Buscar

Estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Ouro Preto
Departamento de Geologia - Geologia Geral - Turma: GEO110-22
Engenharia Ambiental
Nome: Vanessa Vieira Peçanha - Matrícula: 17.2.1675 
Resposta Estudo Dirigido
A tectônica de placas é uma teoria que explica os movimentos de grande escala que ocorrem na camada exterior sólida da superfície terrestre, que são a crosta e a parte superior do manto (na geologia se chama litosfera). Essas placas ficam em constante movimentação sobre o magma do manto (astenosfera). E segundo essa teoria o planeta seria dividido em cerca de 12 grandes placas.
As evidências levantadas na teoria da tectônica das placas, surgiu com a observação de Wegener de que a costa leste da América do sul se encaixava perfeitamente na costa oeste da África. A partir disso Wegener buscou evidências para comprovar que os continentes já foram unidos e sofreram/sofrem movimentações. Em uma viagem pela América do Sul e África, ele descobriu que os relevos das duas regiões se completavam, além disso nas duas regiões foram encontrado fósseis de animais da mesma espécie e época e também plantas semelhantes. Foi então que Wegener se tornou o primeiro cientista que teorizou sobre os movimentos da crosta terrestre.
São três os tipos de limites. Quando as placas deslizam uma na outra, pela direito ou esquerda, fazendo movimentos na horizontal são chamados de limites transformantes. Exemplos: Falha de San Andreas (EUA) e Falha de Anatólia (TR).
Quando duas placas se distanciam uma da outra são chamados de limites divergentes.Exemplos: Vales, gigantescas cordilheiras submersas. 
Quando duas placas se movem uma em direção a outra, mergulhando sob a outra ou comprimindo e colidindo uma contra a outra, são chamados de limites convergentes. Exemplo: Cordilheira dos Andes, resultado do encontro entre a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.
4. Terremoto é um tipo de tremor que ocorre na superfície da terrestre (litosfera), e acontecem por falha geológica, no movimento das placas tectônicas.
5. Podemos relacionar os três tipos de limites entendo que na ação deles, ocorrem encontros de pequena ou larga escalas entre as rochas. Esses atritos e ou colisões origina o terremoto que estão sempre nas áreas dessas placas que ficam em constante movimentação, mas muitos desses sismos não imperceptíveis.

Outros materiais