Buscar

História do Brasil Republicano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Quest 1
Parte superior do formulário
			HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0518_EX_A1_201404072802_V1 
	Matrícula: 201404072802
	Aluno(a): ADRIANO PORTES FERREIRA
	Data: 16/08/2017 08:06:32 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404630335)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Emília Viotti da Costa, em "Da Monarquia à República: Momentos Decisivos", empreendeu uma análise sobre esse importante episódio da história brasileira. Sobre a tese da autora, analise as proposições a seguir: I- Em oposição à interpretação inaugurada por Caio Prado Jr., a autora investigou a proclamação da República a partir do descompasso, cada vez maior entre a estrutura econômica que se modernizava e a estrutura política da monarquia brasileira que não atendia aos interesses da nova elite. II- Para os setores economicamente mais dinâmicos, que apareceram no cenário econômico brasileiro por volta de 1850, a estrutura política do regime monárquico era um entrave à modernização do país. III- A tese da autora consiste na afirmação de que a proclamação da República foi o resultado do distanciamento entre a estrutura política da monarquia e os grupos sociais que formavam a nova elite econômica. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.
	
	Se apenas a alternativa I estiver correta.
	 
	Se apenas as alternativas II e III estiverem corretas.
	 
	Se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	Se apenas as alternativas I e III estiverem corretas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404209426)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a participação dos militares na Proclamação da República é CORRETO a que:
		
	
	O descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso através da imprensa, levou os "casacas" a proclamar a República.
	
	A aliança dos militares com a lgreja acirrou as divergências entre militares e republicanos, culminando na Questão Militar.
	
	O Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do Exército.
	 
	A proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das idéias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
	
	O Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró-republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404307713)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a crise da monarquia no Brasil, leia o seguinte trecho: "A monarquia foi condenada pela sua própria índole, tal é em síntese a observação resultante dos escritos de Suetônio numa obra sobre o Império editada em 1896 e que reúne artigos publicados no periódico O Paiz. O autor procura mostrar que os males do Império advinham menos do Imperador do que da instituição de que ele foi ao mesmo tempo ¿o representante conspícuo e a vítima ilustre". (COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Brasiliense, 1987, pp. 268.) Segundo o texto destacado, a monarquia entrou em crise em finais do século XIX por causa das suas instituições, que não mais atendiam os interesses de vários grupos da sociedade brasileira. Sendo assim, assinale a alternativa que relaciona corretamente uma reivindicação de modernização do Brasil em fins do século XIX:
		
	 
	após a Guerra do Paraguai, o Exército brasileiro retornou à pátria exigindo maior participação política e fim do voto censitário.
	
	o movimento abolicionista teve vitórias contundentes ao longo da década de 1870 e, por isso, não contribuiu para a queda da monarquia em 1889.
	 
	o movimento republicano representava os interesses da elite industrial, que pretendia industrializar a economia brasileira imediatamente.
	
	as classes médias urbanas lutavam pela democratização da política, sobretudo através da instituição do voto feminino.
	
	grupos religiosos ligados a Igreja Católica queriam o retorno do Padroado, e a reaproximação entre a Igreja e a monarquia.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404181892)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A proclamação da República em 15 de novembro de 1889 é considerada pela historiografia recente:
		
	
	Uma reação das oligarquias ao fim da escravidão.
	
	Uma ruptura entre liberais republicanos e as oligarquias rurais.
	
	Uma reação da burguesia urbana ao autoritarismo do Imperador Pedro II.
	 
	Um golpe militar liderado por Deodoro da Fonseca.
	
	Uma reação das oligarquias ao poder da Igreja Católica.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404349508)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Só o Exército, afirmou Deodoro, sabia sacrificar-se pela pátria e, no entanto, maltrataram-no os homens políticos que até então haviam dirigido o país. Aludiu aos seus serviços no campo de batalha, rememorando que pela pátria estivera três dias e três noites combatendo em campos paraguaios no meio do lodaçal, sacrifício que eu não poderia avaliar". A frase acima pertence ao Visconde de Ouro Preto, último chefe do governo da Monarquia. A partir dela, vemos refletida a essência de uma das questões apontadas como responsáveis pela queda da Monarquia. Assinale, abaixo, a alternativa que melhor corresponde às palavras de Ouro Preto.
		
	
	Essas palavras dizem respeito à Questão Abolicionista, que contrapôs os militares às elites escravistas.
	
	Essas palavras demonstram simplesmente uma rivalidade pessoal que existia entre Deodoro e o Visconde de Ouro Preto.
	
	Essas palavras como que simbolizam a aceitação, por parte de Deodoro, da liderança do Movimento Republicano que levaria à derrubada da Monarquia.
	
	Estas palavras dizem respeito à Questão Religiosa onde os militares apoiaram o Imperador em fazer valer sua autoridade contra a Igreja, que queria impor uma Bula papal no Brasil apesar da mesma não ter sido aprovada por D. Pedro II.
	 
	Estas palavras dizem respeito à Questão Militar, onde militares como Deodoro se viam impedidos de participar das decisões de Estado por políticos como o Visconde de Ouro Preto.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404626070)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Guerra do Paraguai foi o maior conflito militar ocorrido na América do Sul, entre 1864 e 1870 confrontaram-se os exércitos da Tríplice Aliança e do Paraguai. Sobre as consequências desse conflito, podemos apontar EXCETO:
		
	
	A Guerra trouxe prejuízos aos quatro países envolvidos, mesmo os integrantes da Tríplice Aliança tiveram muitas baixas em seus exércitos e viram sua dívida com a Inglaterra aumentar durante o conflito.
	 
	O Paraguai saiu da Guerra completamente destruído e sua população sofreu um decréscimo sentido por muitas décadas.
	 
	A Guerra foi vencida pela Tríplice Aliança e garantiu ao Brasil grande prestígio à Monarquia, tanto no próprio país como na Europa.
	
	Embora possamos relacionar a eclosão do conflito com disputas políticas e territoriais na região da Bacia do Prata, também pode-se destacar que a Inglaterra poderia ser favorecida com o enfraquecimento do Paraguai.
	
	A formação do exército brasileiro contou com a participação de mestiços e negros, muitos dos quais ainda escravizados que lutaram sob a promessa de liberdade ao fim do conflito.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404630331)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A queda da monarquia em 1889 pode ser associada a vários fatores, entre eles as disputas políticas entre a Monarquia e as novas forças que se organizavam no interior do Exército. Sobre a chamada"Questão Militar", somente NÃO podemos afirma que:
		
	 
	O "soldado cidadão" é aquele que deseja apenas cumprir com o seu dever militar, defendendo os interesses do seu país em quaisquer conflitos que ocorram.
	
	A partir da Guerra do Paraguai, os militares se mobilizam para romper com os limites do "soldado profissional", em busca de um espaço na política nacional para o "soldado cidadão".
	
	A falta de entendimento entre o império e a liderança do Exército contribuiu para o desgaste do ministério do Visconde de Ouro Preto e a Proclamação da República.
	
	O '"homem da caserna" queria participar das decisões políticas do país, tal qual ocorria entre os militares de países vizinhos, como a Argentina.
	
	O Exército sentia-se desprestigiado pelo governo, principalmente, porque esta força era considerada mais popular, enquanto que a Marinha era formada, predominantemente, por membros da elite.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404349520)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Além das Questões Militar, Religiosa e Abolicionista, havia um outro grande problema para a Monarquia resolver, conforme nos aponta a historiadora Emilia Viotti da Costa. Escolha, entre as opções abaixo, aquela que melhor traduz esse problema.
		
	
	A chamada "Geração de 1870" conseguiu influenciar todo o meio intelectual do Rio de Janeiro e, em consequência, a propaganda republicana ganhou todos os jornais da capital do Império tornando a manutenção do regime insustentável.
	 
	Algumas mudanças estruturais ocorridas desde meados do século XIX tornaram o centralismo monárquico inadequado para a nova realidade nacional.
	
	A propaganda republicana empolgava a população do Império de norte a sul tornando a Monarquia insustentável.
	 
	Os cafeicultores estavam extremamente descontentes com o fato da Monarquia estar pensando em criar formas de financiar a industrialização do Império.
	
	A Guerra do Paraguai havia deixado a população muito insatisfeita com o governo imperial.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais