Buscar

REVISÃO AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Chauí (2008). Por que somos racionais? 
-A Filosofia surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas". 
- Somos racionais porque racional significa argumentado, debatido, compreendido; segundo, porque racional significa que, ao argumentar e debater, queremos conhecer as condições e os pressupostos de nossos pensamentos e os dos outros; 
-Racional significa respeitar certas regras de coerência do pensamento para que um argumento ou um debate tenham sentido, chegando a conclusões que podem ser compreendidas, discutidas, aceitas e respeitadas por outros.
A atividade filosófica é uma análise, uma reflexão e uma crítica. Análise das condições e princípios do saber e da ação, isto é, dos conhecimentos, da ciência, da religião, da arte, da moral, da política e da história; É uma reflexão porque volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se como capacidade para o conhecimento, a linguagem, o sentimento e a ação; É uma crítica porque é uma avaliação racional que vai discernir entre a verdade e a ilusão, a liberdade e a servidão, investigando as causas e condições das ilusões e dos preconceitos individuais e coletivos, das ilusões e dos enganos das teorias e práticas científicas, políticas e artísticas, dos preconceitos religiosos e sociais, da presença e difusão de formas de irracionalidade contrárias ao exercício do pensamento, da linguagem e da liberdade. Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.
O pensamento mítico para o pensamento filosófico só foi possível pelas transformações sociais, políticas e econômicas". -Nascimento da Polis; Desenvolvimento de atividades comerciais; Contato com outros povos.
FILOSOFIA NA GRECIA ANTIGA 
Os primeiros períodos do Filosofia, em seu nascimento, se dividem em: cosmológico; antropológico; sistemático e helenístico ou greco-romano. O pensamento filosófico foi despertado pela busca de uma explicação racional dos fenômenos naturais, levando à relação entre physis (natureza), arqué (elemento primordial), kósmos (ordem da natureza) e logos (pensamento). A filosofia na Grécia Antiga era o conjunto de todas as ciências e procurava respostas intelectuais (racionais) aos questionamentos humanos. A filosofia (séc. VI a.C) passou a buscar as respostas para os questionamentos humanos, através do pensamento racional.
Os filósofos pré-socráticos 
O conceito de arqué ou elemento primordial;
A concepção de cosmo (o universo racionalmente ordenado; A causalidade interpretada em termos estritamente naturais A noção de physis (natureza).
Na visão defendida por Platão, os sofistas foram os falsos filósofos, vendedores de um falso conhecimento, mestres em enganar com as palavras. Na realidade, sem intenção pejorativa, entende-se por sofista aquele que tem como profissão ensinar a sabedoria. A crítica de Platão aos sofistas se concentra no seguinte aspecto: para Platão, a virtude (sabedoria) dos filósofos é um bem inato, isto é, presente no indivíduo desde seu nascimento, não podendo ser ensinada.
OS SOFISTAS; um grupo a parte de uma espécie de retóricos de aluguel que usavam a arte da argumentação relativizavam a ética e a moral defendendo o que e a quem quer que fosse desde que bem remunerados. Platão os chamou de impostores e malabaristas de argumentos; Mestres de oratória, os sofistas ensinavam a arte de argumentar e persuadir por meio do discurso, ou seja, de técnicas para argumentar e tornar efetivo um discurso diante de opiniões contraditórias, habilidades estas necessárias para a participação da vida política. Também investigavam temas relativos à ação do homem em sociedade (moral e ética), ensinando o caminho da areté, palavra que na filosofia antiga indica um conjunto de valores (físicos, morais, éticos, políticos) que expressa um ideal de excelência e de valor humano para os membros da sociedade. A sofística também despertou dúvidas quanto à pretensão da filosofia de conhecer a verdade absoluta, favorecendo com isso o surgimento do relativismo e do humanismo. Os sofistas da última geração (sofistas políticos) não formaram uma escola, caracterizando-se como um grupo somente por possuírem um objetivo comum persuadir o interlocutor sem levar em conta quaisquer valores éticos e morais. Os sofistas influenciaram muito as decisões políticas das Assembleias, desvalorizando os princípios éticos e morais. Eles não ensinavam o caminho para o conhecimento, mas sim, o caminho para a persuasão. A crítica de Sócrates aos sofistas consistia em mostrar que seus ensinamentos se limitavam à mera técnica da habilidade argumentativa que visava convencer o interlocutor daquilo que era dito, independente da veracidade do conteúdo discursado. Os sofistas eram contratados pelos políticos que desejavam aprender a arte da retórica e da oratória para persuadir (convencer) o povo, independente dos valores éticos e morais daquilo que estava sendo dito e prometido. 
SÓCRATES (470 a 399 a.C.) - Pai da Filosofia ocidental
Deixou em seu legado o método socrático e conceitos de ironia e, também, foi mentor de Platão.
Entendia que só o conhecimento que vem da alma é capaz de revelar o discernimento do que é bom, justo e certo. O Método Socrático: prática que utiliza um discurso caracterizado pela maiêutica, isso é, induzir uma pessoa por seu próprio raciocínio, chegar a uma conclusão. Seu senso de humor: ironia socrática levava a dialética socrática mostrando a fragilidade do pensamento do interlocutor levando-o a admitir o seu desconhecimento. A dialética socrática possui 3 elementos: Tese (afirmação), antítese (contraposição) e a síntese (resultado do raciocínio= prevalência do intelecto sobre a opinião).Defendia a BUSCA PELO CONHECIMENTO VERDADEIRO
PLATÃO - mundo das ideias, onde há bondade e beleza. É também chamado de cosmos. As almas ficam no mundo das ideias, porque elas não têm matéria. Para ele, as pessoas são almas. Mundo sensível, onde há maldade, onde a matéria existe. Onde o corpo é matéria, tornando-se mal.
Em relação ao mundo das ideias ou da forma de Platão entendia que a perfeição, a totalidade e a beleza em si só podiam ser encontradas no mundo das ideias; o mundo das ideias ou da forma descreve a natureza essencial das coisas; somente pela razão e pela filosofia, o mundo das ideias poderá ser atingido; os prisioneiros da caverna não viviam no mundo das ideias. Resumindo - Sua teoria política concebe a polis como uma cidade ideal e acredita que por meio da educação o homem descobria sua verdadeira aptidão para a vida; seus escritos eram feitos em forma de diálogo; O conhecimento sensível é causa de engano, porque o verdadeiro ser é constituído pela realidade inteligível; O sensível só se explica mediante o recurso ao suprassensível, o relativo com o absoluto, o móvel com o imóvel, o corruptível com o eterno; A Teoria das Ideias pretende a libertação do homem das concepções metafísicas do mundo que apela a causas imateriais para explicar o aparecimento das coisas sensíveis; Corpo e alma eram entendidos como duas entidades distintas. Resumindo - Platão entendia a relação corpo-alma da seguinte forma: Corpo e alma eram entendidos como duas entidades distintas; Para Platão o homem virtuoso possui mais chances de alcançar a felicidade porque realiza suas escolhas baseado na razão; A obra mito da caverna de Platão analisada sob a ótica dos dias atuais, a caverna representa o processo de incompreensão da realidade que mantém a maioria das mulheres e dos homens alienados e oprimidos em toda a história até aqui. O mito da caverna ou alegoria da caverna sugere principalmente que a filosofia rompe com o saber obscuro e lança luz sobre a vida. Trata-se de uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância. Uma passagem gradativa do senso comum, enquanto visão de mundo e explicação da realidade, para o conhecimentofilosófico; segundo Platão o cuidado de si é o cuidado da alma. Ora, a alma precisa ser cuidada, pois é imortal. Além disso, implica no redirecionamento ético que está ligado ao cognitivo e sede de nossa personalidade.
ARISTÓTELES - Contrário ao pensamento de Platão que existam dois mundos, pois acredita que exista apenas um; acredita que a pessoa é composta de corpo e alma; para ele, “A filosofia é a palavra segunda, a palavra primeira é a realidade”; além disso, a vida em sociedade é necessária para desenvolver a razão, assim a vida com amizade e harmonia, nas cidades, é a perfeita caracterização de uma boa cidade; O homem deve ser um animal político que é, vive, sente e pensa.
Foi professor de Alexandre Magno; Fundou o Liceu também chamado de Escola Peripatética , enfatizava a pesquisa e seu método consistia em falar aos discípulos em caminhadas pelos corredores e adjacências do Liceu; A academia de Aristóteles estimulava o ensino da Matemática, focava as ciência naturais, contava com uma das maiores bibliotecas do seu tempo; Aristóteles foi o grande sistematizador, categorizando, classificando, ordenando os conhecimentos (Biologia, Geologia, Física, História Natural, Psicologia, Teoria Política, Estética, Ética, Metafísica. Aristóteles foi um crítico da Teoria das ideias de Platão, para ele as ideias das coisas estavam justamente dentro das coisas, nas suas próprias características. Quanto à teoria do conhecimento, Aristóteles nega o inatismo platônico ao considerar que o conhecimento se dá em estágios sucessivos de abstração, iniciado com a sensação; A filosofia consiste num tipo de ciência mais elevada, mais afastada dos sentidos; O homem e o animal compartilham vários dos estágios do processo de conhecimento; A última etapa do processo de conhecimento, a mais elevada, é a episteme, o saber teórico; O conhecimento inicia-se com a experiência sensível, mas os sentidos, por si só, são ainda insuficientes.
PERIODO HELENICO OU HELENISMO - Período de dominação dos macedônicos; Alexandre Magno expande a Grécia até as costas da Índia; Neste processo ocorre a mistura de cultura ( ocidental e Oriental); O ideal de cidade política de Atenas ( Aristóteles) desaparece porque as cidades estado fora dissolvidas pelo império Helenístico ( dominação de Alexandre o Grande); A Filosofia se fragmenta, mas se une em torno do pensamento de 4 escolas que buscam algo em comum> ATARAXIA = PAZ DE ESPIRITO, uma espécie de negação das filosofias anteriores que estavam muito preocupadas com tudo Fim definitivo da Polis (Fim da política). 1. Fim da Esfera Pública 2. Fim da Democracia (Estado de Direito e Soberania Popular) 3. Tirania Absoluta.
ATARAXIA - CETICISMO - PIRRO DE ELIS - PARA TODA IDEIA EXISTE UMA RAZÃO OPOSTA Perdemos a paz de espirito porque tentamos entender a ideia e a razão Solução: suspender o juízo. CINISMO - DIOGENES DE SÍNOPE- se retira da cidade e passa a viver num barril “ saia da frente do meu sol” A forma de alavancar a paz de espirito seria tirar da vida as coisas que nos tiram a paz de espirito, buscar a naturalidade; não seguir as convenções; respeitar a si mesmo. EPICURISMO - Epicuro - O prazer com moderação, negar o prazer humano desregrado. Forma de alavancar a paz de espirito seria moderação em todas as coisas boas da vida; boa companhia; um momento diário de contemplação da vida filosofia desenvolvida com cunho atomista, entendimento materialista da física e notabilizada pelo estudo da Natureza e caraterizada pela valorização da experiência imediata, baseada em conceitos como o de pré-noção e servem como ponto de partida para novos conhecimentos. ESTOISMO - Filosofia da coragem O desenvolvimento da paz interior está ligada à aceitação da verdade divina Coragem para enfrentar com resiliência e obstinação.
IDADE MÉDIA - Período da História que compreende os séculos I e XIV - o humanismo significou uma ruptura com a visão teocêntrica e a ruptura com a concepção filosófico-medieval. A era da Filosofia Cristã Século I Padres Apostólicos Século / II Padres apologistas; Século III ao V – período Patrísitco; Século X ao XIV – período Escolástico. Pensadores: Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Guilherme Ockhan e outros. As questões filosóficas se desenrolam a partir da relação entre a fé e a razão; entre a revelação divina e as exigências da razão humana.
Os padres apologistas são aqueles que se esforçaram para divulgar o cristianismo para os romanos mais cultos e tem como maior representante São Justino.
ERA PATRISITICA – Filosofia Patristica: Padres – tentativas de conciliar fé e razão grega.
Neoplatonismo: fundada por Plotino, buscou nas ideias de Platão os caminhos para justificar a religião católica.
Maniqueísmo- doutrina que dividia o mundo entre bem e mal; bom e ruim, etc. Mal – ausência do bem; causado pelo livre arbítrio. Ética – Diretamente liada à moral cristã – felicidade. Sabedoria – Baseia-se na Reminiscencia platônica: alma= homem interior. Deus - conduz a verdade já conhecida. Teoria da Iluminação é o ato de conhecer a verdade ou aquilo iluminado por Deus. Para Agostinho a educação tinha por função aproximar o homem de Deus. A interioridade é o lugar da verdade, por meio dela é possível compreender a verdade pela iluminação divina. A mente humana possui uma centelha do intelecto divino, já que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus; Sua teoria do conhecimento enfatiza a subjetividade e a interioridade. Agostinho defendia a ideia de que o homem possuía uma natureza moral que se inclinava para o mal. Suas formulações filosóficas estabelecem uma relação entre razão e fé. O sistema filosófico elaborado por Tomás de Aquino, o tomismo, tem por base o pensamento de Aristóteles. São Tomás de Aquino se tornou um grande pensador com criatividade e originalidade, desenvolveu uma filosofia própria, tratando de todas as grandes questões da filosofia e da teologia demonstrou que a Filosofia de Aristóteles era sem dúvida compatível com o cristianismo.
Escolástica – Movimento iniciado no séc. IX que buscou conciliar a fé cristã à razão. Aristóteles – considera a experiência sensível. Suma teológica – cinco vias existência de Deus. As Cinco Vias ou cinco argumentos racionais) sobre a existência de DEUS: São argumentos que vão contra a concepção de que se pode conhecer Deus diretamente e através de uma evidência, sem passar pelo mundo sensível. Vão contra a posição de que só se pode conhecer Deus pela fé, e de que só se pode falar de Deus se já se sabe quem Ele é. Trata-se essencialmente de uma demonstração da existência de Deus a partir da razão natural, buscando conciliar a revelação, o que nos ensinam as Escrituras, com a assim chamada ¿teologia natural¿, a noção de Deus que temos. 
FILOSOFIA MODERNA - Com o fim da Idade Média, foi possível obter transformações sociais, econômicas e políticas. A Era Moderna tem como marco teórico a ruptura entre a fé e razão. Racionalismo cartesiano que privilegia verdades e razões. O paradigma de racionalidade que então se delineava era o de uma razão que busca se libertar de crenças e superstições, fundando-se na própria subjetividade e não mais na autoridade, seja ela política ou religiosa. A modernidade representa, portanto, o ápice de um processo que modificou a imagem do próprio ser humano e da concepção do mundo que o cerca. Valoriza o Empirismo – o conhecimento prático, a aquisição de ideias e formação do ser de acordo com as suas experiências. O maior senso crítico exigido pelo humanismo permitiu ao homem observar mais atentamente os fenômenos naturais em vez de renegá-los à interpretação da Igreja Católica.
A FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES - figura-chave na Revolução Científica. Descartes, "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna"; Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Ao eleger a consciência como ponto de partida da investigação filosófica, abriu caminho para a discussão sobre conhecimento, ciência e ética, sobretudo ao enfatizara capacidade humana de construir o próprio conhecimento. 
“Eu penso , logo existo” Cogito ergo sum, O argumento do cogito é um dos mais famosos argumentos da tradição filosófica. Quem não terá ouvido a célebre forma Penso, logo existo! Que significa que Descartes encontra na existência da mente pensante uma primeira verdade evidente, mais básica e originária do que a dúvida. O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico; só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. VASE •verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada; •analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples; •sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; •enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento. A capacidade de compreender uma verdade de estalo sem precisar ficar raciocinando para Descartes, é o que ele chama de INTUIÇÃO.
Commenius “ensinar tudo a todos”, o pensador defendia a importância do conhecimento de todas as ciências e de todas as artes para o ser humano, com o objetivo de aproximar os homens e Deus, tornando-os sábios no pensamento, dotados de fé, capazes de praticar ações virtuosas, estendendo-se a todos: ricos, pobres, mulheres, portadores de deficiências. Didática Magna, uma nova metodologia de ensino que se opunha às práticas da Igreja Católica Medieval. Ensino unificado, pautado em uma educação realista e permanente; um método pedagógico rápido, econômico e sem fadiga e um ensino a partir de experiências cotidianas. 9 princípios para ensinar tudo a todos BASEADOS nos seguintes aspetos: INFANCIA MATERIAIS AREAS DO CNONHECIMENTO CONTEÚDOS SEQUENCIA NO ENSINO, MATERIAL DIDÁTICO ALUNO: permanecer na escola até tornar-se piedoso, bem informado e virtuoso;
Rousseau - é o autor da segunda grande revolução didática. Era contrário aos métodos de ensino baseados na repetição e memorização de conteúdo; Pregava sua substituição pela experiência direta por parte dos alunos, a quem caberia conduzir pelo próprio interesse o aprendizado. A educação deveria se preocupar com a formação moral e política e não apenas instruir. Os verdadeiros professores são a natureza, a experiência e o sentimento. O contato da criança com o mundo que a rodeia é que desperta o interesse e suas potencialidades naturais. Em resumo: são os interesses e necessidades imediatas do aluno que determinam a organização do estudo e seu desenvolvimento. A educação é um processo natural, ela se fundamenta no desenvolvimento interno do aluno. As crianças são boas por natureza, elas têm uma tendência natural para se desenvolverem. Rousseau escreveu a Teoria do Contrato Social, segundo a qual a soberania política pertence ao conjunto de membros da sociedade. O fundamento dessa soberania é a vontade geral, que não resulta apenas da soma da vontade de cada um, como também da defesa do interesse coletivo, do bem comum. John Locke- criticou a doutrina das ideias de Descartes afirmando que a alma é como uma tabula rasa - tábua sem inscrições – como um papel em branco ou um pedaço de cera em que não há qualquer impressão. Quis dizer com isso que o conhecimento começa apenas a partir da experiência sensível. Elaborou uma teoria do conhecimento na obra Ensaio sobre o entendimento humano, que tem por objetivo saber “qual a origem, qual o alcance do conhecimento humano”, onde insiste em que todas as opiniões devem ser investigadas e examinadas com cuidado e só depois julgadas de acordo com a autoridade de quem as emite. Afirma que os pensamentos, mesmo os mais sublimes, - que se elevam acima das nuvens-, não são mais que resultados de experiências individuais. 
Kant - No Renascimento, a estética (se refere à sensibilidade e a um conhecimento sensorial) era associada a tratados de arte, que pretendiam ensinar as regras para a realização de uma boa pintura ou escultura. A partir de Kant, passa-se à observação de uma dimensão subjetiva, a do sentimento, capaz de debruçar sobre aquilo que constitui os homens através de uma relação desinteressada com o mundo. Importante pensador iluminista, além de referências da arte e de questões ligadas à educação contemporânea. As ideias de Immanuel Kant sobre estética influenciaram o mundo moderno. Durante séculos os aspectos estéticos foram considerados como um campo inferior da produção do conhecimento, no entanto esse quadro parece se alterar recentemente, pois passa gradualmente a servir como um instrumento poderoso no campo educacional. Entendendo-se a estética como o campo da valorização do sentir e do sentimento, como apreendemos o mundo sem necessariamente valorizar somente o racional, podemos tornar a relação ensino-aprendizagem mais prazerosa e intensa e considerar aspetos da aprendizagem, muitas vezes preteridas pela cultura do ler e do escrever. Sentir o mundo, entender o mundo aumenta nossa capacidade de interferir no mesmo. Qual a relação da estética de Kant com a educação? A educação está associada ao conhecimento e que este requisita um sujeito racional, em detrimento de um sujeito total, a estética pode ser, para nós educadores, um importante meio para pensarmos uma dimensão ampliada da experiência do homem com o mundo, ampliando também sua relação como ser de conhecimento, cultura e educação. Immanuel Kant definiu a Filosofia como a ciência da relação de todo conhecimento e de todo uso da razão com o fim último da razão humana caracterizada por quatro questões fundamentais: o que posso saber, o que devo fazer, o que posso esperar e o que é o homem?
IDADE MODERNA E IDEAIS ILUMINISTAS PARA A EDUCAÇÃO- A palavra iluminismo pode ser associada a diversas ideias, entre elas a ideia de igualdade O ideal de educação proposta pelos iluministas. Consequentemente surge uma nova proposta de educação para os homens livres. Este modelo de educação teria por base três pilares; laicidade, obrigatoriedade - a criança deveria ser obrigada a ser matriculada na escola pela família gratuidade, ensino seria gratuito. Principais características no mundo ocidental: - Consolidação do capitalismo como sistema econômico. - Desenvolvimento industrial. - Ascensão política e econômica da burguesia industrial, principalmente nos países europeus. - Consolidação do regime democrático após meados do século XIX. - Neocolonialismo e Imperialismo: disputa de territórios, mercados consumidores e fontes de matérias-primas pelas potências europeias. - Amplo desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir de meados do século XX. - Despontamento, no século XX, dos Estados Unidos como grande potência. - Globalização da economia a partir de meados do século XX. Positivismo Puro e a Teoria Critica marcam o pensamento filosófico deste período Augusto Comte - pesquisas quantitativas O conflito das ciências humanas Marx – e Engel – pesquisa qualitativa baseada na dialética materialista Nietzsche - Nietzsche representa um marco, uma divisa que abre uma nova época que impõe a todos aqueles sensíveis aos problemas nela expostos a necessidade de compreensão do processo de transformação. Ele permitiu ver, com uma luz toda própria e uma lupa posta em certa medida, o real em seus mais íntimos desdobramentos entreabrindo-se e revelando o seu processo de niilização (transformação). Para Dewey, o essencial no processo educativo consiste na educação pela ação manual e intelectual, na reconstrução da experiência. Assim, aprende-se pela e através da experiência. • educação progressiva • educar acriança como um todo • o que importa é o crescimento - físico, emocional e intelectual • os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. • defende as atividades manuais e criativas no currículo • defende a democracia no interior das escolas. • teoria e prática estão juntas, pois, as hipóteses teóricas só têm sentido no dia-a-dia. • o conhecimento é construído de consensos, que por sua vez resultam de discussõescoletivas. • a escola deveria ensinar a criança a viver no mundo. 
Pestalozzi - Inovador da educação moderna ao conceber um sistema de ensino prático e flexível, que procurava estimular as faculdades intelectuais e físicas da criança. Para ele, a educação estava ligada ao amor. Froebel - Criador dos jardins de infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática. “Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo” TREINO DE HABILIDADES - EDUCAÇÃO ESPONTÂNEA - BRINQUEDOS PARA APRENDER.
Anísio Teixeira Educador brasileiro. Traz para o Brasil, em 1932, as concepções da Escola Nova. ESCOLA NOVA - VALORIZA O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
Paulo Freire e a educação para a liberdade. EMANCIPAÇÃO DOS HOMENS.
Dermeval Saviani e Paulo Freire - Educadores que acreditam na transformação de realidades – CRIAÇÃO – SENSIBILIDADE – EMANCIPAÇÃO – ESCLARECIMENTO - ESCOLA E DEMOCRACIACOMEMORATIVA.

Outros materiais