Buscar

PORTFÓLIO SUSTENTABILIDADE (cuidado com o plágio)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINTER-CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
SUSTENTABILIDADE
Gisceli MAIOLLI- RU:1349893
UNINTER
RESUMO
 Usa-se a palavra sustentabilidade para qualquer coisa, fala-se muito em desenvolvimento sustentável. No entanto, poucos compreendem o seu real significado. Muitas pessoas pensam que é somente a preservação do meio ambiente, mas seu conceito é muito mais complexo, ele tem a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais. O termo sustentabilidade vem se incorporando ao vocabulário politicamente correto das empresas e meios de comunicação tornando-se uma unanimidade global. Mas o combate às causas da insustentabilidade não avançam no mesmo ritmo acelerado. Esse trabalho tem por objetivo conhecer sustentabilidade e algumas das suas vertentes.
 
Palavras-chaves: Sustentabilidade. Meio Ambiente. Renovável.
INTRODUÇÃO
Começou-se a falar com mais intensidade sobre sustentabilidade no começo da década de 70 com os movimentos sociais em defesa da natureza. Com a expansão do capitalismo, veio o aumento do uso dos recursos naturais, da poluição e de resíduos da produção das indústrias. Viu-se então a necessidade de criar meios de renovar os recursos naturais, como exemplo, a energia, visto que sem ela a economia não se desenvolve. Engana-se quem pensa que sustentabilidade é um conceito difícil de ser implantado ou economicamente inviável. Em muitos casos traz até um folego financeiro extra com o reaproveitamento de materiais que muitas vezes seriam descartados. Não podemos colocar a responsabilidade da sustentabilidade somente nas indústrias, ou nas mineradoras, todos nós somos responsáveis, desde a sacolinha do supermercado que pegamos em excesso até a água que utilizamos para lavar calçadas. 
 
SUSTENTABILIADE
Cada indivíduo é responsável pela continuidade do processo de sustentabilidade, seja ele um consumidor, um participante de uma empresa ou um membro do governo. Existe um termo para sustentabilidade pouco conhecido a sustentabilidade social, mais o que isso quer dizer? Sustentabilidade social são conjuntos de ações que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, diminuindo a desigualdade social, ampliando o acesso a saúde e educação possibilitando as pessoas pleno acesso a cidadania, mas para que esta ocorra é necessário investimentos em educação pública, visando à qualidade do ensino, investimentos governamentais em saneamento básico, garantindo tratamento de esgoto e acesso à água potável para pessoas que não tem acesso a estes serviços, adoção de sistemas educacionais que levem informação sobre a importância da preservação ambiental para a sociedade entre tantos outros. Mas o primordial neste tipo de sustentabilidade é o apoio dos governantes para que isso se torne possível, o que não ocorre com muita frequência em nossa sociedade.
As questões ambientais sempre estiveram no âmago do conceito de sustentabilidade e nos últimos anos vem ganhando cada vez mais peso e abrangência. O uso cuidadoso de energias renováveis, que nunca devem ser consumidas de forma a exceder a sua capacidade de regeneração, é um dos princípios fundamentais associados à sustentabilidade ambiental. A energia é um recurso indispensável para a sociedade, tanto para as fábricas e indústrias, quanto para nos manter aquecidos em nossas casas, para cozinhar, para transporte. Sem dúvida, não há desenvolvimento sem energia e o desenvolvimento futuro depende de que se disponha dela por muito tempo, em quantidades cada vez maiores. Toda fonte de energia tem seus custos, benefícios, riscos econômicos, sanitários e ambientais. É preciso fazer opções, sabendo que a escolha de uma estratégia energética determinará a escolha de uma estratégia ambiental. As fontes renováveis de energia oferecem inúmeras vantagens, entre elas o aumento da diversidade de oferta de energia, reduzem as emissões atmosféricas de poluentes, asseguram a sustentabilidade da geração de energia em longo prazo entre tantos outros. Entre as fontes de energia renováveis temos a Energia Solar que é produzida através de painéis solares e células fotovoltaicas, Energia Eólica produzida pelo vento, Energia Hídrica gerada pela força cinética das águas de um rio. Muitos ainda veem a geração de energia renovável como uma iniciativa isolada e incapaz de atender a grande demanda. A utilização de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada.
A sustentabilidade não é só preocupação e responsabilidade dos grandes empreendimentos, todos nós temos que fazer a nossa parte. Como por exemplo, a captação da água da chuva para executar limpeza de áreas externas, para descarga em vasos sanitários ou para lugares onde não necessite o uso de água potável, a separação do lixo orgânico, do lixo reciclável, desligar as luzes ao sair do ambiente, entre tantas outras coisas pequenas no nosso dia a dia, que podem fazer uma significativa diferença, se todos fizerem a sua parte.
Muitas empresas vêm se adaptando para diminuir o uso indiscriminado dos recursos da natureza. Em visita a uma empresa de fabricação de embarcação naval em Cianorte, podemos verificar vários meios sustentáveis. Eles possuem três reservatórios de captação de água da chuva, cada um suportando um volume de 5.000 litros de água. Esta é utilizada para teste de vazamentos em seus barcos, depois vão para outro reservatório para ser usada na lavagem dos mesmos. A água usada para lavagem passa por quatro compartimentos de decantação e volta limpa para o reservatório original. Isso nos mostra o quanto de economia esta empresa obtém em sua conta de água, segundo informações obtidas a economia na conta de água chega a 90%. 
Ainda nesta empresa era utilizado cerca de 5 kg de isopor em cada embarcação para garantir a sua flutuabilidade, sendo que de cinco em cinco anos era necessário à colocação de nova camada por consequência da humidade da embarcação, comprometendo a sua flutuabilidade. Hoje não se usa mais isopor e sim garrafas pet. Cada embarcação utiliza um total de 80 garrafas já não sendo mais necessária a troca do material como era com o isopor. Além de tirar do meio ambiente aproximadamente 5.800 garrafas por mês, ainda ajudam na renda das pessoas que vendem esse material para a empresa.
 Podemos ver com este exemplo que sustentabilidade não é tão difícil como se parece, o que falta é iniciativa e determinação para que esta aconteça.
Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e os animais (Victor Hugo).
BIBLIOGRAFIA
http://www.oeco.org.br/blogs/frases-do-meio-ambiente/27168-frases-do-meio-ambiente-victor-hugo-escritor-150513/
�
�
� PAGE \* MERGEFORMAT �4�

Outros materiais