Buscar

Conceitos de Saúde e Doença

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602749348)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A saúde é vista como resultado do estilo de vida adotado pelo sujeito, orientado para o bem-estar, gerando a prevenção de doenças e a promoção da saúde. O resultado tem sido a evolução de ampla variação de estratégias, dentre as quais a prática de:
		
	
	Tratamento alternativo.
	
	Automedicação.
	
	Tratamento medicamentoso.
	 
	Autocuidado.
	
	Reabilitação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602749205)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta:
		
	
	No conceito de saúde atual a qualidade de vida pode ser desconfigurada da situação humana, ficando esse conceito ligado apenas a ausência de doença.
	
	O conceiro de saúde atual atua no sentido de não valorizar o ser humano como um todo.
	
	Os fatores determinantes da doença podem ser endógenos (dizem respeito ao ambiente) e exógenos (inerentes ao organismo ).
	 
	A saúde é um completo estado de bem estar físico, mental e social; sendo que a condição humana é atualmente configurada como uma condição biopsicosocial, onde o biológico, o psicológico e o social são características indivisíveis desse padrão na atualidade.
	
	O item "C" e "D" estão corretos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602749744)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	História natural da doença é o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte. Frente a esta definição, assinale a opção que corresponde à ações no período patogênico:
		
	
	Proteção específica ¿ vacinas
	
	Promoção de saúde através de atividades físicas.
	
	Ações de educação em saúde.
	 
	Ações estruturais para melhoria das condições de vida, por exemplo, saneamento básico.
	 
	Detectar o desencadear de problemas de saúde nas fases iniciais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602749148)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O significado de saúde e doença sofreu influências culturais e históricas desde a época das civilizações mais antigas até os dias de hoje. Ao longo dos anos a doença foi vista como "ausência de saúde" e a saúde definida como "ausência de doença". Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que não corresponde (FALSA) aos novos conceitos de Saúde e Doença:
		
	
	Quanto maior a desigualdade social, maior a chance de pessoas expostas às situações de riscos, muitas vezes adoecem da mesma doença várias vezes, com maior ou menor gravidade.
	
	Atualmente com as novas tecnologias para a assistência em saúde, as definições de saúde e doença deverão ser mais flexíveis e amplas, contemplando vários os fatores psicológicos, sociais e biológicos.
	
	Devemos pensar que uma população não está com saúde ou doença por acaso, faz-se necessário pensar em como está organizada esta sociedade.
	 
	Os conceitos de saúde e doença não estão envolvidos com a religiosidade de uma determinada cultura.
	
	A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população, a doença tem caráter histórico e social.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602749149)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O movimento da Reforma Sanitária Brasileira é marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção a saúde da população. Dentre as características do Sistema de Saúde da época e dos objetivos da Reforma Sanitária, assinale a ERRADA:
		
	
	Antes da Reforma Sanitária o sistema de saúde era socialmente desigual, somente eram garantidos os direitos dos trabalhadores formais e o restante da população não tinha acesso, mantendo a desigualdades de direito.
	
	A Reforma Sanitária lutou para que houvesse a descentralização da gestão administrativa e financeira e o controle social das ações de saúde.
	 
	Antes da Reforma Sanitária as pessoas que não trabalhavam formalmente não estavam cobertas por todas as políticas de saúde e só tinham direito a assistência hospitalar em casos de extrema necessidade.
	
	Antes da Reforma Sanitária o sistema de saúde era excludente, pois o acesso as ações e aos serviços de saúde só eram garantidos as pessoas ligadas formalmente ao trabalho ¿ empregadores e empregados(e seus dependentes) que contribuíam mensalmente para previdência social.
	
	A Reforma Sanitária foi uma luta pelo direito à saúde a toda a população brasileira, independente de contribuição, para que a população tivesse acesso as ações preventivas e ou curativas.

Outros materiais