Buscar

Sistema Motor Somático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sistema Motor Somático
É caracterizado por ter ações voluntárias. Tem a capacidade de contrair músculos estriados esqueléticos, sendo essa tarefa voluntária e as vezes involuntária. 
Na medula e no tronco encefálico, encontra-se motoneurônios que se ligam aos músculos e transmitem acetilcolina na placa motora pela sinapse estabelecida. Na medula, os motoneurônios encontram-se anteriormente na parte lateral que inerva os músculos distais e a parte medial, que inerva os músculos axiais.
Os motoneurônios são controlados por ele mesmo (interneurônio), pela fibra sensitiva (no ato reflexo), pelos neurônios superiores e pelo cerebelo e núcleos da base (não estão em contato direto com ele).
Neurônios superiores saem da região de córtex cerebral, e formam o trato corticoespinhal, que destina-se a medula (na região do bulbo faz a decussação das pirâmides). Termina geralmente na porção lateral, que cuida da inervação distal voluntária dos músculos.
Outro neurônio superior está no núcleo rubro, situado no mesencéfalo (regulam os motoneurônios da medula). Forma o trato rubroespinhal que já cruza de lado no local de formação, terminando na parte lateral do corno anterior da medula. Tem função de auxiliar o trato corticoespinhal, inibindo a atividade extensora dos membros e excitando a flexora.
Mais um neurônio superior está na formação reticular, que forma o trato reticuloespinhal. Este termina na parte medial do corno anterior, tendo a função de contrair os músculos axiais voluntariamente e tem papel involuntário também, que cuida da postura dessa região.
O trato vestibuloespinhal mantém o equilíbrio e postura do corpo. Termina na parte medial do corno anterior da medula

Outros materiais