Buscar

PORTFÓLIO: jogos e brincadeiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: jogos e brincadeiras da minha região
Introdução
As brincadeiras realizadas fora do ambiente escolar são de suma importância para o desenvolvimento das crianças, onde os mesmos correm, pulam, saltam, engatinham etc. E essas mesmas brincadeiras podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo e motor, se planejadas e executadas por um profissional qualificado.
Jogos e brincadeiras no ambiente escolar são válidos, pois ajudam no processo educacional proporcionando prazer ao ensinar e aprender.
Ao observar o que foi solicitado, como requisito parcial de nota, notei que poderia realizá-lo escrevendo com informações sobre brincadeiras que outrora não conhecia, mas a partir de 2008 passei a conhecer e executá-las. Brincadeiras estas que não faziam parte do meu repertório, pois do estado que vim (São Paulo) não as conhecia e não se brinca delas.
O conteúdo da entrevista sobre a importância de brincar ratifica as palavras mencionadas antes quanto aos valores e ideais do verdadeiro brincar. Hoje, muitas vezes, diferente do brincar de antigamente não devido somente pelo uso exacerbado da tecnologia por parte das crianças e adolescentes, mas também, pela falta de incentivo, orientação e espaços apropriados para tal propósito.
Mencionado na entrevista a troca de nomes de certas brincadeiras em determinadas regiões e já realizados há muito tempo atrás, caracterizam-se por especificidades próprias que os tornam únicos, mas com nomes diferentes. Como por exemplo, o jogo da pedrinha, citado por Lydia, tacoball, manja pega, barra bandeira, queimada entre outras mais. Essas brincadeiras possuem nomes diferentes em algumas regiões, no entanto são realizados praticamente da mesma forma.
Hoje em dia com o avanço da tecnologia e a competição no mercado tecnológico as crianças e adolescentes estão deixando de praticar, brincar com o corpo inteiro e somente pensando diante de jogos eletrônicos. O contato com a natureza e com o outro está sendo deixado de lado e o acervo motor, antes mais trabalhado e desenvolvido, está perdendo espaço para o acervo cognitivo. Ambos são de fundamental importância e devem trabalhar de forma uníssona para conseguir alcançar objetivos comuns.
Produção textual
	Ao ler o enunciado solicitando uma entrevista com conteúdo lúdico pensei logo em uma pessoa da área de ludicidade que trabalha com recreação de crianças e adolescentes, minha esposa.
	Ao assistir uma de suas aulas pude notar a maneira como ela lidava com aquelas crianças, uma maneira carinhosa, educada e atenciosa. Logo pude perceber que estava coletando dados da pessoa certa e o trabalha seria satisfatório.
	No início da aula ela começou com uma atividade de alongamento, mas não alongamento propriamente dito, era uma atividade chamada de siga os movimentos do mestre e todos deveriam imitá-la. Percebi que a maneira que ela utilizou para com as crianças era muito boa, através de brincadeira.
	Depois ela iniciou uma atividade chamada aqui em Manaus de Manja, onde as crianças ficam dispersas no pátio e é escolhida uma criança para ser a Manja (pegadora). O objetivo da brincadeira, pelo que percebi, era de pegar, encostar em outra criança para deixar de ser a Manja e, automaticamente, a criança que foi pega fica como Manja.
	Outra brincadeira que eles praticavam foi Gemerson uma atividade que me lembrou da infância, onde brincava de 07 pecados. Uma brincadeira parecida com esta. A brincadeira consistia em formar 02 equipes, empilhar 05 pinchas (eu conheço como tampinhas) no quadrado central, e posicionar em uma determinada marca a 05 metros de distancia desse quadrado. É dada 01 tentativa para cada equipe tentar derrubar essas pinchas e quando uma equipe acerta deve correr para não ser pego pela outra equipe. A equipe que derrubou ganha se conseguir arrumar as 05 pinchas e gritar o nome da brincadeira: Gemerson. A outra equipe precisa tentar “matar” com uma bola, de preferencia de plástico, todos os da outra equipe.
	Notei que nas 02 brincadeiras as crianças participavam com muito entusiasmo e alegria, algo que contagia qualquer pessoa que observa a uma atividade desse tipo.

Continue navegando