Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704239079)	Acerto: 0,0 / 1,0
(CESPE - Sociólogo - DPU - 2010)- A sociologia jurídica surgiu devido
 Certo	ao descompasso entre direitos formalmente assegurados e prática concreta dos sujeitos sociais.
	ao crescimento vertiginoso de conhecimentos na área jurídica.
	às disputas conceituais intermináveis entre acadêmicos de direito.
	à necessidade de explicar o direito para a população de baixa escolaridade.
 ao interesse epistemológico na relação entre direito e sociologia.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201703183640)	Acerto: 1,0 / 1,0
Diante da presença constante de temas correlacionados à Sociologia Jurídica nos julgados dos nossos tribunais, podemos concluir que: I. é desejável que o profissional do Direito se torne distante do meio social, para não ficar sujeito a transformações econômicas, políticas, culturais, religiosas e tecnológicas; II. o jurista por vezes deve se omitir diante de determinados assuntos e contendas sociais, para resguardar sua imagem; III. o jurista deve ser capaz de realizar uma análise da realidade social, com embasamento científico, que lhe proporcione uma aplicação equânime do Direito; IV. a produção do Direito ocorre por profissionais com conhecimento jurídico-dogmático, isento de valores pessoais e sem influência de outras áreas científicas; V. a participação multidisciplinar é capaz de garantir a produção e aplicação do Direito de forma mais adequada aos anseios da sociedade. Assinale a alternativa correta:
	II, III e V
	I, II e III
	III e IV
	I, III e IV
 Certo	III e V
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201703183609)	Acerto: 1,0 / 1,0
Para Ferdinand Lassalle, existem:
 Certo	uma Constituição Formal e uma Constituição Real, onde a primeira corresponderia ao disposto no papel e a segunda ao efetivo exercício do poder
	uma Constituição Normativa e uma Constituição Modelar, onde a primeira corresponderia ao disposto no papel e a segunda ao efetivo exercício do poder.
	uma Constituição Pétrea e uma Constituição Constituinte, onde a primeira corresponderia ao efetivo exercício do poder e a segunda ao disposto no papel
	uma Constituição Rudimentar e uma Constituição Fictícia, onde a primeira corresponderia ao efetivo exercício do poder e a segunda ao disposto no papel.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201704062025)	Acerto: 1,0 / 1,0
Sobre a Sociologia Jurídica e Judiciária : I) É a ciência autônoma que estuda o fenômeno jurídico a partir dos conceitos filosóficos que ordenam os fatos sociais (dever ser) II) É a ciência autônoma que estuda a valoração do ato normativo em sua receptividade social, ou seja, os efeitos sociais das normas validas.
III) Para a sociologia Jurídica e judiciária o Direito deve ser compreendido como um fato social em sua estrutura e funcionalidade.
IV) É a ciência que estuda o direito como fenômeno social (ser), a fim de observar a adequação da ordem jurídica aos fatos sociais, a receptividade e o cumprimento das normas vigentes pelo povo. V) O estudo da Sociologia Judiciária leva a que se perceba que magistrados, advogados e promotores não são autômatos ao executar a programação estritamente demarcada pela lei. Estão corretas:
	I, II, e IV
 Certo	III, IV e V
	II, III, e V
	Todas estão incorretas
	III e IV
 Gabarito Comentado.	 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201703944554)	Acerto: 1,0 / 1,0
Vimos em aula que "a eficácia é o nível de cumprimento da norma tendo em conta as relações sociais a elas referentes. Uma norma é considerada socialmente eficaz quando é observada por seus destinatários, apresentando os efeitos esperados quando de sua aplicação, seja porque impediu a instalação do conflito ou quando sua violação é efetivamente punida pelo Estado. Em ambos os casos a previsão normativa é respeitada: seja de forma espontânea, seja através de uma intervenção coercitiva ou punitiva do Estado." (Livro didático da Estácio de Sociologia Jurídica e judiciária, p.36). Assim, indique a alternativa CORRETA:
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi eficaz: o preceito teve eficácia para 30% dos contribuintes e a sanção teve eficácia para 70%.
	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que resulta da intervenção repressiva do Estado e secundária (da sanção) a que decorre do respeito espontâneo à norma.
 Certo	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que decorre do respeito espontâneo à norma e como eficácia secundária (da sanção) a que resulta da intervenção repressiva do Estado.
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi ineficaz.
	É fácil perceber que as normas jurídicas sempre conseguem ser plenamente eficazes.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201704198985)	Acerto: 1,0 / 1,0
Acerca da Sociologia Jurídica e Judiciária NÃO é correto afirmar que:
 Certo	A sociologia jurídica faz a ponte entre o Direito e a Ciência Política, do qual o objeto de estudo é a constituição e manutenção do poder.
	É a ciência que estuda a relação entre Direito e sociedade, sob um olhar sociológico pelo qual a sociologia jurídica conceitua o direito e examina a influência dos fatores sociais sobre o direito e sua incidência na sociedade
	É a ciência que estuda o direito como sendo um fenômeno social a fim de observar a adequação da norma jurídica aos fatos sociais.
	A sociologia jurídica busca examinar as causas e os efeitos, os fatos sociais das normas jurídicas, buscando as consequências do direito na vida social
	A preocupação da sociologia jurídica é saber até que ponto as normas jurídicas se tornam realmente válidas e se correspondem na prática aos objetivos dos legisladores e seus destinatários.
 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201703984240)	Acerto: 1,0 / 1,0
Sabe-se que a função social do direito é definida a partir da própria sociedade, nas inter-relações sociais. Por tanto é uma ciência essencialmente social, uma peculiaridade da sociedade que determina uma finalidade fundamental. Esta finalidade é:
	Estar paralelo nas atividades econômicas
	Determinar as atividades produtivas
	Excluir sanções sociais
	Exercer o caráter social nas relações
 Certo	O caráter preventivo
 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201704198991)	Acerto: 1,0 / 1,0
De acordo com a Constituição Federal de 1988 a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Desse modo, o sistema eleitoral brasileiro está baseado no voto direto e secreto, de modo que o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido de maneira secreta. São considerados votos válidos ou os votos nominais aos candidatos e os votos nas legendas (partidos) nas eleições proporcionais e majoritárias. Sendo assim, os deputados e vereadores:
	são eleitos por voto proporcional com lista fechada, ou seja, pelo voto majoritário
	são eleitos a partir do voto distrital misto e voto distrital misto puro, não pertencendo assim ao sistema majoritário.
 Certo	são eleitos por voto proporcional com lista aberta, dependendo da relação entre o número de eleitores e o número de cadeiras.
	Deputados e vereadores são eleitos por sistemas diferentes. Os deputados são eleitos pelo sistema majoritário e os vereados pelo voto proporcional.
	são eleitos a partir da voto majoritário, nominal com lista fechada.
 Código de referência da questão.9a Questão (Ref.: 201704198992)	Acerto: 1,0 / 1,0
O poder judiciário brasileiro está dividido em dois grupos: o Federal e o Estadual.Acerca dessa divisão é podemos afirmar que:
 Certo	Compete ao poder judiciário federal apreciar todas as causas em que houver interesse da união ou de seus desdobramentos administrativos (autarquias, empresas públicas).
	Ao poder judiciário federal compete apreciar todas as demandas envolvendo conflitos de interesse entre particulares, bem como as causas em que há interesse dos próprios estados e municípios.
	O Supremo Tribunal Federal tem como competência o poder de examinar decisões de qualquer órgão do judiciário. É a segunda corte mais alta do país, ficando atrás somente do Superior Tribunal de Justiça, que dá a palavra final.
	Compete ao poder judiciário estadual apreciar todas as causas em que houver interesse da união ou de seus desdobramentos administrativos (autarquias, empresas públicas).
	A Justiça Eleitoral e a Justiça do Trabalho e a Justiça Militar são órgãos que compõem o judiciário estadual.
 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 201703182761)	Acerto: 1,0 / 1,0
O sistema de escolha de magistrados varia de país a país. No Brasil vigora o:
 Certo	sistema misto, integrando concurso público e nomeação
	sistema de concurso público
	sistema misto, integrando sorteio e nomeação
	sistema de nomeação
	sistema misto, integrando concurso público e eleição
 Gabarito Comentado.

Outros materiais