Buscar

ciclo hidrologico - TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Hidrologia
Ciclo Hidrológico
Lorena Bomfim
Matheus Henrique Oliveira
1
Capítulo 06b
	Fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre.
Ciclo hidrológico
EVAPOTRANSPIRAÇÃO
	Como é praticamente impossível se distinguir o vapor d´água proveniente da evaporação da água no solo e da transpiração das plantas, a evapotranspiração é definida como sendo o processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo e da vegetação úmida e por transpiração das plantas.
EVAPORAÇÃO
	A evaporação é um processo físico de mudança de fase, passando do estado líquido para o estado gasoso. A evaporação de água na atmosfera ocorre de oceanos, lagos, rios, do solo e da vegetação úmida.
TRANSPIRAÇÃO
		É a perda de água para a atmosfera na forma de vapor, decorrente das ações físicas e fisiológicas dos vegetais.
CONDENSAÇÃO
	É o processo pelo qual a água muda do estado gasoso (vapor) para o líquido. A condensação é crucial para o ciclo da água porque é responsável pela formação de nuvens. 
PRECIPTAÇÃO
	Na atmosfera essa água se condensa, formando nuvens, que se precipitam na direção da superfície terrestre, formando um processo inverso à evapotranspiração. Ou seja, o retorno da água retida na atmosfera, através da chuva, neve e o granizo.
ESCOAMENTO SUPERFICIAL
	É a fase do ciclo hidrológico que trata da água oriunda das precipitações que, por efeito da gravidade, se desloca sobre a superfície terrestre.
INFILTRAÇÃO
	É o processo de penetração da água nas camadas de solo próximas à superfície do terreno, movendo-se para baixo, através de vazios, sob a ação da gravidade, até atingir uma camada suporte que a retém, formando então o teor de umidade de um solo.
PERCOLAÇÃO
	É a passagem radical da água através de poros nos solos e rochas, no sentido ascendente. A agua em estado de percolação geralmente continua a percolar ate alcançar a camada da agua subterrânea. 
Escoamento subterrâneo
	
	Corresponde ao fluxo devido à contribuição do aquífero (região saturada do solo com água em movimento) aos canais superficiais (rede de drenagem).
Ciclo hidrológico
	A água sofre alterações de qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo hidrológico. 
 A água salgada do mar é transformada em água doce pelo processo de evaporação. 
 A água doce que infiltra no solo dissolve os sais ali encontrados e a água que escoa pelos rios carrega estes sais para os oceanos, bem como um grande número de outras substâncias dissolvidas e em suspensão.
Ciclo hidrológico
Circulação da água, do oceano, através da atmosfera, para o continente, retorno, após detenção em vários pontos, para o oceano, através de escoamentos superficiais o subterrâneos e em parte pela própria atmosfera
Curtos circuitos que excluem segmentos diversos do ciclo completo, com por exemplo a movimentação da água do solo e da superfície terrestre para a atmosfera, sem passar pelo oceano.
Fatores que influenciam o ciclo
	A quantidade de água e a velocidade de circulação em cada etapa do ciclo dependem, entre outros, dos seguintes fatores: 
Cobertura vegetal; 
Altitude; 
Topografia; 
Temperatura; 
Tipo de solo e geologia
Equação Hidrológica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais