Buscar

PRINCIPAIS AGENTES MUTAGÊNICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PRINCIPAIS AGENTES MUTAGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS DE EXPOSIÇÃO HUMANA
 O aumento no número de estudos sobre os danos e alterações induzidas por elementos químicos, físicos e biológicos e sobre os possíveis agentes causadores, foi impulsionado pela fragilidade do material genético ás agressões impostas pelo ambiente.
 Durante a evolução dos organismos, o material genético sofreu mutações benéficas e patogênicas, o que permitiu o aumento da variabilidade, levando a adaptações dos organismos em resposta às pressões seletivas do meio.
 Deste modo, todos os seres vivos sofrem certo número de mutações, seja como resultado de funções celulares normais ou de interações com o ambiente, estas mutações são denominadas espontâneas.
 Dentre as principais fontes de exposição do homem a agentes mutagênicos e/ou carcinogênicos pode-se citar a dieta, o hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, o consumo de drogas ilícitas e de medicamentos, vários fatores ambientais podem também afetar o material genético humano, como a radiação solar, os efluentes industriais, os agrotóxicos, alguns produtos químicos industriais e os derivados de petróleo.
 Algumas das substâncias encontradas em determinados alimentos podem induzir mutações no DNA e podem contribuir para o desenvolvimento de tumores, podemos destacar também como um agente cancerígeno as gorduras que estão em alguns alimentos.
 A presença de substâncias com potencial mutagênico/carcinogênico em alimentos deve-se, por conta do aumento na introdução tecnológica no meio agrícola, que priorizam aumentar a produção melhorando a cor e o sabor de alimentos.
 Entre o diagnósticos de câncer, o câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos , seu diagnóstico está relacionado com o consumo excessivo de tabaco. Outro habito humano que vem a causar danos é o consumo de bebidas alcoólicas. O consumo de álcool tem sido associado ao câncer de boca, esôfago, laringe. 
 Podemos perceber também que fatores ambientais contribuem para o surgimento de algumas doenças como a exposição excessiva ao sol, que quando não se usa nenhum tipo de proteção pode causar câncer de pele, bastante comum em países tropicais como o Brasil. ··.
 A emissão de gases, poluição industrial em rios, corantes in natura e efluentes provenientes de indústrias têxteis, todos esses de alguma maneira contribui para mutações e danos a saúde do homem.
 Não podemos deixar de destacar o uso de herbicidas na agricultura, pois este também contribui na causa de danos à saúde. 
 É perceptível que as fontes de substâncias danosas ao material genético encontram-se em concentrações variáveis no meio ambiente e podem ser de origem natural ou gerada por atividades humanas.
 É importante as pesquisas e as descobertas dos agentes mutagênicos/carcinogênicos no qual ficamos expostos diariamente, pois descobrir sobre eles nos auxilia a evita-los quando possível, mudar para hábitos mais saudáveis e auxilia também na procura de tratamentos. 
 Importância do artigo na área da Farmácia 
 Conhecendo as causas e os efeitos dos mutagênicos e carcinogênicos no organismo, pode auxiliar na pesquisa de cura e fabricação de um medicamento adequado, para então combater ou prolongar a vida do individuo. Claro que também temos que levar em conta que há remédios que ajudam a causar determinadas mutações, o uso de plantas medicinais é bastante pesquisado ainda pois algumas causam benefícios, mas o uso inadequado causa complicações no organismo. 
 O conhecimento e estudo desta área são fundamentais, pois farmacêuticos não podem produzir um remédio ou receita-lo sem compreender o que se passa no organismo.

Outros materiais