Buscar

Atividade Discursiva patologia postar

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO
ENFERMAGEM
MATÉRIA: Patologia
TURMA 8º SEMESTRE
Tutora 
DENISE APARECIDA DA SILVA – 5406542088
 
 
 
 
 
SOROCABA
 
Atividade Discursiva
1.1 Questão
Paciente jovem, 21 anos, procura serviço médico relatando dor em membro superior direito há 5 meses. Trabalha como operadora de telemarketing, relatando digitar em computadores por aproximadamente oito horas diárias. Apresenta edema na região do punho, diminuição de força e amplitude de movimentos desta articulação e dor a manipulação. Após examinar clinicamente a paciente o médico relata ser uma inflamação crônica, medicando-a com anti-inflamatórios e fisioterapia. Existem grandes diferenças entre o processo inflamatório agudo e crônico.
 Considerando o caso clínico descrito, descreva o processo inflamatório, os sinais do processo inflamatório e o porquê ocorrem; diferencie o processo inflamatório agudo do crônico e as fases da inflamação até a fase de reparo.
1.2 Resposta
Considerando o caso clínico descrito acima, o processo inflamatório, na primeira fase a vascularização ao redor do local da lesão reage para recrutar células do sistema imune; na segunda fase as células imunes circulantes migram desse vaso para os tecidos lesados e logo em seguida começa o processo de reparo e cicatrização do tecido. Tem como sinais e características desse processo edema, dor, eritema, calor e rubor que dependendo do tempo de duração, as inflamações são divididas e aguda e crônicas.
Inflamação aguda e crônica: A inflamações aguda caracterizam-se por permanecerem por um período mais curto, que podem ser por alguns minutos a até poucos dias onde há o predomínio de exsudatos, alterações da permeabilidade vascular permitindo o acumulo na região inflamada de liquido, fibrina, leucócitos, neutrófilos e hemácias; já na inflamação crônica além dos elementos citados também ocorre no local a proliferação de vasos, fibroblastos e também o acúmulo e proliferação de monócitos e linfócitos no local.
REFERÊNCIA 
ZURRON, Ana Claudia Bensuaski P. Patologia: Processo Inflamatório. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.

Outros materiais