Buscar

Escola tradicional valeria

Prévia do material em texto

Escola tradicional
A pedagogia tradicional caracteriza a escola como antídoto contra a ignorância, com instrumento que garantiria a integração de todos na sociedade Ca
+pitalista, ao lhe transmitir os conhecimentos necessários para adaptar-se a ela
O papel da escola, na pedagogia tradicional, era, portanto, preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade no qual se percebe de que a idéia implícita é a de que as pessoas devem ser formadas para se adaptarem aos diversos papéis sociais já existentes e não questioná-los
Nessa configuração, a escola cumpria também indiretamente, o papel de justificar as diferenças entre as posições sociais com fruto da incapacidade ou da falta de esforço individual.
Para isso a escola centrava no professor, que precisava ser bem preparado e era responsável pela transmissaão- numa ordem lógica e cronológica – do acervo cultural aos alunos. 
A estes cabia o papel de assimilar os conhecimentos, transmitidos pelo professor não havendo espaço para questionamentos.
Os conteúdos transmitidos pelo professor eram ‘‘os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações ‘adultas e repassados aos alunos’’(LIBANÊO,1990).
A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações. Costumava-se realizar verificações0 de curto prazo (interrogatórios orais, lições de casa) e de longo prazo (provas e trabalhos). Tinha também um papel classificatório, ou seja ‘‘os capazes eram recompensados com boas notas e continuavam os estudos e os demais deveriam aceitar seu lugar na hierarquia social’’(suhr2008).
 A pedagogia tradicional se manifestou no dia a dia a dia da escola através de algumas contribuições de grande importância para a educação. A primeira delas é a defesa da escola para todos, presente no início da consolidação da burguesia no poder e razão pela qual se estruturou a pedagogia tradicional. A outra é a busca do estabelecimento de um método de ensino cientificamente estruturado, no qual é um passo de grande importância reconhecer que a educação precisa ser realizada com base em conhecimentos científicos e não apenas baseada no bom senso.
Essa concepção se encontra cada vez mais presente nas praticas pedagógicas atuais , através da exposição verbal, foco nos exercícios ,na repetição e na memorização. A autonomia dos professores na maioria das escolas predominam com a imposição de silêncio e a avaliação está totalmente ligada por meio das provas escritas e tarefas para casa.
 Pedagogia nova
A pedagogia nova segundo Saviani (1989) expõe as razões para seu surgimento, estando estas relacionadas ás mudanças no cenário político-econômico da época. Ela surgiu com duas vertentes uma mais diretiva e a outra não diretiva.
O papel da escola na vertente diretiva continuou sendo o de adequar as pessoas à sociedade vigente , mas mudou a compreensão de como isso se efetivava. Em vez de repassar os conhecimentos considerados necessários, a escola precisava valorizar os conhecimentos trazidos pelo aluno, e estimulá-lo, por meio da vivência de experiências diversas a construir o conhecimento.Com essas experiências deveriam retratar a vida em sociedade.
O papel do professor não era de ensinar, ou transmitir conhecimento, e sim criar condições para que os alunos aprendessem. Ele passava a ser em vez de ‘‘transmissor do saber, ’’um especialista em relações humanas.
Os conteúdos de ensino também não possuíam relevância nessa concepção: o importante seria estabelecer condições , permitir ultima instância ,os conhecimentos eram dispensáveis,servindo apenas como meios para o auto desenvolvimento.
A avaliação é a forma privilegiada de acompanhamento do processo, pois o saber só tem relevância se com base no significado que tem para cada individuo. Por isso, as atividades avaliativas aconteciam por meio de debates entre os alunos, relatório de pesquisas, trabalhos em grupo, sempre privilegiando o ‘‘aprender a fazer fazendo. ’’ 
A pedagogia nova se manifesta no dia a dia através da formação dos professores ,que passou a perceber e respeitar as diferenças individuais, estimular cada aluno de acordo com seus interesses e promover a vivência democrática dentro da sala de aula.
Pedagogia tecnicista
A pedagogia tecnicista, ganhou forças no Brasil no decorrer da ditadura militar que regulamentavam o ensino , promulgadas pelo governo militar, ela pretendia introduzir na escola a lógica da empresa, tornando-a mais eficaz e produtiva. 
O principal papel da escola tecnicista era a formação de mão de obra requerida pelo mercado de trabalho. De todas as concepções a tecnicista é que propõe a relação mais imediata entre a educação e o sistema produtivo, dirigindo todas as suas ações para o resultado final a ser alcançado:formar o profissional desejado,apto para produzir de maneira eficiente numa sociedade industrial e tecnológica.A escola deveria modelar o comportamento dos estudantes por meio de técnicas especificas, promovendo a ‘‘aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema global.’’
O papel do professor era apenas aplicar os procedimentos didáticos exatamente como estava descrito no manual do professor.
 E O papel do aluno é receber o sistema instrucional previsto pelo professor, aprender e fixar as informações desse sistema. 
Os conteúdos a serem ensinados deveriam ser baseados em ‘‘informações, princípios e leis,organizados em uma sequência lógica e psicológica,estabelecida e ordenada por especialistas’’.
Já a avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.Ocorria principalmente por meios de teste objetivos aplicados mediante provas, sempre ao final de um período letivo(bimestre,etapa,modúlo).Mesmo quando estas permitiam que o aluno escrevesse sua resposta,esta deveria ser exatamente a que estava nos livros ou apostilas.
 A manifestação da pedagogia tecnicista no dia a dia da escola são perceptíveis no modo como muitos educadores pensam e agem. Exemplo disso são a ênfase na formação para o mercado de trabalho, a supervalorização dos recursos áudio visuais, a cobrança de resultados por meio de avaliação externas(Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, Prova Brasil etc.

Outros materiais