Buscar

Caso 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito Civil I Caso Aula 07
Os bens reciprocamente considerados.
Três amigos que há muito não se viam encontram-se por acaso no corredor da 1ª. Vara Cível de Goiânia/GO, enquanto aguardam suas respectivas audiências. Papo vai papo vem acabam por revelar o motivo que os levou até lá.
LAURO, professor de educação física, construíra de boa-fé uma piscina olímpica no terreno do imóvel que alugara para ali instalar sua academia de natação; DAGOBERTO, também de boa-fé, construíra uma piscina na casa que alugara para passar os fins-de-semana e WALDOMIRO, sempre na maior das boas-fés, construíra uma piscina no imóvel alugado em que funcionava a escola de ensino fundamental que dirigia. Todos os amigos, após a rescisão de seus contratos de locação, recusaram-se a deixar os respectivos imóveis e entraram na justiça buscando a indenização pelo que gastaram e pela valorização dos imóveis, com base em pretenso direito de retenção.
Pergunta-se:
a) A natureza jurídica da benfeitoria realizada por cada um dos amigos por se tratar de uma piscina, é a mesma? Afinal, o que é uma benfeitoria?
R: Sim, a benfeitoria é algo que valoriza o patrimônio.
b) O que significa esse “direito de retenção” alegado por todos os amigos como base para não saírem dos imóveis alugados? Todos eles são titulares de tal direito?
R: Direito de retenção, é um direito que a pessoa de boa fé é resguardado, até que lhe seja indenizado todas as benfeitorias feitas no móvel de acordo com o Art.1.219 CC/02, por isso todos eles são titulares desse direito. 
c) E se o proprietário da casa alugada por DAGOBERTO passasse a cobrar ingresso de seus vizinhos para utilizarem a piscina construída, faria diferença no caso em análise?
R: Não faria nenhuma diferença.
Caso Concreto 2
Os bens públicos.
A Administração Pública do Estado de São Paulo resolveu alienar um prédio onde funciona a sede de uma empresa de iluminação do estado, para saldar dívidas contraídas frente a algumas empresas contratadas para fazerem obras de reforma em dois hospitais e cinco escolas, estabelecidos no interior do estado.
Com base no caso proposto, é admissível a alienação do imóvel em questão perante nosso ordenamento jurídico? Justifique sua resposta.
R: Não, bem publico é inalienável. 
Questão Objetiva
Marque a alternativa ERRADA em relação aos bens reciprocamente considerados
( ) o bem principal é um bem que possui existência autônoma, própria, já os bens acessórios dependem da existência de outro bem
(X) as pertenças são coisas móveis ou imóveis destinadas ao serviço ou ornamentação de um bem principal como parte integrante.
( ) os frutos, produtos e rendimentos são bens acessórios
( ) benfeitoria é toda obra ou despesa feita na coisa principal para conservá-la ou melhorá-la.
( ) o possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes