Buscar

questionario unidade 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questionario unidade2 
Pergunta 1
(ENADE 2011, Questão 15) No que se refere à aprendizagem inicial da língua portuguesa, alfabetização e letramento são processos independentes
PORQUE
A alfabetização é o desenvolvimento de competências e habilidades para o uso efetivo da língua portuguesa em práticas sociais, enquanto o letramento é a aprendizagem do sistema de utilização das letras, na escrita.
Acerca dessas asserções (afirmações), assinale a opção correta.
	
e.
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Pergunta 1
A criança cuja resposta para “qual palavra é maior, aranha ou boi?” é boi, com a justificativa “acho que é boi porque o boi é maior que a aranha”, ainda crê no fenômeno chamado de:
	
d.
	realismo nominal.
Pergunta 1
A criança percebe e entende o mundo que a cerca. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.
 
Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, coloque (  ) verdadeiro ou (F) falso nos itens a seguir.
 
(    ) A criança que vive no meio urbano raramente está exposta a estímulos gráficos, por isso seu interesse pela escrita demora a despertar.
(   ) A criança é capaz de formular várias hipóteses de escrita por observar as pessoas escrevendo e as variadas formas de comunicação escrita que existem em seu meio.
(   ) A língua é um patrimônio de uma cultura, e sua representação gráfica faz parte dessa cultura.
(  ) As práticas sociais, assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.
 
Está correta a sequencia: 
	e.
	FVVV.
Pergunta 1
A professora Luciana utiliza poesias da tradição oral para fazer as crianças refletirem na segmentação das palavras. Ela tem o hábito de registrar os textos num papel, afixá-lo e, então, apresentá-los para que os alunos observem as características do sistema notacional, e também pergunta quais são as palavras que rimam, por que rimam, e coloca o dedo em baixo de cada segmento para que eles observem suas partes. Exemplo: ro-da. Essas atividades contribuem para que seus alunos pensem sobre as palavras e sobre suas partes orais e escritas.
 
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
EM FRENTE DE UMA SACADA
O CRAVO SAIU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA.
Esse trabalho irá desencadear:
	
b.
	a consciência fonológica.
Pergunta 1
Ao desenvolver a pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita, Emilia Ferreiro nos fala da criação de hipóteses criadas pelos alunos durante a aprendizagem da leitura e da escrita, de acordo com os estágios de conhecimento de cada uma. Pode-se relacionar essa ideia com o que Piaget chamou de: 
	a.
	 erro construtivo.
Pergunta 1
As afirmações a seguir tratam do processo de alfabetização e do papel do professor nessa construção. Leia-as com atenção e depois assinale F (falso) ou V (verdadeiro) na frente de cada uma delas.
(           ) Organizar a sala de aula de maneira que a leitura e a escrita estejam presentes, mesmo antes de a criança ler e escrever convencionalmente.
(           ) Considerar o conhecimento prévio das crianças, pois, embora pequenas, trazem para a escola o conhecimento já adquirido.
(           ) Propor aos alunos práticas de leitura e escrita, contemplando a diversidade dos estilos de texto.
(           ) No início do processo de alfabetização, ignorar a apresentação de versos e/ou poesias, musicadas ou não.
(           ) Utilizar textos reais, que circulam na sociedade.
 
A sequência correta de respostas está na alternativa:
 
	
	b.
	       VVVFV.
Pergunta 1
No que diz respeito ao oferecimento de teorias fundamentais à compreensão do processo de alfabetização, diferentes pensadores podem contribuir com a formação do professor. Assim:
 
I. segundo as proposições piagetianas, a criança se apropria de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é descobrir, inventar, modificar.
II. para Emilia Ferreiro, é necessário que a criança, inicialmente, reconheça o valor sonoro de todas as letras para depois aprender a “juntá-las” em sílabas significativas.
III. segundo Emilia Ferreiro, o que leva a criança à alfabetização é a compreensão do funcionamento do código linguístico.
IV. segundo as proposições piagetianas, o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de aprendizagem.
 
Assinale a alternativa correta:
	
a.
	 As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
 
Pergunta 1
São situações favorecedoras da leitura e escrita e ainda aproximam o alfabetizando de práticas sociais:
 
I. Ler e escrever, diante dos alunos, os mais variados tipos de texto, contribui para que construam o significado social da leitura e da escrita.
II. Na interpretação de textos feita pelas crianças, o professor não pode interferir corrigindo erros cometidos por elas.
III. Interpretar figuras e/ou situações do cotidiano é um excelente exercício de representação.
IV. Refletindo sobre as práticas de alfabetização, podemos concluir que a cópia pela cópia é um exercício que dá ótimos resultados no processo de construção da leitura e da escrita.
 
As afirmativas corretas estão na alternativa:
	
d.
	I e III.
Pergunta 1
Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve:
	
c.
	 selecionar, além de materiais produzidos para o uso escolar, os diversos tipos de texto que circulam na sociedade, de preferência em seus suportes originais, cumprindo a mesma função que exercem fora da escola.
Pergunta 1
“[...] não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder, também, às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente”. É dessa maneira que a professora e pesquisadora Magda Soares nos apresenta a concepção de:
	d.
	 letramento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando