Buscar

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE avp

Prévia do material em texto

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
	
	Avaiação Parcial: CCJ0022_SM_201504464109 V.1 
	 
	Aluno(a): MARIA CLARA ANTUNES MANHAES
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 30/10/2017 00:08:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201504749679)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a assertiva que corresponde à doutrina que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	da proteção parcial
	
	do direito penal do menor
	
	da situação irregular
	 
	da proteção integral
	
	da situação de risco
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505136328)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	 
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505082005)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Visando descobrir se seu filho Caio, de quinze anos, estava envolvido com drogas, Tício vasculha seus pertences, em busca de eventual substância ou de qualquer indício que comprove o envolvimento. Considerando que o ECA visa a proteção a integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais, é correto afirmar que:
		
	
	Tício não agiu corretamente, pois poderia vasculhar os pertences somente com autorização judicial
	
	Tício poderia, ainda sem qualquer suspeita, vasculhar livremente os pertences do filho
	
	Tício praticou infração administrativa, por inobservar dever inerente ao poder familiar
	
	Tício praticou crime de invasão de privacidade
	 
	Tício agiu corretamente, pois visava a proteção do filho
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504684907)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:
		
	 
	identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e impressão digital da mãe
	
	manter alojamento isolado, possibilitando excepcionalmente ao neonato a permanência junto aos pais.
	
	fornecer declaração de nascimento, desde que não constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.
	
	manter o registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo mínimo de cinco e máximo de dez anos.
	
	prestar orientação ao pais do recém-nascido, quanto à terapêutica de anormalidades no metabolismo, mas não são obrigados a proceder a exames visando ao diagnóstico, cuja realização é atribuição exclusiva de laboratórios públicos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504684817)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Célio e Joana, ambos com 37 anos de idade e casados desde 2001, adotaram Josimar, com 17 anos de idade, após regular procedimento perante a Vara da Infância e Juventude de Campina Grande ¿ PB. A sentença judicial que constituiu o vínculo de adoção foi proferida em dezembro de 2007 e imediatamente inscrita no Cartório de Registro Civil. Considerando a situação hipotética acima apresentada e a Lei n.º 8.069/1990 ¿ Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta quanto a adoção. (FUNDAC/PB 2008).
		
	
	O falecimento de Célio e Joana restabelecerá o poder familiar aos pais naturais de Josimar, o que ocorrerá com o encaminhamento da certidão de óbito dos pais adotantes ao Cartório de Registro Civil.
	
	O processo de adoção é nulo em razão da diferença de idade entre adotantes e adotado.
	
	Na certidão de nascimento de Josimar, constarão os nomes de Célio e Joana como pais adotantes e dos pais biológicos, para resguardar futura revogação da adoção.
	 
	Em razão de sua idade, é necessário o consentimento de Josimar no processo de adoção.
	
	Josimar, mesmo após a adoção, terá direitos sucessórios em relação ao seus pais biológicos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505090851)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paulo, de 4 anos, é filho de Carla e não teve a sua paternidade reconhecida. Cláudio, avô de Carla e bisavô de Paulo, muito preocupado com o futuro do bisneto, pretende adotá-lo, tendo em vista que Carla ostenta uma situação financeira precária e, na opinião do avô, não é muito responsável. Acerca da possibilidade de adoção de Paulo por Cláudio, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Como Cláudio só poderá adotar Paulo se Carla for destituída do poder familiar exercido em favor da criança, a medida, dada a sua excepcionalidade, só se justificaria na hipótese de adoção bilateral.
	
	Claudio, por ser bisavô de Paulo, por um lado, tem prioridade na adoção da criança, mas, por outro, só poderá adotá-lo se Carla, além de autorizar a medida, for destituída do poder familiar.
	
	Cláudio sendo bisavô de Paulo e membro de sua família extensa, terá prioridade na adoção da criança, exigindo-se, contudo, que Carla, mãe de Paulo, autorize e que o adotando dê o seu consentimento em juízo.
	 
	Cláudio, por ser bisavô de Paulo, não poderá adotá-lo, mesmo que Carla consinta, já que tal medida excepcional não é permitida quando o adotante é ascendente ou irmão do adotando.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505105733)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O ECA prevê que as emissoras de rádio e televisão somente poderão exibir, no horário recomendado para o público infanto juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. Segundo este Estatuto, esta restrição é classificada como uma:
		
	 
	Ato infracional.
	 
	Prevenção especial.
	
	Medida socioeducativa.
	
	Infração administrativa.
	
	prevenção geral
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504583382)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta: "Pedro, um adolescente de 12 anos, trabalha na marcenaria de seu tio, que vem lhe ensinando tal ofício, e pagando ao sobrinho uma pequena quantia mensal por sua colaboração."
		
	
	Pedro só poderá trabalhar na condição de aprendiz a partir dos 16 anos de idade
	 
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Isto é perfeitamente possível, em qualquer situação
	
	Isto só é possível, se esta atividade não for vedada pela lei
	
	Esta situação é possível, pois Pedro está na condição de aprendiz
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504684830)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As entidades de atendimento da criança e do adolescente, governamentais e não governamentais, serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), são medidas aplicáveis às entidades de atendimento que descumprirem obrigações nele contidas: I. Às entidadesgovernamentais: advertência, afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes e fechamento de unidade ou interdição de programa. II. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e cassação do registro. III. Às entidades governamentais: afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes, intervenção administrativa e fechamento de unidade ou interdição de programa. IV. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e intervenção administrativa. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	II e III.
	
	I e IV.
	
	IV.
	 
	I e II.
	
	III e IV.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505130171)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as alternativas a seguir sobre o tema Entidades de atendimento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A advertência é uma medida aplicável às entidades de atendimento governamentais, porém não aplicável às entidades não-governamentais.
	
	A cassação de registro é uma sanção aplicável somente às entidades governamentais.
	 
	As entidades de atendimento governamentais e não-governamentais serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares.
	
	O procedimento de apuração de irregularidade m entidade de atendimento terá início exclusivamente por portaria do Ministério Público.
	
	Os planos de aplicação e as prestações de contas serão apresentados sempre ao estado independentemente da origem das dotações orçamentárias.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais