Buscar

DAYNA MC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DAYNA – MÉTODOS CIÉNTIFICOS 
Questões = 
Qual é o conceito de pesquisa segundo MINAYO 2011? 
Atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente a realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação.
 O que confere á pesquisa, o caráter científico?
Quais são os itens a se antever no desenvolvimento de uma pesquisa?
- Tempo disponível para a sua realização
- Espaço onde será realizado
- Recursos materiais necessários 
- Recursos humanos disponíveis
O que é agir de forma ética em uma pesquisa?
Indica que o estudo em questão deve ser feito de modo a procurar sistematicamente o conhecimento, por observação, identificação, descrição, investigação experimental, produzindo resultados reprodutíveis, realizado de forma moralmente correta.
Qual é a forma de se fazer a pesquisa utilizando os métodos, monográfico, observacional, tipológico, histórico, e comparativo.
Monográfico = Consiste no estudo de determinados indivíduos, profissões, condições, instituições, grupos ou comunidades, com a finalidade de obter generalizações. A investigação deve examinar o tema escolhido, observando todos os fatores que o influenciaram e analisando-o em todos os seus aspectos.
Observacional = É um dos mais utilizados nas ciências sociais, é considerado como primitivo, e impreciso, mas pode ser tido como um dos mais modernos, visto que possibilita o mais elevado grau de precisão nas ciências sociais.
Tipológico = Ao comparar fenômenos sociais complexos, o pesquisador cria tipos ou modelos ideais, construídos a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno. A características principal do tipo ideal é a não existir na realidade, mas servir de modelo para a análise e compreensão de casos concretos, realmente existentes. 
Histórico = Consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje, pois as instituições alcançaram sua forma atual através de alterações de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural particular de cada época. 
Comparativo = Realiza comparações, com a finalidade de verificar similitudes e exemplificar divergências, é usado tanto para comparações de grupos no presente, no passado, ou entre os existentes e os do passado, quanto entre sociedades de iguais ou de diferentes estágios de desenvolvimento. 
Quais são os 3 objetivos e as 3 variáveis existentes na pesquisa experimental.
Objetivos = O estabelecimento de relações casuais, a compreensão de fenômenos e a promoção de aplicações práticas. 
Variáveis = Independente, dependente e estranha.
Quais são estratos de classificação e as partes de divisão das áreas do conhecimento utilizados na avaliação anual da web qualis. 
A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. 
Avaliação = Anual em dois níveis – Primeiro nível – Colégio. Segundo nível – Grandes áreas. 
São enquadrados em indicativos de qualidade – A1 o mais elevado, A2, B1, B2, B3, B4, B5, C.

Outros materiais