracia. O diretor precisa saber trabalhar dentro dessas limitações e o que priorizar.
-Seleção de elenco, junto com produtor e diretor de casting.Se o ator parece com o personagem.
Roteiro, figurino, decoração do set, efeitos especiais, dublê, ambientações,
Análise de cena e personagem, entender a história que ele quer contar. 
Estabelecer conceito visual, posicionamento de câmera, ou seja, decidir o que o público pode ou não ver, estabelecer ritmo e tom, filme ágil ou lento, sombrio ou pesado, leve ou divertido? Simbologia, cor, sentimentos que deve ser representados no filme.
Lista de tomadas, storyboards (pré-visualização da cena) e ensaios( passa as intenções dramática para os atores para que eles desenvolvam química entre si
Produção
O papel do diretor nessa fase pode ser numerado em cinco itens
Supervisão da parte elétrica: O diretor e o diretor de fotografia precisam se assegurar que as luzem estão corretamente posicionadas., isso determina a composição visual da cena.
Câmera, enquadramento, seleção de lentes, escolha de tomadas.
Ambientação,.
Som, o diretor precisa supervisionar a qualidade dos microfones e a captação do áudio.
Direção de ator, instruçãoes sobre movimentação, liberdade de improviso.
Pós-produção (fase onde o trabalho é terminado)
Edição, o editor e diretor de filme trabalham juntos para desenvolver o ritmo do filme, podar momentos de excesso indesejado, reforçar a continuidade entre as cenas .
Efeitos visuais, o diretor transmite 
O Diretor tem, portanto, seguindo o raciocínio europeu, a responsabilidade do projeto. Ele deve conhecer perfeitamente todos os detalhes do roteiro, estudá-lo num storyboard, e ter previamente uma imagem feita de cada plano, que no conjunto dará significado à sua obra.
Além do mais, deve conhecer detalhadamente cada função técnica do cinema, e saber o que pode extrair de cada uma com o orçamento que tem. Deve ter uma cultura literária, musical e dramática elevada, ou pelo menos condizente com o resultado que quer obter do cinema, pois tudo servirá como referência em sua criação, mas também para poder escolher a melhor trilha sonora e a melhor forma de extrair a dramaticidade desejada de seus atores. Conhecimento de técnicas de fotografia serão muito úteis na agilidade do processo, pois saberá com mais precisão o que quer do fotógrafo. A noção geral da narrativa dará a ele segurança para supervisionar a montagem, e encaixar depois todos os elementos de pós-produção, como efeitos, fusões, ruídos e música.
O trabalho do diretor é árduo, pois dele todos da equipe esperam segurança, tanto na escolha dos planos como na condução da filmagem tecnicamente falando. Ele deve saber até onde vão suas limitações técnicas frente à verba e/ou possibilidades com o equipamento disponível, para que não peça coisas impossíveis e crie um pesado ambiente de discórdia no set (quando todos procuram culpados, o caos está instalado). Da mesma maneira, deve avaliar até onde seu pedido está sendo atendido pela equipe de diretores, fotografia, arte e produção, para deixá-los à vontade com a margem de criação pessoal de cada técnico, sem que, também, seu trabalho seja autoritário e extravagante. É necessário senso de medida apurado, que só se obtém quando se está totalmente imerso num projeto.
O diretor é um criador que está lidando com um conjunto de artes que confluem para uma resultante de imagens, e por isso deve atentar para itens relacionados à filosofia da arte e teorias da estética. Deve escrever sempre que possível, para treinar a coerência narrativa, e exercitá-la no cinema, fazendo experiências de propósito bem definido. Deve aprender a refinar o olhar poético que tem do mundo, como forma de aprimorar sempre sua linguagem, para que possa contribuir com informações diretas e metafóricas, efetivando assim a criação artística.
O diretor costuma ter 2 assistentes: o primeiro assistente o segundo, este por vezes também conhecido como continuista. O primeiro assistente é seu braço direito, que conhece o roteiro tão bem (ou até melhor) que é capaz de dizer sem pestanejar qual plano será rodado em seguida, bem como quais são os atores, e qual a intenção dramática daquele plano. Isso é apenas uma forma de lembrar o diretor para que ele não se esqueça da linha narrativa do filme, e não se perca com detalhes que poderão mostrar-se incoerentes. O primeiro assistente ainda confere o tempo de cada plano através de um cronômetro e preenche um boletim de controle. O segundo assistente por vezes é quem preenche este boletim, mas sua principal atividade é o cuidado com a continuidade. Isso significa que ele deve estar atento a cada plano para que o plano seguinte a este no filme, por mais que seja filmado outro dia, tenha as mesmas características de cenário, figurino, objetos de cena, maquiagem e iluminação. Quando a produção é muito grande, pode-se ter até 3 assistentes de direção, o terceiro sendo exclusivamente continuista.
Outra função da equipe de direção é o casting, ou escolha do elenco. Essa modalidade no Brasil é pouco explorada, e em geral é resolvida pela produção e direção, mas há uma função específica para isso, mais comum no cinema americano, e que se preocupa exclusivamente com a escolha e o contato com o elenco. Em cinema publicitário seu uso é constante.
No cinema em que o diretor é o autor, ele é o responsável pelo filme e pelo resultado, e deve zelar para que ambos confluam harmonicamente, segundo sua estética.
 
O Diretor de Cinema é o profissional responsável por uma idéia ou roteiro para montar um espetáculo (cinematográfico ou televisivo) coordenando a sua execução.
Um Diretor de Cinema assume as funções de direção de arte, fotografia, iluminação, animação, cena.
Está sob as responsabilidades de um Diretor de Cinema fazer a definição da orientação artística geral que caracterizará o filme no seu todo, selecionar atores e equipe técnica, discutir com o diretor de produção o orçamento e o cronograma, dirigir ensaios e filmagens, gravações ou encenações, determinando as marcações para os atores e o trabalho da equipe técnica, orientar o trabalho dos atores, determinando gestos, tom de voz, expressão facial e todos os detalhes fundamentais para a composição dos personagens, orientar o trabalho dos operadores de câmera, determinando movimentos de câmera e planos, aprovar locações, cenários, figurinos, iluminação e trilha sonora, dirigir e supervisionar o trabalho de montagem, dublagem, confecção da trilha musical ou sonora e toda a edição do filme até a cópia final, supervisionar o trabalho de edição na TV, acompanhar a confecção de chamadas e peças promocionais, fazer a análise e interpretação do roteiro do filme, adequando-o à realização cinematográfica.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Diretor de Cinema é essencial que tenha paciência e perseverança ser perfeccionista, ter sensibilidade artística e senso crítico.
 Esse é o cabeça,(geralmente o que mais grita rsrsrs)  sua função é coordenar 100% todo o restante da equipe para que saia tudo excelente. Ex: Quando a cena não está boa o diretor não gostou ele com certeza mandará fazer de novo e ninguém descorda porque ele sabe a história ou situação e sabe como tudo deve ser feito . 
Montagem ou edição é um processo queconsiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc. Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do diretor ou, em alguns casos, do produtor [1].
Como é realizada após a filmagem, a montagem é um processo de pós-produção e durante muito tempo foi considerada como o único processo original do cinema, aquilo que tornaria o cinema uma arte ou uma linguagem diferenciada das demais. Hoje, no entanto, vários autores consideram que há muitas semelhanças entre a montagem e os processos de composição em outras formas artísticas, tais como a poesia ou o romance [2].
https://pt.wikipedia.org/wiki/Montagem

Outros materiais