Buscar

Interlocuções entre a clínica psicologia e a escola no psicodiagnóstico interventivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Interlocuções entre a clínica psicologia e a escola no psicodiagnóstico interventivo
A maior parte dos encaminhamentos de crianças para atendimento psicológico está relacionada a dificuldades/problemas na aprendizagem. O psicodiagnóstico tem como objetivo compreender a criança no seu contexto, do qual a escola faz parte. Comparamos a escola com o microssistema, onde existe um padrão de atividades, papeis sociais e relações interpessoais, que são vividos pela pessoa em desenvolvimento. Somamos a isso a forma como a família se relaciona com a escola da criança e quais as expectativas em relação ao papel que esta deve cumprir. Na maioria das vezes, percebemos que os pais colocam grandes expectativas na escola, como sonhos de um futuro melhor, escola aparece nesse sentido como possibilidade de mudança e oferta de oportunidade. Por outro lado, a criança é avaliada e muitas vezes julgada, e ate mesmo sofrer preconceitos. Muito importante é saber qual a visão que a criança tem da escola, dos colegas e dos educadores e como é o relacionamento com eles. No processo do psicodiagnóstico interventivo, independentemente de qual seja a queixa apresentada pelos pais, realizamos uma visita à escola, pois assim poderemos ter a compreensão ate que ponto a criança está relacionada com a queixa, o quanto o processo de aprendizagem esta comprometido e como se relaciona com o contexto escolar.
A visita só acontecerá depois de um primeiro encontro com a criança, e depois dos pais e da escola estarem de acordo e esclarecidos quanto aos seus objetivos. Devem se observar alguns aspectos relevantes, como espaço físico, higiene ambiental, contato com professor fora da aula, acesso a direção, merenda, qualidade do material. Além também que se observar as relações sociais com os colegas e demais e de como ela é percebida por eles.
Para que interlocução seja efetiva, inicia-se um primeiro contato com a escola solicitando através dos pais, que a escola responda um relatório, e este será o ponto de partida para a vista escolar.
É importante lembrar que durante a visita, é preciso ter cuidado para que a criança não fique exposta diante dos colegas e na seja identificada como uma criança problemática. 
Além da observação, é importante a entrevista com a professora para conhece-la e ver como ela percebe o aluno, qual a sua visão sobre os pais x escola, e como ela se conduz diante das dificuldades apresentadas pela criança. 
Outro aspectos importante é o caderno escola, como instrumento do cotidiano e como material da criança, ele expressa as relações entre o professor e aluno, representa a totalidade das relações vividas no cotidiano escolar.
E fundamental olhar o material da criança como um todo, o ideal é pedir que à própria criança o “apresente”, solicitando que vá explicando algumas situações, tais como atividades repetitivas, não realizadas ou realizadas parcialmente e os bilhetes da professora.

Outros materiais