Buscar

UNIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 1 - TÓPICO 1
Defina o que vem a ser a Administração da Produção e Operações, associando a causa da incorporação da expressão “operações”. R.: Administração da produção e operações é a gestão estratégica de todos os recursos produtivos, que levam ao atendimento das necessidades/desejos dos consumidores e expectativas da organização.
2. Exemplifique um processo de transformação, associando-o com o modelo teórico apresentado no tópico. R.: Como resposta pode ser usado qualquer produto. Aqui vamos usar uma “camiseta”. Vejamos. Recursos transformadores: poderiam ser as máquinas de costura e as costureiras. Recursos transformados: seriam a malha, a linha de costura, os botões, o desenho do modelo etc. Processo: as operações de corte, de costura, de embalagem, de despacho. Saída: uma camiseta pronta.
3. Discorra sobre a conexão existente entre a função produção e as demais funções da organização. R.: A resposta é muito pessoal, mas deve levar ao entendimento da conexão entre os diferentes departamentos da empresa. A empresa não funciona sem a sinergia de diferentes funções organizacionais. As funções centrais (produção, marketing e desenvolvimento de produto) são as geradoras de riquezas, enquanto as funções de apoio (todas as demais) lhes dão condições para isso.
4. O grande salto promovido pelo pós-guerra na gestão de produção teve início em que país e que condição o levou a isto? R.: Esse grande salto aconteceu no Japão que, durante os esforços do pós-guerra, se viu forçado a produzir de forma competitiva em um ambiente de extrema escassez de recursos. Isso levou a criação de metodologias de produção com foco na eliminação dos desperdícios de recursos de qualquer ordem.
5. Com suas palavras discorra sobre as principais técnicas que podem ser encontradas nas empresas de hoje. 
 R.: Engenharia simultânea: participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto, com a intenção de reduzir prazos, custos e problemas operacionais de fabricação e comercialização. 
Tecnologia de grupo: identificação de similaridades físicas dos componentes, com roteiros de fabricação semelhantes, agrupando-os em processos produtivos comuns. Facilita a definição de células de produção, através da criação das famílias de produtos.
 Consórcio modular: diversas empresas trabalham juntas em uma mesma planta, com o objetivo de reduzir custos de produção e investimentos. Utilizado nas montadoras de veículos. 
Células de produção: estações de trabalho, baseadas no trabalho em equipe, que combinam fatores técnicos (leiaute, tecnologia de grupo etc.) e comportamentais (comprometimento, cooperação, espírito de equipe etc.) para dar maior velocidade e flexibilidade ao processo produtivo.
 Desdobramento da função qualidade: também conhecido como Quality Function Deployment – QFD é uma metodologia que leva em conta, no projeto do produto, todas as exigências do consumidor, buscando atendê-las e superá-las. 
Comakership: numa tradução livre poderia ser “coprodução”. Cliente e fornecedor têm relação profunda, baseada em confiança, participação e fornecimento com qualidade assegurada.
 Sistemas flexíveis de manufatura: conjunto de máquinas de controle numérico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte. 
Manufatura integrada por computador: integração total da organização, por meio de sistemas gerenciais e de informação, com o objetivo de aumentar a eficácia da organização.
 Benchmarking: processo em que uma organização se compara com líderes de seu setor, ou mesmo de outro, com o objetivo de identificar práticas bem sucedidas aplicáveis a ela própria.
TÓPICO 2

Outros materiais