Buscar

APOL DE HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia de Ensino a História
Leia a passagem de texto a seguir:
“As pesquisas históricas desenvolvidas a partir da diversidade de documentos e da multiplicidade de linguagens têm aberto portas para o educador explorar diferentes fontes de informação como material didático e desenvolver métodos de ensino que, no tocante ao aluno, favorecem a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998, p. 33. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o uso de documentos históricos é importante para a pesquisa histórica e para o ensino de História. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
I. ( ) O texto didático e o documento histórico complementam o ensino da História.
II. ( ) Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais importantes do que um registro oficial, dependendo da situação.
III. ( ) A leitura de documentos históricos produzem uma reconstrução do passado.
IV. ( ) Os documentos históricos são capazes de falar por si mesmos, sendo desnecessária sua interpretação.
V. ( ) O prazer da descoberta pode ser experimentado pelo aluno ao se aproximar de documentos que trazem vestígios do passado.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – F – V
Você acertou!
Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais importantes do que um registro oficial, dependendo da situação. O texto didático e o documento histórico são complementares. Toda leitura de documentos, produz uma reconstrução do passado pela imaginação humana. O documento pode propiciar prazer da descoberta por meio de uma maior proximidade do aluno com os vestígios do passado (livro-base, p. 76,77).
	
	B
	V – V – F – F – V
	
	C
	F – V – F – V – F
	
	D
	V – F – V – V – V
	
	E
	V – F – F – V – V
�
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino a História
 Considere o fragmento de texto a seguir:
“Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa. É o criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: EBIOGRAFIA. Biografia de Émile Durkheim. <http://www.e-biografias.net/emile_durkheim/>. Acesso em 6 jun. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História em relação à educação na concepção de Émile Durkheim no início do século XX, é correto afirmar que, para o referido sociólogo:
Nota: 20.0
	
	A
	A questão da criatividade e da autonomia do pensamento dos educandos eram fatores a serem considerados.
	
	B
	A educação deveria incutir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens os conhecimentos e valores necessários para que eles reproduzissem a vida social das gerações maduras.
Você acertou!
No início do século XX, Durkheim definia a educação como sendo a influência exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens, que ainda não estavam preparadas para a vida social. Em outras palavras, a educação deveria incutir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens os conhecimentos e valores necessários para que eles reproduzissem a vida social das gerações maduras. Nesse contexto, a questão da criatividade e da autonomia do pensamento não era objeto de cogitação (livro-base, p. 72).
	
	C
	O aluno deveria ser estimulado a aprender a aprender.
	
	D
	O aluno passa a ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, sendo que seus interesses deveriam ser considerados.
	
	E
	O contexto social dos educandos deveria ser prioridade e o planejamento educativo deveria envolver a realidade dos envolvidos.
 
�
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino a História
 Atente para a seguinte afirmação:
“Ao longo das décadas e das transformações do Ensino de História no Brasil, percebemos as variantes nos métodos de ensino, que vão de uma história positivista e elitista, a uma que discute os métodos pedagógicos na abordagem de seus conteúdos. [...] [Uma] inovação nos métodos de ensino é fundamental, principalmente no que se refere a uma população estudantil que há tempos rotula o ensino de História como sendo cansativo, decorativo e pouco atraente, dando lugar à preferência por áreas exatas que estimulam o exercício da mente. Nesse aspecto, brincar, se divertir ou espairecer se fazem possíveis na ludopedagogia, que quando usada com fins de avaliação mostra resultados surpreendentes na disciplina de História. [...] Um detalhe importante na utilização dessa metodologia é a exploração das relações entre os estudantes, uma vez os jogos podem ser trabalhados com disputas entre equipes, ou mesmo na formação de um grande grupo com um objetivo em comum: todos os alunos ajudando o para desvendar as interrogações trazidas nas brincadeiras”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SILVA, Marcelo Márcio da Silva; SOARES, Lígia Mariane Costa; SOUZA, Célia da Silva; LIMA, Jailma Maria de. O lúdico no ensino de História: A utilização de jogos didáticos no Ensino Médio. <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371767866_ARQUIVO_artigoanpuh2013LigiaeMarcelo.pdf>. Acesso em 7 de jun. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação ao uso de jogos e brincadeiras para o ensino de História, analise as seguintes afirmativas:
I. Os jogos de tabuleiro tradicionais podem ser adaptados em atividades para o ensino da História.
II. Na atividade intitulada Comércio intercolonial, o desafio será representar um conteúdo de cunho econômico por meio de uma atividade lúdica.
III. No júri simulado, os alunos desempenharão funções como: juiz, réu, advogado, testemunha, jurados e policiais.
IV. A montagem do quebra-cabeça tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
V. Na dinâmica personagem oculto, os alunos deverão adivinhar o nome do personagem escrito em um papel por meio de perguntas em que as respostas serão datas e locais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	III e V
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I, II e III
Você acertou!
A finalidade do jogo de tabuleiro é estimular o diálogo. Depois de montado o quebra-cabeça, cada grupo deverá falar sobre a imagem que montou. Na dinâmica do personagem oculto, o professor deverá escolher um personagem estudado e escrever o nome dele num papel. Deverá dividir a turma em dois grupos que deverá fazer perguntas ao professor que só poderá responder sim ou não. O objetivo é tentar adivinhar o nome do personagem escrito no papel. Para fazer o júri simulado, deverão ser ofertadas aos alunos as seguintes funções: juiz, réu, testemunhas, advogado de defesa, advogado de acusação, jurados e policiais. Os alunos restantes devem se dividir em dois grupos: um para auxiliar o advogado de defesa e outro para dar assistência ao advogado de acusação, levantando argumentos contrários e favoráveis às ações do réu. Comércio intercolonial tem como objetivo fornecer aos alunos uma noção mais clara das atividades comerciais envolvendo Brasil, África e Portugal (livro-base, p. 111-115 e 122).
�
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino a História
 Considere o fragmento de texto a seguir:
“No campo da pesquisa em história da educação, [...] Eliane Marta Teixeira Lopes [...] classifica as fontes documentais em três grandes grupos, a saber: fontes orais, escritas e iconográficas. [...] A classificação quanto ao tipode material/suporte e espécie de fonte para a pesquisa histórica veio se modificando com o tempo devido, por um lado, às novas posturas teórico-metodológicas no campo da pesquisa, e, por outro, à evolução tecnológica que faz surgir novos suportes da informação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BONATO, Nailda Marinho da Costa. O uso das fontes documentais na pesquisa em História da Educação e as novas tecnologias. Acervo, [S.l.], v. 17, n. 2 jul./dez., p. 85-110, dez. 2011. <http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/162/162>. Acesso em: 07 Jun. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História sobre o trabalho com fontes documentais, relacione cada um dos tipos de fonte documental listados a seguir às suas respectivas características. 
Texto jornalístico
Texto literário
Depoimento oral
Documentos oficiais
Imagens 
( ) Essa fonte documental dá vida aos fatos e, quando utilizada no ensino de História, deve ser complementada com o texto didático.
(  ) Ao usar essa fonte documental é preciso lembrar que ela não é neutra, pois demonstra o que as pessoas queriam mostrar, podendo haver nela possíveis “mentiras”.
(  ) Na abordagem tradicional de ensino-aprendizagem, essa fonte era usada somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial.
(   ) Nesse tipo de fonte, encontra-se subjetividade além da objetividade.
(  ) São fontes documentais expedidas por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 4 – 2 – 3 – 1
	
	B
	3 – 5 – 4 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 4 – 5 – 3
	
	D
	2 – 1 – 5 – 3 – 4
	
	E
	3 – 5 – 2 – 1 – 4
Você acertou!
O depoimento dá vida ao fato, mas o texto didático oferece uma oportunidade de instância crítica da memória. Ambos se complementam (livro-base, p. 87). As imagens não são neutras, elas mostram o que o artista ou fotografo quis mostrar podendo haver mentiras no que elas contam (livro-base, p. 84,85). Os textos literários eram usados somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial (livro-base, p. 83). Os documentos oficiais são aqueles expedidos por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado (livro-base, p. 78). Os textos jornalísticos expressam subjetividade. Muitas vezes os textos jornalísticos expressam não só o que acontece, mas também as opiniões dos jornalistas. Ele não é um texto objetivo, pois está carregado de valores subjetivos (livro-base, p. 81,82).
�
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino a História
 Considere o extrato de texto a seguir:
“Públicas ou privadas, as cartas, em alguns momentos, foram os principais registros do passado sem as quais seria impossível a construção de uma memória. Se o público leitor se mostra interessado por esses documentos, a academia também. A área da literatura utiliza-se enormemente dessas fontes, fato que se dá de maneira mais recente com a história da educação, beneficiada com as transformações que ocorrem no campo da história, em especial a história cultural. A utilização das cartas e demais arquivos pessoais como objeto de pesquisa, tem ganhado amplo destaque entre os pesquisadores da história da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: Müller, Dalila; PAULA, Débora Clasen de; HALLAL, Dalila Rosa Hallal. As correspondências como fonte para a História do turismo. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:x5fxqiUUpTUJ:www.anptur.org.br/ocs/index.php/seminario/2012/paper/downloadSuppFile/1133/625+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07 jun. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, os historiadores trabalham com dois tipos de cartas: pessoais e oficiais. Assim sendo, ao analisarem documentos desse tipo, é importante que os alunos saibam identificar o que é...
Nota: 20.0
	
	A
	oficial e casual.
	
	B
	abstrato e evidente.
	
	C
	explícito e implícito.
	
	D
	invenção e novidade.
	
	E
	objetivo e subjetivo.
Você acertou!
Os historiadores trabalham com dois tipos de cartas. As cartas pessoais são aquelas que tratam de questões existenciais e as cartas oficiais têm a intenção de informar sobre questões de interesse do Estado. Ao analisarem documentos desse tipo, é importante que os alunos saibam identificar o que é objetivo e o que é subjetivo, ou seja, o que é dito e o não dito (livro-base, p. 80).
_1571809760.unknown
_1571809764.unknown
_1571809766.unknown
_1571809767.unknown
_1571809765.unknown
_1571809762.unknown
_1571809763.unknown
_1571809761.unknown
_1571809752.unknown
_1571809756.unknown
_1571809758.unknown
_1571809759.unknown
_1571809757.unknown
_1571809754.unknown
_1571809755.unknown
_1571809753.unknown
_1571809748.unknown
_1571809750.unknown
_1571809751.unknown
_1571809749.unknown
_1571809746.unknown
_1571809747.unknown
_1571809744.unknown
_1571809745.unknown
_1571809743.unknown

Outros materiais