Buscar

Teste de Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		ENADE 2011 - FILOSOFIA QUESTÃO 4 Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
		
	
	
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	 
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
		2.
		A identidade humana só é reconhecida e estabelecida ante um grupo. Ou seja, o ser humano só se faz como tal diante de outro, seu semelhante, com o qual estabelece mecanismos diversos de interação constantes. (FERREIRA, 2009, p. 28). A partir da leitura do excerto acima, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Nas sociedades complexas, as inter-relações perderam sua função.
	
	
	Ao ser humano não faz a menor falta a vida em sociedade.
	
	 
	Os seres humanos são seres socioculturais.
	
	
	A criação da identidade nada tem a ver com o convívio com o grupo.
	
	
	Os grupos sociais só são importantes para manter a ordem social.
	
	
	
		3.
		A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue:
		
	
	
	
	
	Da matemática.
	
	
	Da religião.
	
	 
	Do Senso comum.
	
	
	Do cientificismo.
	
	
	Da arte.
	
	
	
		4.
		Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que as seguintes hipóteses, são manifestações de cultura:
		
	
	
	
	
	Direito ao consumo, teatro e dança
	
	
	Finanças, teatro e consciência financeira
	
	
	Boi bumbá, samba e transporte aéreo
	
	
	Folclore, música e moeda.
	
	 
	Espetáculos artísticos e rua, folclore e arte.
	
	
	
		5.
		Leia os seguintes tópicos: I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX. II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural. III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares. As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:
		
	
	
	
	
	Pontilhismo ¿ Paul Signat e Georges Seurat
	
	
	Divisionismo ¿ Edgar Degas e Édouard Manet
	
	
	Expressionismo ¿ Vicent Van Gogh e Edvard Munch
	
	
	Cubismo - Miró e Picasso
	
	 
	Impressionismo ¿ Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir
	
	
	
		6.
		A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação:
		
	
	
	
	 
	Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
	
	
	Do pensamento sistemático, matemático e coerente.
	
	
	Do pensamento coerente, matemático e científico.
	
	
	Do pensamento crítico, místico e científico.
	
	
	Do pensamento rigoroso, organizado e sistemático.
	
	
	
		7.
		"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificação entre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de:
		
	
	
	
	
	Sociedade
	
	
	Identidade
	
	
	Religião
	
	 
	Cultura
	
	
	Ser humano
	
	
	
		8.
		Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. (Disponível em: http://www.significados.com.br.) Da afirmativa anterior subentende‐se que a arte possui, EXCETO:
		
	
	
	
	
	IDENTIDADE
	
	
	INTENCIONALIDADE
	
	
	ESTÉTICA
	
	
	HUMANIDADE
	
	 
	GLOBALIZAÇÃO

Outros materiais