Buscar

avaliando civil iii 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		(2014 ¿ FCC ¿ TJ AP) O locatário preterido no seu direito de preferência para a aquisição do imóvel locado,
		Quest.: 1
	
	
	
	
	só poderá reclamar do alienante as perdas e danos, mas em nenhuma hipótese poderá haver para si o imóvel que já tiver sido alienado, com título registrado no Serviço de Registro de Imóveis.
	
	
	poderá exercer seu direito à aquisição do imóvel locado que foi alienado, mesmo que o adquirente seja um dos condôminos do imóvel.
	
	
	não poderá exercer seu direito de preferência se a alienação se der por dação em pagamento, doação ou permuta.
	
	
	nada poderá reclamar se não manifestar de maneira inequívoca sua aceitação integral à proposta, no prazo máximo de 15 dias.
	
	
	poderá reclamar do alienante as perdas e danos ou, depositando o preço e demais despesas do ato de transferência, haver para si o imóvel locado, se o requerer no prazo de 6 meses, a contar do registro do ato no cartório de imóveis, desde que o contrato de locação contenha cláusula de vigência e esteja averbado pelo menos 30 dias antes da alienação junto à matrícula do imóvel.
	
	
		2.
		Sônia, maior e capaz, decide doar, por instrumento particular, certa quantia em dinheiro em favor se seu sobrinho, Fernando, maior e capaz, caso ele venha a se casar com Leila. Sônia faz constar, ainda, cláusula de irrevogabilidade da doação por eventual ingratidão de seu sobrinho. Fernando, por sua vez, aceita formalmente a doação e, poucos meses depois, casa-se com Leila, conforme estipulado. No dia seguinte ao casamento, ao procurar sua tia para receber a quantia estabelecida, Fernando deflagra uma discussão com Sônia e lhe dirige grave ofensa física. A respeito da situação narrada, é correto afirmar que Fernando
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Nenhuma das opções.
	
	
	deve receber a quantia em dinheiro, em razão de ter se casado com Leila e independentemente de ter dirigido grave ofensa física a Sônia.
	
	
	deve receber a quantia em dinheiro, em razão de o instrumento de doação prever cláusula de irrevogabilidade por eventual ingratidão.
	
	
	não deve receber a quantia em dinheiro, tendo em vista que a doação é nula, pois deveria ter sido realizada por escritura pública.
	
	
	não deve receber a quantia em dinheiro, pois dirigiu grave ofensa física à sua tia Sônia.
	
	
		3.
		Sobre o contrato de compra e venda analise os itens abaixo: I. Transfere o domínio da coisa mediante o pagamento de certo preço em dinheiro, independente de tradição. II. Não pode ter por objeto coisa futura. III. É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido. IV. É lícita a compra e venda entre cônjuge, com relação a bens excluídos da comunhão. V. Na venda ad corpus, presume-se que a referência às dimensões foi simplesmente enunciativa, quando a diferença encontrada não exceder de um vigésimo da área total enunciada. Está correto APENAS o que se afirma em
		Quest.: 3
	
	
	
	
	II, IV e V.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, III e V.
	
	
	III, IV e V.
	
	
	I, II e III.
	
	
		4.
		No caso da doação, marque a alternativa correta.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Admite-se o aceite tácito da doação pelo donatário, mesmo que a doação seja sujeita a encargo.
	
	
	É válida cláusula de reversão dos bens doados em favor de terceiro, se o doador sobreviver ao donatário.
	
	
	E inválida a doação feita ao nascituro, mesmo sendo aceita pelo seu representante legal.
	
	
	A doação verbal será válida se, versando sobre bens móveis de qualquer valor, seguir-se incontinenti a tradição.
	
	
	O doador não é obrigado a pagar juros moratórios, nem é sujeito às consequências do vício redibitório.
	
	
		5.
		(TRT 9ª 2013 - FCC) - Quanto à compra e venda,
		Quest.: 5
	
	
	
	
	só pode ter por objeto coisa atual, vedada a transação sobre coisas futuras.
	
	
	o preço da coisa deve ser fixado sempre em dinheiro, vedado que se o estabeleça à taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar.
	
	
	é válido o contrato se for deixada ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço, desde que as partes sejam maiores e capazes
	
	
	uma vez estabelecida, automaticamente transfere o domínio da coisa ao comprador, que se obriga ao pagamento do preço em dinheiro.
	
	
	quando pura, o contrato respectivo considerar-se-á consumado, obrigatório e perfeito, desde que as partes acordarem no objeto e no preço.

Outros materiais