Buscar

Importância da logística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
	
ANO / SEMESTRE: 2017/2
	
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E COMPRAS
CÓDIGO: 901150
PROFESSOR: Rogério da Silva Filho
	
CRÉDITOS: 04
C/H TOTAL: 68
	ATIVIDADES SEMIPRESENCIAIS
	Acadêmico(a): Deivid Germann, Cassio Witt
1ª ATIVIDADE SEMI – PRESENCIAL de 12/08/2017
REFERÊNCIA: A Abrangência e Extensão da Logística
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho tem como objetivo analisar a abrangência e extensão da logística utilizada pelas empresas, buscando demonstrar a importância da logística para a empresa que busca excelência não somente no transporte de seus materiais ou produtos. Para essa analise serão utilizados artigos acadêmicos publicados e citados como referencias bibliográficas.
 
CONTEÚDO
 Empresas cada vez mais preocupadas em com seu foco na satisfação do cliente. A globalização, fez com que todos tenham o mundo à palma de suas mãos. Planejamento para que seus produtos e matérias primas cheguem no prazo desejado e previsto. Todos esses assuntos estão diretamente ligados a logística.
 Por definição a logística tem como objetivo fazer o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo, visando satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível, ou seja um processo que na teoria parece ser simples, mas na prática vai muito além do conceito transporte. 
 Para Ballou, a logística "trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável." 
 Muitos fatores são importantes e decisivos para que empresas tenham sucesso, em um universo cada dia mais competitivo e cheio de inovações. Dentre estes, a logística é um fator decisivo e diferencial. Uma logística realizada de forma correta só traz benefícios, embora em alguns casos tenha um custo elevado, os benefícios são de longe maiores do que os custos, a longo ou curto prazo. 
 A logística é responsável por custos importantes dentro das empresas: o transporte, a armazenagem e o custo dos estoques, normalmente somam mais de 10% do custo de um produto, podendo essa proporção chegar facilmente a 30% em alguns setores, como no setor alimentício. Para os clientes, a logística faz parte da criação de valor referente ao produto, ao torná-los disponíveis no local e momento desejados para o consumo.
 A cadeia logística pode ser subdivida em três seguimentos que recebem várias denominações, dependendo do autor. 
 O primeiro é o da Logística de Suprimentos (também chamado de Logística de Materiais, Logística de Abastecimento, Logística de Entrada, Inbound). Esse seguimento aborda as relações com fornecedores, compras, estoques e armazenamento de materiais. 
O segundo é o da Logística Interna (também denominado de Logística de Produção, Logística de Planta). Aborda o processo de transformação, dentro da empresa, desde a entrada da matéria-prima e insumos até saída da empresa, seja na forma de serviço ou produto terminado
O terceiro é o da Logística de Distribuição (conhecida como Logística de Saída, Logística Externa, Outbound). Essa é fase da distribuição dos produtos acabados ou do serviço, transporte e armazenagem, bem como o relacionamento pós venda com o consumidor/cliente.
 Como podemos notar a logística deve ser levada a sério por administradores e empresas. Analisando toda sua cadeia produtiva e de suprimentos, processo de produção e entrega, conhecer seus fornecedores e suas instalações, para assim obter um planejamento logístico qualificado, alcançando assim uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.
CONCLUSÃO
 Quando se fala em logística, logo pensamos em transporte. Algo muito comum com todas as pessoas quando se trata desse assunto. Mas não é só de transporte que podemos classificar a logística. 
 A logística deve ser tratada como uma ferramenta para o diferencial competitivo para a empresa no mercado em que atua, utilizando de maneira correta os benefícios que ela traz e que aplicados corretamente são notados pelos clientes.
 Unir esses dois conceitos da logística que são “o produto certo na hora certa” fará com que sua empresa não fracasse em uma época que detalhes fazem a diferença na hora da escolha do produto ou serviço.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A ABRANGÊNCIA DA LOGISTICA. Disponível em: < http://www.intelog.com.br/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=627271&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=907720&Titulo=NLRS-DF%20-%20A%20abrang%EAncia%20da%20log%EDstica>. Acesso em: 07/09/2017
A IMPORTANCIA DA LOGISTICA PARA AS EMPRESAS. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-da-logistica-para-as-empresas/72607/ >. Acesso em: 07/09/2017
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 27 p.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes