Buscar

AV2 GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV2_201301770221 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Cód.: 53136)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é passivo ambiental?
		
	
Resposta: É a degradação ambiental ou poluição causada pelo ambiente interno (poluição causada em fase operacional) ou agentes externos ao empreendimento, como poluição causada por terceiros, sendo que a organização poderá ser responsabilizada mesmo quando o agente causador for externo, mas voluntáriamente ou involuntariamente causa a poluição ambiental do recurso que é para o empreendimento mas este agente externo não pode responder pela causa ocorrida.
	
Gabarito: O passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais. Uma empresa tem Passivo Ambiental quando ela agride, de algum modo e/ou ação, o meio ambiente, e não dispõe de nenhum projeto para sua recuperação, aprovado oficialmente ou de sua própria decisão.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 86244)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
	 
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 87915)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O estudo de impacto ambiental deverá obedecer a algumas diretrizes gerais impostas pela legislação. Sobre essas diretrizes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
( ) Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação, operação e desativação da atividade.
 ( ) Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
( ) Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto, assim como sua compatibilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	F - F - V - V
	
	V - V - F - V
	 
	V - F - V - V
	 
	V - V - V - F
	
	F - V - V - F
	
	
	 4a Questão (Cód.: 86203)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 86234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos maiores problemas ambientais urbanos relacionados ao aumento de melhora de qualidade de vida da população no incremento da aquisição de bens de consumo é:
		
	
	Perda de espécies da flora e da fauna
	
	A presença de indústrias
	
	O valor relacionado a compra de imóveis
	
	A ampliação das zonas habitadas
	 
	A poluição do ar
	
	
	 6a Questão (Cód.: 85919)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Artigo 5o da Resolucao CONAMA 01 de 1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) obedecera as seguintes diretrizes gerais:
		
	 
	Contemplar todas as alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto, confrontando-as com a hipotese de nao execucao do projeto; identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao e operacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrografica na qual se localiza; considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantacao na area de influencia do projeto e sua compatibilidade
	
	Identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando, em todos os casos, as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	Definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade; levar em consideracao o Plano Diretor Municipal.
	
	Contemplar as principais alternativas tecnologicas e de localizacao de projeto; identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantacao da atividade; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	Obedecer ao Termo de Referencia do orgao ambiental; definir os limites da area de influencia do projeto, considerando a bacia hidrografica principal e as bacias hidrograficas limitrofes; considerar os planos e projetos governamentais e privados propostos e em implantacao na area de influencia do projeto analisado e sua compatibilidade
	
	
	 7a Questão (Cód.: 185900)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas, é a definição de:
		
	
	ISO 9000
	
	Desenvolvimento sustentável
	
	Sistema de Gestão Ambiental
	 
	Gestão ambiental
	
	Passivo ambiental
	
	
	 8a Questão (Cód.: 88082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns empreendimentos estão sujeitos a avaliação ambiental, dependendode elaboração do Epia ¿ Estudo Prévio de Impacto ambiental e Rima ¿ Relatório de Impacto Ambiental, conforme expressão do Art. 10 (Resolução COEMA nº 0001/99). Dos empreendimentos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o que está sujeito a essa Avaliação Ambiental.
		
	 
	Aterros sanitários, usinas de processamento de resíduos sólidos urbanos e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.
	
	A produção de carvão vegetal, em quantidade de até 50 kg/dia, para atender os serviços de uma churrascaria de porte médio.
	
	Usinas de beneficiamento de asfalto para atender serviços de cobertura das vias urbanas e estradas vicinais.
	
	Instalação de linha de transmissão de energia elétrica para atender três fornos elétricos de uma padaria.
	
	Atividades de manejo florestal em áreas amapaenses, para atender as necessidades de construções de infraestrutura em pequenas propriedades.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 88575)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A participação pública se dá em todo o processo de Avaliação de Impacto Ambiental, de maneira formal e informal, principalmente por meio de audiências públicas; Das alternativas abaixo, qual das alternativas NÃO está de acordo com o texto?
		
	
	A audiência pública é conduzida pelo órgão licenciador, iniciando pela exposição objetiva do projeto e do seu respectivo RIMA. Em seguida devem ocorrer discussões abertas com todos os presentes interessados;
	 
	Audiências públicas serão realizadas somente no caso em que for solicitada por 50 ou mais cidadãos.
	
	Para dar publicidade às audiências públicas são publicados editais de recebimento dos EIA-RIMA, dando a possibilidade aos interessados de solicitar uma audiência pública.
	
	Audiências públicas serão realizadas sempre que se julgar necessário, ou quando for solicitada por entidade civil, ministério público ou por 50 ou mais cidadãos;
	
	A ata da audiência pública e seus anexos servirão de base, juntamente com o RIMA para a análise e parecer final do licenciador, quanto a aprovação ou não do projeto;
	
	
	 10a Questão (Cód.: 63830)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que as empresas ganham sendo socialmente responsáveis?
		
	
Resposta: Além de maior credibilidade no mercado, fornecedores e clientes, visto sua influência ao demostrar a sua responsabilidade ambiental e social, ganha maior eficiência em sua produção, com a diminuição ou mitigação de resíduos poluentes, diminuição de custos e tendo maior lucro. Pode também promover insentivos de diminuição de tributações pelo governo e planos de insentivos a produzir sem poluição, dando assim maior qualidade de vida aos seus colaboradores. Com sua credibilidade aceita no mercado, também tem sua certificação ISO 14001, após avaliações, demostrando sua responsabilidade social e ao meio ambiente. Certificado esse que abre portas para ser mais competitivo e ter um grande sucesso social e econômico.
	
Gabarito: As principais vantagens são: - Reduzir riscos: à medida que examinam cuidadosamente e proativamente elementos de riscos e implementam gerenciamento de crise efetivo. - Garantir lucros futuros: ao antecipar necessidades sociais, por meio de atividades da Responsabilidade Social, cria-se valor ou um novo mercado. -Melhorar seu valor corporativo, pois: 1) Atrai investimentos em mercados de capitais. 2) Antecipa iniciativas tomadas pelo lado da demanda em mercados consumidores. 3) Passa a cobrar dos seus fornecedores uma postura socialmente responsvel. 4) Atrai excelentes recursos humanos: as empresas se beneficiam de uma diversidade em RH, criando um ambiente de trabalho onde as pessoas realizam seu potencial completo. Segundo o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, ONG que sensibiliza e auxilia as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, as empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente podem sentir resultados como valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes