Buscar

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANÁ

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANÁ
EDUARDO MESQUITA
JULIANA REIS
WELDER BRITO
BACIA HIDROGRÁFICA
É uma área drenada por um rio ou um sistema conectado de rios (riachos, córregos) tal que toda a vazão efluente é descarregada através de uma simples saída.
A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
História
Rio Paraná que significa "como o mar" ou "parecido com o mar", em Tupi 
É oitavo maior rio do mundo em extensão e o maior da América do Sul depois do Amazonas. É, ainda, o décimo maior do mundo em vazão, drenando boa parte do centro-sul da América do sul, incluindo parte de cinco estados do Brasil. 
Sua bacia hidrográfica abrange mais de 10% de todo o território brasileiro.É um importante rio da América do Sul (principal rio da Bacia Hidrográfica do rio Paraná). 
Sua nascente fica na confluência dos rios Paranaíba e rio Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ao correr para a região oeste, ele cria uma divisa natural entre a Argentina e o Paraguai. Logo em seguida, o rio segue pelo território argentino. Em seu trecho final, ele passa a seguir na direção sul até desaguar (foz) no delta do Paraná e no rio da Prata
Mapa de Situação
Dois rios principais – Grande e Paranaíba, que drenam parte das águas dos estados de Goiás, Minas Gerais e São  Paulo são os formadores do rio Paraná a partir de sua confluência. Ele tem os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu como seus principais afluentes, todos na margem esquerda. 
O rio Paraná, em sua parte alta, separa os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Até sua incursão em território argentino, quatro usinas hidrelétricas - Jupiá, Ilha Solteira, Porto Primavera e Itaipu - barram seu curso.
- O rio Paraná possui 2.570 Km de extensão. 
- Sua vazão na foz é de, aproximadamente, 15.900 m³/s.
- Passa pelo território de três países: Brasil, Argentina e Paraguai.
- Seus principais afluentes são: Rio Tietê, Rio Paranapanema e Rio Iguaçu (margem esquerda); Rio Suruí, Rio Verde e Rio Pardo (margem direita). 
- Principal hidrelétrica: Usina Hidrelétrica de Itaipu (município de Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai).
A bacia do Rio Paraná, que abastece o reservatório da Itaipu Binacional, abrange seis Estados brasileiros e o Distrito Federal. Sua área até a confluência com o Rio Iguaçu, de 820.000 km² inclui a região mais industrializada e urbanizada do Brasil.
Concentra um terço da população brasileira em centros urbanos como São Paulo, a maior cidade da América Latina. É a bacia hidrográfica com a maior capacidade instalada de energia elétrica do país e também a de maior demanda.
Existem 57 grandes reservatórios na bacia. As usinas com maior capacidade instalada são Itaipu, Furnas e Porto Primavera.
Seus principais afluentes são os rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paranapanema e Iguaçu. O crescimento de grandes centros urbanos, como São Paulo, Curitiba e Campinas, gera uma grande pressão sobre os recursos hídricos.
Há um grande consumo de água para abastecimento, e também para indústria e irrigação. Já a poluição orgânica e inorgânica (efluentes industriais e agrotóxicos) e a eliminação da mata ciliar contribuem para a degradação da qualidade da água de grandes extensões dos principais afluentes do trecho superior do Rio Paraná.
Principais Rios
	- Rio Tietê
- Rio Ivaí
- Rio Paranaíba
- Rio Iguaçu
- Rio Grande
- Rio Pardo
- Rio Amambaí
- Rio Aporé
- Rio Verde
- Rio Dourados
- Rio Sucuriú
- Rio Piquiri
- Rio Paranapanema
Características geográficas da bacia
É uma depressão ovalada, com o eixo maior quase norte-sul, e possui uma área de cerca de 1,5 milhão de Km². Seus rios são tipicamente de planalto, o que dificulta muito a navegação, que se tornará mais fácil com a utilização das eclusas construídas com a instalação das usinas hidrelétricas. O surgimento da margem oriental da Bacia do rio Paraná gerou um relevo bastante acidentado na mesma. Este fato, aliado ao grande volume d’água, tanto do Rio Paraná, quanto de diversos afluentes, criou um enorme potencial hidrelétrico que é usado pelo Brasil, Paraguai e Argentina.
Usinas hidrelétricas
A Usina Hidrelétrica Ilha Solteira é a maior usina da CESP e do Estado de São Paulo e a terceira maior usina hidrelétrica do Brasil. Está localizada no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS). Em conjunto com a UHE Engenheiro Souza Dias (Jupiá), compõe o sexto maior complexo hidrelétrico do mundo. O Canal Pereira Barreto, com 9.600 m de comprimento, interliga os reservatórios da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira e da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, propiciando a operação energética integrada dos dois aproveitamentos hidrelétricos.
Ilha Solteira
Usina Hidrelétrica Eng Sérgio Motta
(Porto Primavera)
Sua barragem, a mais extensa do Brasil, tem 10.186,20 m de comprimento e seu reservatório, 2.250 km2. A primeira etapa do enchimento do reservatório, na cota 253,00 m, foi concluída em dezembro de 1998 e a segunda etapa, na cota 257,00 m, em março de 2001.
Porto Primavera
Usina de itaipu 
A usina hidrelétrica binacional Itaipu é amplamente conhecida no território mundial por ser a maior em fornecimento de energia elétrica renovável para a população. A Usina foi edificada entre os anos de 1975 a 1982, por dois países que auxiliam em sua progressão: o Brasil e o Paraguai. Encontra-se situada no Rio Paraná que fica na fronteira entre os dois países. O nome Itaipu é de origem guarani e faz menção a uma pequenina ilha que existia no local, antes da construção da usina. Sua extensão é de 1350  km2, é responsável pela geração de 20% da energia elétrica distribuída no Brasil e 90% é utilizada pelos paraguaios.
Usina Hidreletrica de Itaipu
Bioenergia
A Itaipu é mais que uma consumidora de novas tecnologias. Com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a usina se consagra como um pólo produtor de conhecimento científico e tecnológico no Brasil e no Paraguai.
Em parceria com instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, o PTI desenvolve projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico e científico. Por conseqüência, também promove o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.
Biomas e biodiversidade
Originalmente, a Região Hidrográfica do Paraná apresentava os biomas de Mata Atlântica e Cerrado e cinco tipos de cobertura vegetal: Cerrado, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Floresta Estacional Decídua e Floresta Estacional Semidecídua. O uso do solo na região passou por grandes transformações ao longo dos ciclos econômicos do País, o que ocasionou um grande desmatamento. O Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná está inserido em área de domínio da Mata Atlântica, composto também de grandes ecossistemas úmidos, que abriga espécies endêmicas e a maior porção da floresta estacional semidecidual. Localizado sobre o Aquífero Guarani.
Clima
O clima predominante é o subtropical, embora haja uma restrita área de tropical com verões quentes e invernos rigorosos.
Os índices pluviométricos no Estado atingem 2.000 mm anuais, as chuvas são bem distribuídas durante o ano todo, a temperatura média estadual é de 19ºC.
Aspectos Socioeconômicos
Principais atividades econômicas presentes na bacia: Agricultura (soja, trigo, milho e mandioca). Agropecuária ( suinocultura, avicultura, gado leiteiro e de corte). Agroindustrialização ( Frigoríficos, laticínios, indústria de óleos vegetais)
Hidrovia Tietê-Paraná, que liga 220 municípios, num total de 2.400 quilômetros, e permite o escoamento de produtos rumo ao Mercosul.
Hidrelétrica de Itaipu. É uma das maiores em operação no mundo, fruto de um empreendimento binacional desenvolvido em conjunto pelo Brasil e o Paraguai, no rio Paraná. Construída por ambos os países no período de 1975 à 1982.
 
Turismo e Lazer
		Caracterizada como uma grande bacia, utilizada como limite de divisa
entre alguns estados brasileiros, e limite de fronteira com o Paraguai, possui aproveitamentos hidrelétricos, onde os lagos artificiais são utilizados para a prática de esportes náuticos. Apresenta também áreas de conservação ambiental, como as Cataratas do Iguaçu no município de Foz do Iguaçu, com parques estaduais e municipais.
 	Destacam-se também os municípios de Diamante D’Oeste e Entre Rios do Oeste com os Rios São Francisco e São Francisco Falso, Guirá e Itaipulândia, nas proximidades da foz do Rio Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Porto Rico, Santa
 Helena, Santa Terezinha de Itaipu e Toledo com parques estaduais e municipais.
bibliografia
https://www.itaipu.gov.br/energia/rio-parana
http://www.achetudoeregiao.com.br/pr/rio_parana.htm
http://www.cnrh.gov.br/
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/regioes_hidrograficas/regioes_hidrograficas.html
http://www.amane.org.br/media/recife%20pda.pdf
https://www.itaipu.gov.br/nossa-historia
http://www.aguasparana.pr.gov.br/arquivos/File/PLERH/Produto1_1_AnexoI_RevisaoFinal.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?