Buscar

Exercícios de Geologia Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Ouro Preto
Departamento de Geologia - Geologia Geral - Turma: GEO110-22
Engenharia Ambiental
Nome: Vanessa Vieira Peçanha - Matrícula: 17.2.1675 
Exercícios do livro “Para entender a Terra”
Qual a diferença entre experimento, hipótese, teoria e fato?
R: Experimento é uma forma de testar as hipóteses. Seus resultados podem ser aproximados aos conhecimentos aprendidos na pesquisa. Hipótese são suposições, nascem através de perguntas, e independem se serão verdadeiras ou não. Já a teoria é um conhecimento especulativo, ou seja, possui um número considerável de evidências, que pela ciência torna-se lei e/ou regras. Fato é aquilo que a teoria tenta explicar, um fenômeno. Exemplo: “Porque a terra é redonda?”.
Que fatores tornaram a Terra um lugar particularmente agradável para a vida desenvolver-se?
R: São dois os fatores que tornaram a vida na Terra um lugar habitável, os endógenos e exógenos. Endógenos, “-endo” significa dentro, são fatores internos que se realizam no interior da terra, como a filtração da radiação solar, existência de água líquida, uma atmosfera com o O2 e O3. Os exógenos, “-exo” significa fora, são fatores externos que agem acima da superfície, como a distância que nos encontramos da terra, e que os níveis de radiação tornam-se propícios para a existência da água.
 
Como e por que os planetas interiores diferem dos planetas gigantes e exteriores?
R: Os planetas interiores, Mercúrio, Vênus, Terra, e Marte, são planetas mais próximos do sol, sendo menores e mais rochosos. Os planetas gigantes, Júpiter, Saturno, Urano e Neturno, estão mais distantes do sol e possuem características gasosas e núcleos rochosos. A diferença entre eles é justamente a posição que se encontram em relação ao sol, pois durante sua formação a composição deles se tornam muito diferentes. Os planetas interiores se estruturam por múltiplas colisões e cresceram através de acúmulo de um corpo rochoso ou de gelo. Os planetas gigantes se estruturam pelo acúmulo de gás.
O que causou a diferenciação da Terra e qual foi o resultado?
R: No início da história da Terra, o planeta conseguiu calor suficiente para se fundir, na qual ocorreu a diferenciação. Desse modo, após o resfriamento, grande parte da terra se solidificou e se tornou um planeta diferenciado, contendo três camadas núcleo, manta e crosta. 
Como a composição química da crosta da Terra difere daquela das zonas mais profundas? E daquelas do núcleo?
R: O núcleo da Terra, onde um terço é ferro que é mais denso que a maioria dos outros elementos, mergulharam para formar o núcleo. A crosta da Terra é uma fina camada de outros elementos menos denso que se separaram das substâncias que as geraram e subiram em direção ao oceano de magma, na qual se solidificou e formou a crosta.
Como a visão da Terra em termos de um sistema de componentes interativos nos ajuda a entender nosso planeta? Dê um exemplo de interação entre um ou mais geossistemas.
R: Com o avanço da ciência no sistema Terra, hoje podemos hoje estudar o clima, as placas tectônicas, geodínamo, entre outros. Que são fundamentais para entendermos os processos naturais da Terra, e prever como cada um deles podem nos afetar, como o terremoto.
Descreva a ideia central da teoria da tectônica de placas.
R: A teoria da tectônica de placas demonstra que uma superfície semi-rígida da crosta sofre movimento na parte superior do manto (astenosfera). E segundo essa teoria o planeta seria dividido em cerca de 12 grandes placas.
Defina datação relativa e absoluta. 
R: A datação relativa consiste em estabelecer uma relação entre estratos indicando qual o mais antigo ou recente. É possível fazer essa comparação fazendo um friso, que se determina através de princípios criados e usados para tal procedimento.
Datação absoluta consiste em indicar uma idade numérica de uma rocha ou mineral que contém certos isótopos radioativos. Onde consegue estabelecer uma idade absoluta.

Outros materiais