Buscar

slide trabalho e aposentadoria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
 
 
 
Vanessa silva
 
Carlos Victor
 
 Mário Moraes
 
Pedro Cavalcante
 
Marcilene Sarges
 
Yana Nicácio
 
Ana kassya Ferreira 
 Introdução
 Este trabalho propõe uma reflexão sobre o trabalho e a aposentadoria, associados ao processo de envelhecimento, observa as diferentes formas pelas quais os sujeitos idosos percebem o trabalho e a aposentadoria podem ser ressaltadas pela história de vida de cada um. 
A Heterogeneidade da Velhice
É importante, portanto, compreender o idoso em suas diversas formas de ser, respeitando suas maneiras de viver, pois o fato de determinadas pessoas estarem em uma mesma faixa etária não significa que tenham passado pelas mesmas vivências e que apresentem as mesmas características e necessidades. O sujeito idoso não deve ser tratado como objeto e sim como sujeito, histórico e crítico. 
A velhice necessita de maior atenção, pois ainda sofre preconceitos e rejeição por parte da sociedade e desvalorização no mercado de trabalho. 
Trabalho na Terceira Idade. 
“A vida de cada dia é divisão do tempo e é ritmo em que se escoa a história individual de cada um” (Kosik, 1976, p.69). 
A valorização do idoso em nosso meio social é um desafio que está requerendo respostas urgentes da sociedade. 
 Trabalho e Aposentadoria. 
A sociedade é contraditória. Por um lado considera a aposentadoria como um direito e uma conquista do trabalhador, depois de muitos esforços e anos de trabalho. Por outro, desvaloriza o sujeito depois de aposentado, que passa a ser visto como improdutivo e, portanto, inútil. 
O ser humano cresce preparando-se para o trabalho e necessita dele, não só por uma questão de sustentabilidade, como de crescimento pessoal. Para o homem, o trabalho representa a própria vida, ainda mais em uma sociedade capitalista em que o homem sem trabalho é considerado improdutivo, sendo excluído socialmente. 
O Retorno ao Trabalho como Necessidade de Sobrevivência.
A grande maioria dos aposentados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) recebe valores baixos, que vão diminuindo a cada ano, porque a atualização desses valores não corresponde à inflação real. Vão, portanto, perdendo seu poder aquisitivo. Só quem ganha o salário mínimo tem seu valor atualizado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais