Buscar

Carboidratos 2017 2 ana lucia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
Grupo de estudos sobre Carboidratos - BQA 5131 – Turma A
Profa. Ana Lúcia S. Rodrigues 
Como os carboidratos podem ser classificados?
R- Os carboidratos podem ser classificados em oses ou monossacarídeos e em osídeos, que envolvem os oligossacarídeos e os polissacarídeos.
Quais são as principais funções exercidas pelos carboidratos?R- Armazenamento energético – o amido e o glicogênio são os carboidratos responsáveis pelo armazenamento de energia dos animais e vegetais.  Produção de energia – os carboidratos são as principais fontes de energia.  Estruturais – todos os componentes celulares são formados por um carboidrato, e eles formam bases necessárias para a estruturação das célula.
Como um monossacarídeo é classificado quanto à série D ou L?
R-
O que são epímeros? Dê exemplos.
R- Epímeros são dois diasteroisômeros que diferem em apenas um carbono quiral. As aldoses e cetoses da série D são imagens especulares ou enântiomeros das suas contrapartes L. Dois açúcares que diferem apenas na configuração ao redor de um átomo de carbono específico são chamados epímeros.
Exemplos: D-glicose, D-galactose.
Explique o fenômeno da mutarrotação.
R- Mutarrotação refere-se ao processo pelo qual compostos anômeros cíclicos, em água, podem se abrir, passando por uma fase intermediária acíclica e retornando para a fase cíclica, de forma que, em solução, existe um equilíbro entre os compostos anômeros cíclicos alfa e beta.
 
Explique o que é um açúcar redutor? Dê exemplos. Cite a importância desta propriedade para a caracterização de açúcares em amostras biológicas.
R- Um açúcar redutor é qualquer açúcar que, em solução básica, apresenta um grupo carbonílico livre aldeído (derivado de uma aldose).Sua capacidade de redução se dá pela presença de um grupo aldeído ou cetona livre. Todo monossacarídeo, alguns dissacarídeos e oligossacarídeos. As cetonas precisam entrar em equilíbrio dinâmico e se tornarem aldeídos antes de poderem atuar como açucares redutores. Exemplos: galactose, glicose e frutose 
Explique como a glicose pode ser dosada no sangue. 
R- As concentrações de glicose no sangue, denominadas glicemia, devem permanecer dentro de uma faixa de segurança que em jejum podem estar entre 70 e 100 mg/dL. Sendo que, acima de 100 já pode-se dizer que o perfil glicêmico está alterado.
A determinação da glicose é útil no estabelecimento do diagnóstico e monitoração terapêutica do diabetes mellitus, na avaliação de distúrbios do metabolismo de carboidratos, no diagnóstico diferencial das acidoses metabólicas, desidratações, hipoglicemias e na avaliação da secreção inapropriada de insulin.
Quais são os principais tipos de ligações glicosídicas? Dê exemplos.
R- A ligação entre duas a dez moléculas denomina-se oligossacárido. Quando constituída por dois açúcares simples, denomina-se dissacárido ou dissacarídeo e é a forma mais comum em alimentos. Um exemplo de dissacarídeo é a lactose. A lactose é composta por dois açúcares simples: a glucose (ou glicose) e a galactose
Diferencie um homopolissacarideo de um heteropolissacarídeo.
R- Os homopolissacarídeos, homopolissacarídios ou homopolissacáridos são polissacarídeos constituídos por um tipo de açúcar. Podem ser glícidos estruturais ou de reserva. O amido e o glicogénio, ambos homopolissacarídeos constituídos por glicose, pertencem aos glícidos de reserva. Um exemplo de homopolissacarídeo estrutural é a cellulose.
Os heteropolissacarídeos, heteropolissacarídios ou ainda heteropolissacáridos são polissacarídeos constituídos por mais de um tipo de açúcar. São glícidosestruturais, ou seja, fazem parte de estruturas celulares ou extracelulares.O peptidoglicano é um exemplo de heteropolissacarídeo.
 Como é constituída a molécula do amido?
R- O amido é um homopolissacarídeo, sua molécula é constituída de repetições de um único monômero. É um carboidrato de reserva energética nos tecidos vegetais. A maioria das células vegetais tem a capacidade de sintetizá-lo, sendo encontrado em grânulos intracelulares: nos cloroplastos como amido de assimilação. São moléculas bem hidratadas devido a grande quantidade de grupos hidroxilas expostos que formam ligações com moléculas de água. Sua síntese ocorre através da polimerização da glicose, produto da fotossíntese.
 
Explique as principais semelhanças e diferenças entre o amido e o glicogênio do ponto de vista bioquímico.
R- O amido é uma cadeia linear, e serve como reserva energética dos seres autotróficos. 
O glicogénio já tem uma forma diferente, porque e como se fosse uma ramificação a partir de uma cadeia principal, como uma raiz e serve como reserva energética dos seres heterotróficos.
 Diferencie a celulose do amido e explique por que ela não pode ser utilizada como fonte de energia para seres humanos. 
R- A celulose está contida nos seres autotróficos e confere rigidez e forma, e uma cadeia entrelaçada de moléculas de glicose e serve para proteger as plantas e darlhes forma, como os nossos ossos, e uma camada dura e tambem constitui a parede celular das células das plantas que lhe dao geometria e rigidez.
Jáé o amido serve de reserve para seres autotroficos.
Tendo em vista a estrutura química da parede celular da bactéria Staphylococcus aureus, explique o mecanismo de ação da lisozima e da penicilina.

Outros materiais