Buscar

Prova final Gestao financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova final Gestão financeira
1- O gestor financeiro dispõe de ferramentas financeiras para planejar suas decisões de forma consistente, objetivando maior retorno, com menor risco. Dentre as ferramentas à sua disposição, apresentam-se as demonstrações contábeis, sendo a principal denominada balanço patrimonial, onde os registros são apresentados como ativo e passivo. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças: 
 I-As contas do ativo estão dispostas em ordem de liquidez. 
II-A conta caixa compõe o ativo de curto prazo. 
III-O passivo está dividido em curto e longo prazo. 
IV-O capital social compõe as contas do ativo. 
RESPOSTA: As sentenças I, II e III estão corretas.
2- A liquidez de uma empresa é evidenciada pela capacidade de cumprir suas obrigações de curto prazo à medida que elas vencem. Entende-se que, ao encontrar um índice de liquidez menor que 1, sabe-se que a empresa, muito provavelmente, terá dificuldades de realizar os seus pagamentos. Ou seja, sinaliza dificuldades de fluxo de caixa. Já um índice de liquidez maior que 1 sinaliza que a empresa tem condições de realizar seus pagamentos. Nesse sentido, sobre os índices de liquidez, assinale a alternativa CORRETA:
RESPOSTA: O índice de liquidez seca mede a capacidade da empresa de saldar as suas contas de curto prazo, mas desconsidera os Estoques. 
3-A concepção de uma empresa seja ela nacional ou multinacional, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que nortearão a organização e o conseqüente desenvolvimento da empresa. Uma empresa pode se apresentar 
Como uma atividade particular, pública ou de economia mista, que produz e oferece bens e /ou serviços com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O proprietário da empresa pode ser apenas uma pessoa, como pode ser mais de uma. Sobre as modalidades pelas quais as empresas podem se organizar juridicamente, assinale a alternativa CORRETA: 
RESPOSTA: Firmas individuais, sociedades por cotas ou ações. 
4-As demonstrações contábeis possibilitam ao gestor financeiro fazer uma análise quantitativa e qualitativa, relacionada à saúde financeira da empresa, através do cálculo de indicadores econômicos e financeiros. Considerando esses indicadores, analise as sentenças a seguir:
	O indicador de liquidez seca despreza os estoques. 
	A liquidez corrente é medida pela razão entre ativo circulante e passivo circulante. 
	O nível de imobilização está diretamente relacionado ao ativo circulante. 
	O grau de endividamento mensura o quanto o capital próprio está comprometido com o capital de terceiros.
RESPOSTA: As sentenças I, II e IV estão corretas. 
5-A influência dos fatores de externalidade, na maioria das vezes, provoca um grande conflito entre a expectativa de retorno do investidor e a lucratividade real de um investimento. Como intuito de minimizar tal evento e convencer o detentor do capital que seus recursos serão bem investidos, o agente financeiro utiliza-se de algumas ferramentas, que vão ao encontro da rentabilidade positiva, ou seja, que demonstrarão a agregação de valor à riqueza do acionista. Considerando essa prerrogativa, assinale a alternativa CORRETA que, matematicamente, determinará o retorno do capital do acionista:
RESPOSTA: Lucro Líquido / Capital Social. 
6- O balanço patrimonial representa uma ferramenta decisória de grande relevância no mundo organizacional, pois ele reflete o espelho de todas as transações ocorridas em determinado período. Ele está dividido em duas partes, ou seja, ativo e passivo. Baseado nessa prerrogativa, considerando a disposição do ativo, analise as sentenças a seguir:
I-As disponibilidades são representadas pelo caixa e banco conta movimento. 
II-A conta estoque representa bens de alta liquidez, podendo ser transformadas em dinheiro a qualquer momento. 
III-As imobilizações estão registradas no ativo permanente. 
RESPOSTA: As sentenças I e III estão corretas. 
7-É imprescindível que o proprietário de uma empresa de pequeno porte tenha informações precisas para que haja assertividade em sua tomada de decisão. Isso consequentemente o fará mais competitivo. Ainda, para ser assertivo, na área financeira, o empresário deve acompanhar os relatórios gerenciais, como também alguns indicadores de desempenho de forma periódica. Diante desse contexto, sobre o controle das vendas realizadas, a apuração dos resultados da empresa e o fluxo de caixa como tipos de relatórios gerenciais da área financeira a ser em analisados, analise as sentenças a seguir:
I-Para controlar as vendas, conhecer apenas o montante vendido do mês encerrado é insuficiente para o empresário, pois é necessário saber quanto de lucro foi gerado, como também qual foi a margem de lucratividade nas vendas realizadas. 
II-O objetivo da apuração dos resultados da empresa é apurar o resultado líquido mensal, uma vez que esse é o valor das vendas menos o custo das mercadorias vendidas e as despesas da empresa. 
III-Dentro da apuração dos resultados da empresa tem-se o pró-labore, que não é considerado uma despesa. O pró-labore não deve ser confundido com o lucro líquido gerado por ela. 
IV-O objetivo do fluxo de caixa é registrar as entradas e as saídas previstas de recursos financeiros e apurar o saldo disponível previsto. 
RESPOSTA: As sentenças I, II e IV estão corretas. 
8-Analisar e avaliar o desempenho da empresa em que trabalhamos é algo normal e comum. Indicadores e índices são vetores importantíssimos para a tomada de decisão. No entanto, a interpretação de seus valores não podem ser analisados de forma isolada ou individualmente, ou seja, deve haver comparações para que se possa medir a evolução dos resultados e consequentemente identificar os desvios com o intuito interceder no que for necessário. Existem métodos que permitem essa análise e comparação, como a Análise Vertical, Análise Temporal e a Análise Combinada. Referente aos diversos métodos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Análise Vertical. 
II-Análise Temporal. 
III-Análise Combinada.
RESPOSTA: 
(I) Mostra quanto à empresa está melhor ou pior que o mercado, sendo que ações podem ser tomadas, dependendo do resultado. 
(III) Compara o desempenho da empresa com o mercado no decorrer do tempo. 
(I) Compara os índices da empresa com o índice médio do mercado. 
(II) Analisa os índices da empresa ao longo do tempo, com a finalidade de avaliar o período. 
9-Com a finalidade de demonstrar ao acionista o desempenho da empresa, na qual seu capital está investido, a interpretação de índices financeiros são muito importante. Estes índices, por sua vez, visam identificar os desvios e avaliar a performance organizacional em um determinado período de tempo. Diante dessa premissa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Indicador de liquidez corrente. 
II-Indicador de liquidez seca. 
III-Grau de endividamento. 
RESPOSTA: 
(I) O indicador que mede a capacidade de pagamento no curto prazo. 
(III) O indicador que mede o comprometimento dos capitais próprios com relação aos capitais de terceiros. 
(II) O indicador que mede a capacidade de pagamento no curto prazo, sem considerar os estoques. 
10-O fluxo de caixa é um instrumento de controle que produz informações para o gestor de toda a movimentação de capital, sendo entrada ou saída, da empresa em um período estipulado de tempo. Para tal, seu principal objetivo é organizar o que a empresa gasta o que ela recebe em que período, bem como permite que o gestor administre com mais segurança se vai precisar captar ou aplicar recursos. Na elaboração do fluxo de caixa deve-se considerar os fluxos operacionais, de investimento e de financiamento. Sobre tais fluxos diante da construção de um fluxo de caixa, analise as sentenças a seguir:
I-Todas as entradas e as saídas que estão relacionadas diretamente à produção dos produtos são considerados fluxos operacionais. 
II-Consideram-se fluxos de investimentos as aquisições deimobilizado. 
III-Os recebimentos e os pagamentos de capital próprio são de mo ns trados pelos fluxos de saldo em caixa. 
RESPOSTA: As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando