Buscar

Bacia Hidrográfica do Rio Verdão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bacia Hidrográfica do Rio Verdão / Rio dos Bois
Alunos
Diogo CLEMENTE
Felipe Matos B Mendes
Suellen Paiva 
Tarciso JUNIOR 
Conceitos básicos
Foz: é onde o rio deságua. Pode ser no oceano, no lago, na lagoa ou mar.
Nascente: local onde a água subterrânea brota para a superfície.
Rede fluvial: água doce, superficial ou subterrânea de um país, continente, região, estado e município.
Rio perene ou permanente: rio que tem água o ano inteiro, mesmo no outono ou inverno a água diminui , mas não seca.
Rio temporário ou intermitente: rio que tem água somente nas estações de chuvas (sazonal ou estacional).
Rio de potencial hidrelétrico: relevo que facilita a construção de hidrelétricas (alta declividade). Relevo de montanha e planalto.
Rio de potencial hidráulico: rio que facilita a navegação (baixa declividade)
Bacia hidrográfica: área que recebe águas fluviais (rios) ou pluviais (chuva).
Drenagem endorréica: rios que correm para dentro do continente.
Drenagem exorréica: rios que correm para fora do continente. É muito comum no Brasil.
Tipos de Bacias: planálticas ou planície
Bacia planáltica: permite a construção de hidrelétricas.
Bacia de planície: utilizadas para navegação.
RIO VERDÃO
 O Rio Verdão é um rio brasileiro que banha o estado de Goiás. Ele cruza o munícipio de Rio Verde-GO, e é afluente do rio dos Bois.
Rio Verdão / Rio dos Bois
Bacia Hidrográfica do Rio dos Bois
Os principais rios que compõem a bacia são: o Rio Verde ou Verdão, o Rio Turvo e o Rio dos Bois, que dá nome à bacia.
Essa bacia tem uma área de drenagem de 34.552,04 km2, o que corresponde a aproximadamente 10% da área total do Estado de Goiás.
46 municípios estão inseridos total ou parcialmente na Bacia
o potencial de uso de água na Bacia Hidrográfica do Rio dos Bois, é de 82.670 l/s,
O Rio dos Bois, que dá nome à bacia, nasce na Serra do Congumé, na Fazenda Quilombo, na cota 920 metros, dentro do município de Americano do Brasil, e percorre uma extensão de 528 km, passando pelo Rio verdão até desaguar na margem direita do rio Paranaíba, na cota de aproximadamente 380 metros, a jusante do município de Gouvelândia.
Importância Socioeconômica
Em relação aos efluentes sanitários, apenas 6 municípios dos 33 que têm área urbana na Bacia Hidrográfica do Rio dos Bois, possuem sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos. São eles: Anicuns, Guapó, Palmeiras de Goiás, Paraúna, Rio Verde e Santa Helena de Goiás.
A agricultura prejudicou bastante a qualidade da água do rio. Mas ainda continua sendo um rio “bom de peixe”
Com importante parcela da produção do Estado, em atividades ligadas à agricultura irrigada, indústria e agroindústrias, e com grandes impactos nos recursos hídricos.
Comitê da Bacia Hidrográfica
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Bois foi criado pelo Decreto Estadual nº 5.826, de 11 de Setembro de 2003, e encontra-se com sua Diretoria provisória designada em busca da definição de sua composição final e seu Regimento. Estas providências devem propiciar a definição dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos, dentre eles a cobrança pelo uso da água na região.
Pluviometria
A área da Bacia Hidrográfica do Rio dos Bois possui uma boa intensidade de precipitação, com uma média de 1500 mm ao ano, e apresenta um padrão de distribuição característico da região do Cerrado. O período chuvoso ocorre de outubro a abril, cuja concentração da pluviometria determina-se entre os meses de dezembro e março, sendo responsável por 80% do total de chuvas.
O uso das águas para abastecimento público é feito, principalmente, pelas águas de superfície e, secundariamente, por águas subterrâneas através de concessões feitas à Companhia de Saneamento de Goiás S/A (SANEAGO), e em alguns municípios pela própria Prefeitura. Cerca de 70% dos domicílios da Bacia são abastecidos pela rede pública de abastecimento, 29% são abastecidos por poços e 1% por outros meios.
Conflitos Hídricos
Existem inúmeros conflitos em diversos mananciais hídricos da Bacia Hidrográfica, como o Rio dos Bois, Rio Turvo, Verde, Verdão, Ribeirão Santa Bárbara, Ribeirão Bonsucesso, entre outros. Os principais conflitos ocorrem entre os usuários do setor de abastecimento público e os da agricultura irrigada. 
Os conflitos pela água totalizaram 78 ocorrências entre 1998 e 2004, considerando apenas aqueles denunciados e arbitrados pelo órgão gestor dos recursos hídricos. Estes conflitos envolvem principalmente captações para irrigação de culturas e barramentos de cursos d’água. A disputa mais importante e que perdura ocorre entre três diferentes setores usuários: o industrial, através de uma indústria sucroalcoleira; o abastecimento urbano, pelo sistema de tratamento de água do município de Bom Jesus de Goiás; e o de agricultura irrigada, através de quatro equipamentos de pivot central instalados.
Impactos ambientais
A Bacia enfrenta graves problemas de degradação da quantidade e qualidade das águas, em função dos usos para irrigação, defensivos agrícolas e dos problemas ambientais existentes, despejo de dejetos industriais e domésticos
Perda das matas ciliares, que provocam o assoreamento das margens do rio.
Diminuição da fauna e flora da bacia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais