Buscar

Av2 Gestão e legislação ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV2_2013 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0         Nota do Trab.:        Nota de Partic.: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301990672)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual país é tido como o precursor dos Sistemas de Qualidade no mundo e que também foi o responsável pelo modelo de Sistema de Gestão Ambiental adotado atualmente no Brasil?
		
	
	França
	
	Argentina
	
	Japão
	
	Estados Unidos
	 
	Inglaterra
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301945636)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os avanços tecnológicos tem sido a mola mestra a promover o progresso econômico. Contudo, existe uma contraparte deste processo, que se refere a grande quantidade de resíduos produzidos, seja no âmbito de produção da industrial, seja no âmbito do consumo. Como resultado dos exageros cometidos que podem ser vistos nos níveis elevados de poluição, o Estado tem respondido com várias ações, entre estas se destacam a Política Ambiental que pode ser definida como :
		
	
	o conjunto de leis que busca promover o desenvolvimento econômico e social, mas sempre observando o uso de matérias-primas e insumos de origem verde.
	
	o conjunto de objetivos que permite que o governo possa estimular as organizações do terceiro setor a se qualificar melhor e, desta forma, atuar junto as empresas para que adotem processos ecologicamente corretas.
	 
	o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica - aquelas resultantes da ação humana - sobre o Meio Ambiente.
	
	o conjunto de leis que orienta as ações a forma como o governo deve agir para estimular o setor privado a investir mais forte em tecnologias limpas.
	 
	o conjunto de leis que busca motivar as empresas a investirem em tecnologias limpas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301890284)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relacao a biodiversidade e a conservacao de especies, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	De acordo com a teoria da biogeografia de ilhas, quanto menores os fragmentos, maior a taxa de extincao. Portanto, os pequenos fragmentos de habitat devem ser ignorados em projetos de manejo e conservacao dos ecossistemas.
	
	A diversidade genetica pode ser usada para avaliar a diversidade da especie e a diversidade do ecossistema
	
	A riqueza de especies, a existencia de endemismos e o risco de extincao sao criterios fundamentais na escolha de areas prioritarias para conservacao.
	
	Biodiversidade pode ser entendida como a complexidade total de toda a vida, incluindo nao somente toda a grande variedade de organismos, mas tambem suas variacoes de comportamento e interacoes.
	
	A biodiversidade de especies presentes em um determinado local pode refletir seu grau de poluicao.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301858081)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Baseado na complexidade e riscos operacionais das atividades industriais pertinentes ao beneficiamento de petróleo e comercialização dos derivados do petróleo, gás natural e biocombustíveis, é correto afirmar que:
		
	
	A biomassa é definida como o conjunto de biomas e ecossistemas da fauna e flora, aplicáveis às industrias de processamento de combustíveis fósseis e biocombustíveis, desde que sua composição química se adéque aos processos de transformação química de refino.
	 
	Indústria do petróleo é o conjunto de ações relacionadas com a exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, transporte e revenda de gasolina, diesel, gás natural, GLP e biocombustíveis.
	 
	Incidente é qualquer ocorrência, decorrente de fato ou ato intencional ou acidental, envolvendo, entre outros, riscos e danos ambientais, prejuízos patrimoniais, acidentes fatais entre profissionais da área e da população em geral.
	
	Ferimento grave é qualquer ocorrência, decorrente de fato ou ato intencional ou acidental, envolvendo, entre outros, explosão, derramamento de combustível de qualquer espécie e/ou seus derivados ou de biocombustíveis, que cause ação médica e internação imediata.
	
	É na indústria dos biocombustíveis que ocorre o conjunto de atividades práticas relacionadas com a produção de combustível derivado de biomassa renovável e não-renovável com a finalidade de substituir totalmente os combustíveis de origem fóssil.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301893334)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual foi a característica marcante que se sucedeu após a promulgação da Lei 6.938/81, que instituiu a Politica Nacional do Meio Ambiente?
		
	
Resposta: a partir da lei, foi possivel realizar o planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	
Gabarito: Pois a aplição da lei, passou a utilizar como instrumento de planejamento do desenvolvimento dos territórios, o Zoneamento Econômico Ecológico e como um dos instrumentos de política ambiental a "avaliação de impactos ambientais". Além disso, se criou o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que passaram a ser os principais instrumentos de uma PPolítica Ambiental orientada para ações descentralizadas. Logo, as atividades causadoras de degradação ambiental passaram a depender do prévio licenciamento do órgão estadual competente, integrante do SISNAMA, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A Lei cria a obrigação do licenciamento e a resolução Nº 1/1986 do Conselho Nacional do Meio ambiente (CONAMA), cita as atividades que precisam elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301857910)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase: __________________representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental.
		
	
	Responsabilidade civil
	
	Gerenciamento ambiental
	
	Auditoria ambiental
	
	Biodiversidade
	 
	Passivo ambiental
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301893341)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes. No que tange a finalidade da averbação da reserva legal, assinale a altermativa Falsa.
		
	 
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes.
	 
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade sem suprimir a vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	A Reserva Legal é pré-requisito para a exploração da Floresta ou outra forma de vegetação nativa existentes no imóvel rural, sendo que o proprietário deve averbála com antecedência, no Registro de Imóveis, antes da supressão da mata.
	
	A finalidade da averbação da Reserva Legal na matrícula do imóvel é registar a reserva legal, para que futuros proprietários saibam onde está localizada e seus limites, já que essas áreas podem ser demarcadas em qualquer lugar da propriedade. Uma vez demarcada, fica proibida a sua alteração por qualquer motivo.
	
	A averbação da Reserva Florestal não é pré-requisito para o ingresso de qualquer título no Registro Imobiliário, nem para o lançamento em forma de registro ou averbação nas matrículas dos imóveis;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301990669)
	Pontos: 0,5  / 0,5A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas, é a definição de:
		
	 
	Gestão ambiental
	
	ISO 9000
	
	Passivo ambiental
	
	Desenvolvimento sustentável
	
	Sistema de Gestão Ambiental
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301890685)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre a gestao ambiental no Brasil, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Em sua origem, a auditoria ambiental e um instrumento de gestao adotado voluntariamente por empresas e instituicoes para avaliar o nivel de implementacao dos respectivos sistemas de gestao ambiental
	
	O licenciamento ambiental da regiao de fronteira com paises vizinhos deve ser realizado numa parceria entre o IBAMA e o orgao ambiental do pais vizinho
	
	Dentre os instrumentos da Politica Nacional do Meio Ambiente, destacam-se: planejamento e fiscalizacao do uso dos recursos naturais, recuperacao de areas degradadas e controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras
	
	A implantacao da serie ISO 14.000 vem sendo cada vez mais utilizada em funcao das exigencias do IBAMA e orgaos ambientais estaduais.
	 
	As Areas de Protecao Ambiental (APAs) sao espacos protegidos, criados por decreto, com o intuito de constituirem areas intocaveis para a preservacao de ecossistemas representativos ameacados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301857811)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique o que é impacto ambiental e desde quando surgiu.
		
	
Resposta: Impacto ambiental é o resultante da ação socio-economica do homem sobre o meio ambiente, ou seja, toda açao do homem sobre o meio ambiente gera impacto ambiental, de forma que as politicas publicas do meio ambiente vieram para estabelecer criterios para o desenvolvimento socio-economico gerar o minimo de impacto possivel sobre o ambiente, e em casos que gerem impacto, essas politicas publicas fazem com que o dano seja reparado, na medida do possível.
	
Gabarito: O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes