Buscar

Camila pesquisa de mercado 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O QUE É PESQUISA DE MERCADO?
Camila Souza Barbosa
Daniel Nascimento-e-Silva
Este texto tem como objetivo explicar o que é pesquisa de mercado. Para isso utilizou o método bibliográfico conceitual desenvolvido por Nascimento-e-Silva (2012), que consiste na elaboração de uma pergunta de pesquisa, coleta e organização dos dados e resposta à pergunta formulada. A conclusão mostra que pesquisa de mercado é a analise de possíveis problemas e hábitos que podem gerar oportunidades de negócios.
As organizações possuem uma ferramenta essencial denominada pesquisa de mercado. Segundo Cheque e Barroso (2003) esta ferramenta é utilizada para recolhimento de dados, que são significativos no ramo de atuação do empreendimento. Esta ferramenta é empregada não apenas no momento de abertura de empresas, mas também pode ser usada no lançamento de novos produtos, avaliação de tendências de mercado, verificação da qualidade dos serviços prestados. O retorno de informações do cliente é de extrema importância para o sucesso da pesquisa, pois irá descobrir os pontos fracos dos seus produtos/serviços e gerar novas oportunidades, podendo assim montar a estratégia de negócio mais adequada para a empresa.		Parágrafo confuso. Reescrever com pelo menos 8 linhas.
Kotler (2003) retrata a pesquisa de mercado como informações coletas do cliente, que tem como objetivo definir um problema, identificar as barreiras, e com isso elaborar soluções que atendam tanto a necessidade do consumidor, quanto a necessidade da empresa de se manter no mercado. Os dados mostrados diretamente pelo índice de satisfação do cliente mostram os defeitos, e dificuldades existentes nos produtos fornecidos pela empresa, e com isso é gerada a oportunidade de melhorias, e geração de novos negócios, que atenderão aos conflitos do usuário, não deixando a empresa perderem seu espaço no mercado e atendendo as necessidades do mesmo. 
 			Explicar o que isso quer dizer para completar o parágrafo de 8 linhas.
A direção dos negócios pode ser dada a partir de uma pesquisa de mercado. É um instrumento de direção, segundo Cunha Junior, Freitas e Slongo (1995). O autor chama a atenção para que essa ferramenta seja utilizada por pessoas responsáveis, e que tenham um objetivo notório, prático e fácil de ser entendido, para melhor aplicação. Uma vez que a coleta de dados seja muito grande, ou de forma desordenada, a possibilidade de erros aumenta. É necessária a montagem uma estratégia para realizar a coleta de dados, como a definição de uma região, público alvo, perguntas pré-selecionadas, fazendo com que a pesquisa seja eficaz e tenha confiabilidade. Complete o parágrafo com 8 linhas para que fique bem esclarecido.
Segundo Braga Junior, Pio e Antunes (2009), para compreensão do potencial da tecnologia é utilizada a pesquisa de mercado para viabilizar sua comercialização, verificar parâmetros de venda e futuro da empresa. Conhecer o ambiente que se vai montar um novo empreendimento tem se tornado cada vez mais necessário. A pesquisa facilita na diminuição da possibilidade de fracasso da empresa. Os dados coletados ajudam na montagem de uma pesquisa de mercado, hábitos, problemas, experiência com outros comerciantes locais. Essa coleta pode ser feita com moradores da região, em divulgações públicas, como jornais e revistas.
Uma rotina das empresas é tomar decisões, e a pesquisa de mercado é essencial para o planejamento das ações (ZUCCO et. Al., 2010). O feedback recebido dos clientes mostra claramente que a pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para as empresas. As informações pesquisadas devem ser planejadas antecipadamente, perguntas devem ser formuladas de acordo com o interesse, podendo extrair os pontos fracos e fortes da empresa. No caso de informações extras sejam adquiridas, podem ser tratadas como oportunidade de novos negócios. Com estas informações os planos de controle, movimentações futuras, soluções de problemas, e novos negócios podem ser gerados.
		Afirmativa muito longa. Faça uma afirmativa curta, com um ponto na segunda linha. Depois explique o que foi afirmado para completar o parágrafo de 8 linhas.”
Segundo Roman e colaboradores (2009), pesquisa de mercado é a ferramenta mais confiável de conhecer o público alvo. Ao pensar em abrir um negócio é necessário analisar o perfil dos consumidores, confirmar se o produto ou serviço será aceito, e comprado pelo público. É usada também na validação de novos produtos, reconhecimento de distúrbios, obtenção de informações que traçaram o perfil estratégico da empresa. O uso desta ferramenta também pode gerar novas oportunidades em um ramo de atuação diferente do que a empresa está habituada, podem ser geradas novas visões que mudarão ou agregarão outros seguimentos para a entidade interessada.			Afirmativa muito longa. Faça uma afirmativa curta, com um ponto na segunda linha. Depois explique o que foi afirmado para completar o parágrafo de 8 linhas.
Antônio e Dutra (2008) consideram a pesquisa de mercado como uma ferramenta vital para sobrevivência da empresa, devido ao momento variante em que o mercado está passando, independentemente do tamanho do empreendimento, é importante ser utilizado desde a geração de ideias, até o momento de renovar seu espaço no mercado. Uma empresa mesmo que de pequeno porte necessita de uma pesquisa de mercado, algumas empresas estão prestando consultoria para este tipo de serviço, capitando essas informações fundamentais para futuras empresas. A busca de um profissional especializado para este tipo de serviço pode ser a chave do sucesso da pesquisa, pois caso seja analisada uma amostra muito grande, ocasiona na perda da confiabilidade da informação.
Pesquisa de mercado é uma ferramenta de estudo de determinada necessidade de uma empresa, é analise de possíveis problemas e hábitos que podem gerar oportunidades de negócios. Atualmente o mercado está muito competitivo, e a empresas precisam cada vez mais atender exatamente a necessidade do cliente, para que haja aceitação dos usuários, solidificando a empresa no mercado, atualizando seus produtos e serviços constantemente. Essa pesquisa tem se tornado vital para as empresas que decidem se instalar em determinada região, pois atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes, e desejando que suas necessidades sejam supridas com qualidade, e com um preço justo e acessível.
Referências
BRAGA JUNIOR, E.; PIO, M.; ANTUNES, A. O processo de transferência de tecnologia na indústria têxtil. J. Technol. Manag. Innov., J. Technol. Manag. Innov. 2009, Volume 4, Issue 1. Received December 16, 2008 / Accepted March 30, 2009
CHEQUE, F. R.; BARROSO, L. P. Pesquisa de mercado. Faltam os dados da obra consultada. Colocar de acordo com a ABNT, como explicado no livro.
CUNHA, JUNIOR, M. V. M.; FREITAS, H.; SLONGO, L. A. A pesquisa de marketing como fator de interação universidade-empresa: estudo de caso utilizando uma ferramenta (Spinx®) de estruturação e de analise quantitativa e qualitativa de dados. Anais... XIX ENANPAD, João Pessoa, v. 1, n. 5, p.109-129, Marketing, 25 a 27 set. 1995.
KOTLER, P. Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003. 
ROMAN, J. et al. Avaliação físico-química, microbiológica, sensorial e atitude do consumidor de gelatina de elevado valor nutricional. Alim. Nutr., Araraquara, v. 20, n. 1, p. 41-51, jan./mar. 2009.
ZUCCO, F. et al. Análise do nível de satisfação dos participantes: evidências das últimas três edições da oktoberfest em Blumenau (2006, 2007 e 2008). Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, v. 12, n. 3, p. 331–347, set./dez. 2010.

Outros materiais