Buscar

prova de didatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIDÁTICA
	Simulado: CEL0061_SM_201403465657 V.1  
	Aluno(a): ROBSON JOSE SALINO
	Matrícula: 201403465657 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 21/10/2017 17:40:50 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404594493)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Jorge é aluno do curso de Educação Física e no primeiro dia de aula de uma nova disciplina, depara-se com uma aula na qual não tem liberdade de opinar sobre o assunto abordado pela professora, que se mostra autoritária e dona da verdade diante daquilo que professa na aula, não dando espaço para opiniões adversas a sua, e, seus alunos restringem-se apenas a receber o conteúdo pronto. Considerando a situação hipotética é CORRETO afirmar que:
	
	
	 
	A situação apontada na questão é típica da abordagem tradicional, visto que mostra a notável passividade do aluno no processo de aprendizagem. E predominância da figura do professor no ministrar a aula e o conteúdo. O que caracteriza a educação bancária, ora rebatida por Paulo Freire.
	 
	A abordagem pedagógica apresentada pela professora é muito próxima da tradicionalista, onde uma de suas características é a construção ativa dos saberes pelo aluno junto ao professor.
	 
	Abordagem sociocultural é a apresentada na questão, pois a passividade do aluno no processo de aprendizagem é sua característica marcante.
	 
	A passividade do aluno na captação das informações mostradas na questão é característica da corrente crítico social dos conteúdos. abordagem esta representada pela professora.
	 
	A posição da professora quanto mediadora do aprendizado assemelha-se à abordagem pedagógica progressista, levando-se em conta o contexto social, a realidade dos educandos.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403685176)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Herbart, pai da pedagogia tradicional, propõe uma abordagem científica para a educação e funda as bases teóricas da Didática na Filosofia e na Psicologia. Para ele, a educação moral deveria desenvolver na alma da criança o desenvolvimento de uma inteligência e uma vontade adequadas. Ele desenvolveu um método único de ensino que se dividia em alguns passos:
	
	
	 
	Construção do conhecimento, (re) elaboração, participação e significação
	 
	Conscientização, crítica, desmistificação e transformação
	 
	Preparação, apresentação, assimilação, sistematização e aplicação
	 
	Produção de saberes, pesquisa e contribuição social
	 
	Problematização, libertação, dialogicidade e humanização
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403763262)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Quando reproduzimos o planejamento elaborado por outras pessoas, estamos respaldando a prática em qual modelo de ensino?
	
	
	 
	crítico
	 
	libertador
	 
	tradicional
	 
	progressista
	 
	coinstrutivista
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404155046)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A escola fundamentada na pedagogia tradicional tem como função:
	
	
	 
	A administração de conflitos entre os diversos sujeitos educativos para que eles desenvolvam o senso de cidadania, cumprindo seus deveres e lutando por seus direitos
	 
	A constatação do fenômeno pelo aluno na prática e a articulação com a teoria, de modo que o aluno gradativamente passe do raciocínio concreto para o abstrato
	 
	A formação crítica dos alunos para a cidadania, de modo que eles aprendam a confrontar escola e sociedade num movimento dialético
	 
	O desenvolvimento moral e intelectual do aluno a partir da transmissão da cultura acumulada passada de geração para geração
	 
	A conscientização dos alunos acerca dos fatos, o desvelamento da realidade e a transformação da sociedade
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404569927)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	trouxe aspectos inovadores, diferenciando-se especialmente pela oposição à escola tradicional. Difundiu, em sua proposta, a necessidade de a escola criar condições e meios para estimular a participação ativa dos alunos a partir do aprender fazendo, suscitando críticas sobre a função específica da escola na educação formal do aluno, no entanto, não questiona a sociedade e seus valores como estão propostos no seu tempo; sua teoria representa plenamente os ideais liberais, sem se contrapor aos valores burgueses, acabando por reforçar a adaptação do aluno à sociedade. Essas são ideias de:
	
	
	 
	Emília Ferreiro
	 
	Jean Piaget
	 
	John Dewey 
	 
	Paulo Freire
	 
	Johann Friedrich Herbart
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201403551913)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para que a avaliação adquira a importância que realmente tem no processo de ensino e aprendizagem, é necessário seguir alguns princípios básicos. Classifique os princípios listados abaixo, colocando V para os princípios que são considerados básicos para tal propósito e F para os que não o são: 
( ) Estabelecer, com clareza, o que vai ser avaliado; 
( )Selecionar técnicas que dificultem o processo de apreensão do conhecimento, para que o aluno valorize a avaliação; 
( )Utilizar variadas técnicas e instrumentos de avaliação, sem preocupação com sua adequação aos fins desejados. 
( )Considerar o aspecto qualitativo da aprendizagem; 
( )Desenvolver a avaliação de forma diagnóstica e contínua. 
	
	
	 
	V, F, F, V, V 
	 
	V, F, V, F, V
	 
	V, V, V, V, V
	 
	V, V, F, V, V
	 
	V, V, V, F, F
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404137967)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Existem vários formatos de plano de ensino. No entanto, em praticamente todos os modelos, encontramos alguns elementos comuns: Identificação, Objetivos, Conteúdos, Estratégias, Recursos, Avaliação, Cronograma e Bibliografia. Observe a definição a seguir e assinale a alternativa que corresponde a mesma: "discrimina a instituição, o nível de ensino, a área de conhecimento, os grupos atendidos e quaisquer outras informações que se considerem relevantes". 
	
	
	 
	Objetivos
	 
	Estratégias
	 
	Recursos
	 
	Conteúdos
	 
	Identificação.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403602047)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na realização de uma atividade recreativa, a professora Lúcia, levou a turma de educação infantil para a quadra esportiva. No caminho, uma borboleta chamou a atenção das crianças, que correram a acompanhar e observar. Lúcia aproveitou a pergunta de um aluno e começou a conversar com as crianças sobre esta pergunta : - O que a borboleta está fazendo aqui no jardim?. Muitas respostas surgiram da imaginação das crianças e a dúvida foi aproveitada para outras atividades naquele momento e para outros dias. Diante deste fato identificamos uma das características do bom planejamento: 
	
	
	 
	improvisação diante da falta de objetivos
	 
	flexibilidade diante do interesse dos educandos
	 
	clareza e precisão quanto ao interesse de uma criança.
	 
	ausência de objetivo bem definidos para a recreação
	 
	continuidade dos assuntos após toda atividade externa
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403779249)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O ato de planejar não pode priorizar o lado técnico em detrimento do lado político-social ou vice-versa, ambos são importantes. Por este motivo, devem ser muito bem pensados ao serem formulados visando: 
	
	
	 
	a regulação das ações humanas
	 
	a construção de um modelo único de ensino
	 
	a transformação social
	 
	a manutenção do status quo
	 
	o determinismo técnico
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404292864)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A professora Ana fez o seu planejamento anual, juntamente com a coordenação, para a sua nova turma do 1º ano do ensino fundamental. Porém, na primeira semana de aula,
Ana ainda não sabia qual era o estágio de desenvolvimento de cada um dos alunos integrantes dessa turma. De acordo com essa realidade, qual seria a decisão correta que essa professora deveria tomar? 
	
	
	 
	Escolher algumas atividades que foram trabalhadas neste mesmo período do ano anterior para serem usadas no seu plano de aula.
	 
	Pedir a colega de trabalho que leciona na mesma série algumas dicas de atividades para serem trabalhadas nessa primeira semana de aula.
	 
	Usar a sua vasta experiência para organizar o seu plano de aula para esse início de ano. 
	 
	Verificar no planejamento anual o que foi programado para ser trabalhado no início do ano e montar o seu plano de aula de acordo com as orientações do coordenador que tem mais competência.
	 
	Aplicar uma avaliação diagnóstica para verificar o nível de conhecimento dos novos alunos e fazer o seu plano de aula de acordo com os resultados obtidos.
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201404650599)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(ENADE - 2014) O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os objetivos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização, as formas de implementação e avaliação da escola. Considerando a avaliação do PPP respaldado na perspectiva de uma gestão democrática e participativa, avalie as seguintes afirmações:
I. O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II. A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III. A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalhar em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.
É correto o que se afirma em:
	
	
	 
	III, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	 
	I, II e III
	 
	II e III, apenas
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403560367)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(SESI-SP, 2004). No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho. Sendo, assim, para planejar uma boa aula é preciso: 
	
	
	 
	considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem
	 
	procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno
	 
	planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento
	 
	trabalhar o conteúdo previsto no livro didático na sequência da primeira à última unidade
	 
	ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma referência metodológica. 
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404127879)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O currículo disciplinar é organizado em torno de um paradigma constituído por um conjunto de disciplinas, definidas por seu status e aparente funcionalidade. Assim, nem todos os campos do saber estão representados. A organização disciplinar do conhecimento escolar privilegia a abordagem teórica, muitas vezes, desvalorizando:
	
	
	 
	o conhecimento prévio dos alunos
	 
	o saber científico
	 
	as disciplinas escolares
	 
	a informação
	 
	a grade curricular
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404600102)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em relação à pedagogia crítica na perspectiva de Paulo Freire, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
(   ) Na pedagogia crítica a relação entre professor e aluno é unicamente vertical.
(   ) A pedagogia crítica elaborada por Freire, pode auxiliar na superação e no combate às formas opressoras e reprodutoras da cultura dominante.
(   ) Ensinar exige disponibilidade para o diálogo.
(   ) Por meio dessa pedagogia, é possível capacitar professores e estudantes a desenvolverem uma compreensão consciente sobre sua relação com o mundo e sua condição enquanto ser humano.
(   ) Os alunos são sujeito da ação no processo de ensino aprendizagem e sabem de sua responsabilidade enquanto participantes ativos nesse processo.
(   ) A pedagogia crítica tem por objetivo dominar e alienar grupos oprimidos na sociedade. Fortalecendo cada vez mais a ideia da educação bancária.
 
	
	
	 
	F V V V V F
	 
	V V F V V V
	 
	V F V V V F
	 
	F V V F V V
	 
	F V F V V V 
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404281705)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No grupo das tendências educacionais de Libâneo, o primeiro, Pedagogia Liberal, caracteriza-se pela justificação do capital, a qual prepara o aluno para a sociedade, adaptando-o; o segundo é a Pedagogia Progressista que é caracterizado pela análise crítica da realidade social. Estão nesse segundo grupo as tendências:
	
	
	 
	Libertadora, Nova e Crítica Social dos conteúdos.
	 
	Liberatória, Liberal e Crítica. 
	 
	Nova e Crítica Social dos conteúdos e Libertária. 
	 
	Libertária, Libertadora e Crítica Social dos conteúdos.
	 
	Liberatória, Libertária e Crítica. 
	
	 1a Questão (Ref.: 201403551885)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A escassez de recursos didáticos é uma das dificuldades enfrentadas pelo professor Pedro no desenvolvimento de seu trabalho. Diante dessa dificuldade, Pedro tem baseado o planejamento e execução de suas aulas apenas no livro didático. A atitude do professor é coerente com o proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais? 
	
	
	 
	Sim, porque diante das reais condições da escola, os PCNs sugerem a adoção, com exclusividade, do livro didático.
	 
	Não, porque é importante haver diversidade de materiais, para que os conteúdos sejam tratados da maneira mais ampla possível.
	 
	Não, porque o livro didático deve ser substituído por outras fontes de consulta.
	 
	Sim, porque o conhecimento contido nos livros didáticos é um conjunto de verdades inquestionáveis.
	 
	Sim, porque o livro didático traz os conteúdos necessários ao programa do professor e da disciplina.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403740000)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A disciplinarização do conhecimento é a expressão da disciplinarização do mundo, efeito da divisão industrial do trabalho que exige altos níveis de segmentação/especialização. Corresponde também ao estatuto de cientificidade proposto pelo paradigma positivista, valorizando a delimitação precisa do objeto, o que reforça a especialização dos saberes. Quando o currículo é pautado nessa perspectiva, o professor:
	
	
	 
	Contextualiza o ensino
	 
	Estabelece relações entre as ciências
	 
	Parte de temas geradores
	 
	Trabalha dialeticamente a ciência 
	 
	Transmite o conhecimento
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404532326)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	(Fonte: SEPLAG: 2010) ¿A padronização dos modelos de beleza, desempenho, saúde e alimentação imposta pela sociedade de consumo contribui para a cristalização de conceitos e comportamentos estereotipados e alienados, tornando a discussão, a reflexão e a relativização de conceitos e valores uma permanente necessidade¿ (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 82). Nesse sentido, a Educação Física pode e deve abrir um espaço de reflexão no ambiente escolar a partir do processo de ensino e de aprendizagem que lhe é inerente. Tal processo está ancorado, simultaneamente, em três componentes:
	
	
	 
	liberdade, aperfeiçoamento e padronização dos movimentos. 
	 
	diversidade, autonomia e aprendizagens específicas.
	 
	singularidade, eficácia e aprendizagens
genéricas. 
	 
	adequação social, compromisso com as regras impostas e obediência. 
	 
	padronização, eficiência e aprendizagem performática. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404387839)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a alternativa CORRETA sobre o conceito avaliação conforme segue: A avaliação escolar é um processo que envolve tanto os estudantes quanto os professores. Os resultados da avaliação podem ser utilizados para melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas seguintes situações: 
	
	
	 
	( ) quando servem para identificar e classificar o grupo de estudantes que mais cometem erros durante o processo de ensino-aprendizagem
	 
	( ) quando servem para excluir do processo de ensino-aprendizagem aqueles alunos que não obtiveram bons resultados na avaliação
	 
	( ) quando têm como principal objetivo informar os professores sobre as competências dos estudantes, tendo em vista destacar aqueles que melhor se adaptam ao ensino. 
	 
	( ) quando servem para informar os estudantes sobre seus avanços em relação à aprendizagem dos saberes escolares, e aos professores sobre os resultados do trabalho pedagógico.
	 
	( ) quando servem para premiar aqueles alunos que são bem-sucedidos e punir os que não atingiram os objetivos propostos.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404498950)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	¿As mudanças no Ensino Médio, anunciadas na quinta-feira (22), provocaram a críticas de educadores. Um dos pontos mais polêmicos é que educação física e artes, por exemplo, não aparecem como disciplinas obrigatórias (...). ¿Nos preocupa porque consideramos fundamental que toda medida, toda política educacional seja fruto de uma discussão que envolva professores, gestores, família e alunos do Ensino Médio que tanto tem a dizer¿, disse Ana Helena Altenfelder, Centro Estudos e Pesq. em Educação (...). Um dos pontos mais criticados foi a redução do currículo. Matemática, português e inglês são obrigatórias, mas educação física e artes, por exemplo, não aparecem como disciplinas obrigatórias. (...) Os especialistas defendem que a educação física seja obrigatória porque é importante para a saúde do aluno. ¿Acabamos de ter dois megaeventos, que foram a Olímpiada e Paralimpíada, que incentivou toda a população e mostrou a importância da atividade física e do esporte. As pesquisas mostram que o problema de obesidade infanto-juvenil está aí, batendo à porta de todo mundo. E aí querem retirar uma das poucas oportunidades de muitos que é fazer atividade física na escola¿, afirma Wagner Gomes, Conselho Fed. Educação Física. ¿Deve ter havido um apagão na escolha da retirada desse material. Porque a educação física tem relação com todas as disciplinas, vão da literatura até a questão da física, da história. Então é um equívoco¿, aponta Fernando Almeida, pedagogo e prof. PUC-RIO. (...) (Proposta de reforma do Ensino Médio gera críticas de educadores. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia. Edição do dia 23/09/2016. 23/09/2016 21h12 - Atualizado em 23/09/2016 21h19). A partir da discussão sobre os pressupostos da Educação realizada em sala, e com base na interpretação da frase: ¿Nos preocupa porque consideramos fundamental que toda medida, toda política educacional seja fruto de uma discussão que envolva professores, gestores, família e alunos do Ensino Médio que tanto tem a dizer¿ extraída da notícia acima assinale a ÚNICA alternativa correta.
	
	
	 
	Nos remete aos tempos da corrente progressista libertadora, na qual o professor é colocado em situações opressoras a fim de que encontre, junto aos alunos, a melhor forma de solucionar os problemas 
	 
	Nos remete aos tempos da corrente progressista crítico de conteúdo, na qual o professor opta e direciona sobre os conteúdos programáticos a serem administrados 
	 
	Nos remete aos tempos da corrente progressista libertária, na qual o professor é estimulado a desenvolver o sentido críticos dos alunos, a fim de que sejam resistentes aos projetos impostos pelo Estado 
	 
	Nos remete aos tempos da corrente liberal renovada, na qual o professor é um agente ativo e, portanto, com poder decisão sobre as questões educacionais 
	 
	Nos remete aos tempos da corrente tecnicista, na qual o professor segue um manual pré-elaborado onde são encontradas todas as respostas, consideradas universais e, portanto, inquestionáveis

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais